English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-06 06:28:09 · 8 respostas · perguntado por renato.cawboy 4 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

8 respostas

Até aonde sua imaginação permitir.....

2006-09-06 06:32:48 · answer #1 · answered by Me Conta 3 · 0 0

Entenda uma coisa! Tudo o que existe é mediano. Vamos tentar explicar isso,,, Veja bem, as coisas que fazemos, que entendemos e, principalmente, as que questionamos, não pode ultrapassar os fundamentos da lógica racional! Caso contrário, os mortais comuns dirão: " Isso só Deus sabe!"; e os cientistas: "Isso ainda é desconhecido...". Porque é de nossa natureza humana questionar e questionar, como uma criança descobrindo o mundo, até que se esgotem as possibilidades de respostas, como os pais que viram para as crianças e dizem: "Porque sim meu filho(a), você não entende isso ainda!". A sensação que a criança tem ao ouvir uma resposta como essa, é exatamente a mesma coisa quando tentamos perguntar algo como esse seu questionamento... Porque a resposta transcede, com certesa, dogmas religiosos e sociais da compreenssão humana! Coisas que estão arraigadas na alma humana, e que nunca haverá uma concordância comum entre a humanidade (até mesmo entre os cientistas) por causa delas...
Mas depois dessa introdução mórbida vamos mais direto ao assunto...
Do menor Ser Vivo que existe até o maior, existe várias e várias escalas de compreensão de natureza em si (quem sou? onde estou?). Vamos lá...
Uma árvore não vive em coletividade numa floresta, ela não tem noção do espaço que acupa, apenas produz seiva para sobrevivência e para que sobreviva depois (na criação de sementes que serão propagadas) "Instinto da sobrevivência e da propagação das espécies" de Darwin.
Um protozoário jamais perceberá a existência do animal ou vegetal do qual ele estará parasitando...
Uma formiga, abelha, cupim, etc, jamais perceberão a área de tamanho do quintal ou do prédio que estão infestando...
Uma ave não percebe a extensão do espaço pelo qual ela voa, somente se guia pelo instinto (olfato, visão, etc) e pelos pólos magnéticos da Terra.
Um cachorro não perceberá jamais todos os postes de uma cidade para ele urinar.
Cada espécie de baleias limita-se viver em um oceano específico, não tendo noção de que existem outros oceanos para viverem.
Com o Homem funciona exatamente igual... Como nós somos o único animal dotado de inteligência racional, podemos ir um pouco além, mas não muito, pois onde não conseguimos ter noção de espaço-tempo, velocidade, gravidade, continuidade, estabilidade, e somado a isso, a visualidade das coisas... Já era... É aí que paramos de ser objetivos com fórmulas matemáticas, e passamos supor, achar, hipotetizar, sonhar, como uma criança que pula de uma cadeira achando que deu um voô igual ao do superman.
Eu mesmo, não descarto uma teoria bastante interessante, sobre as diversas dimensões perceptíveis da massa!
Por exemplo, uma formiga tem a noção de seu formigueiro e até onde ela pode ir com seus outros companheiros. Mas não consegue perceber o quintal onde ele se localiza, a casa onde ele está, em que bairro, cidade, país, enfim, dimensões cada vez maiores e mais complexas que fugiria totalmente à inteligência deste animal.
O Homem (no sentido cientifico) só pode perceber até onde ele chama de "Limites do Universo", porque além, sua compreensão foge.
Imagine que o Universo seje um grande aquário, e que nele, as galáxias fazem o papel de peixes nadando calmamente numa água que podemos fazer referência como "Matéria Escura". Esse aquário é um ecossistema independente, ou seja, ali os próprios peixes nascem e morrem vivendo um dos outros continuamente, não precisando que sejem alimentados!
Mas, e se algum ser etéreo cuida deste grande aquário. Isso mesmo! Não só um, mas vários seres, que possuam outros grandes aquários (Universos Paralelos), de modelos diferentes (não baseados em hidrogênio e hélio que deram origem a todos outros elementos químicos). Seres esses imensamente maiores que o próprio Universo! Gigantescos, Inimagináveis! Os quais, por mais esforço que fizéssemos jamais conseguiríamos vê-los e entendê-los, por causa do tamanho. Assim como acontece com uma bactéria, um vírus...
Podemos até viajar mais... dizendo: Mas o por quê de tudo isso?
Onde entra Deus nessa história toda? O nosso Deus, que conhecemos, poderia ser somente um desses seres que cuida de nosso aquário! Mas aí, quem seria o deles, e a quem eles prestariam deveres?
Viu o que eu disse?
Quando nós não consiguimos respostas objetivas, passamos a imaginar até o inimaginável! Esse dom que temos...
É a própria chave para fecharmos a porta do raciocínio (pois para estes seres podemos ser irracionais tanto quanto uma ameba), calarmos dentro de nós mesmos, e refletir sobre nossa tão vã insignificância universal (disse universal, ou seja, somente dentro do aquário) sobre onde iremos parar!
Seria o mesmo que esperar que um vírus te diga, qual comida você deve comprar para alimentar os peixes do seu aquário...

2006-09-06 16:03:58 · answer #2 · answered by ANDRÉ BULHÕES 1 · 0 0

Para nenhum lugar. Não há lugar fora do Universo, então o Universo não está se expandindo para lugar nenhum, mas apenas "expandindo-se". Todos os objetos macroscópicos estão se afastando gradualmente, a distância que os separa está aumentando, por isto se diz que o Universo está se expandindo.

Veja o seguinte artigo sobre a história da teoria da expansão do Universo:

http://omnis.if.ufrj.br/~ioav/nota.html

2006-09-06 14:34:53 · answer #3 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

para o infinito.

2006-09-06 14:10:39 · answer #4 · answered by ludvan 2 · 0 0

PARA O NADA, NOTHING, NICAS, NECAS, NIENTE...

2006-09-06 13:45:05 · answer #5 · answered by olgs21 3 · 0 0

O universo não tem par aonde se expandir pois ele já é o todo. Entenda a expansão do universo como se de alguma forma fosse elastico e tudo dentro dele estivesse se esticando.

2006-09-06 13:39:43 · answer #6 · answered by maria 3 · 0 0

Sempre pra fora

2006-09-06 13:37:32 · answer #7 · answered by Gato Mestre 2 · 0 0

Que pergunta cruel... Acho que o que os cientistas querem dizer é que os corpos celestes se distanciam pelo universo, e isso seria a expasão do universo

2006-09-06 13:36:10 · answer #8 · answered by Leandro 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers