Em primeiro lugar isso ocorre devido ao padrão educacional existente em nosso país. Em segundo, a falta de estimulo adequado ao desenvolvimento da leitura e interpretação. As pessoas não adquiriram enquanto crianças o abto a leitura, e nem foram estimuladas a desenvolver o estilo de leitura profunda, apenas desenvolvendo a capacidade de leitura superficial. Tornaram-se leitores mecânicos apenas decifrando sinais e não observando sentidos.
2006-09-05 16:45:24
·
answer #1
·
answered by Mec-18 2
·
0⤊
0⤋
Porque o ensino vem decaindo há algumas décadas. Há muita preocupação em aumentar a quantidade de vagas nas escolas, mas pouca ou nenhuma preocupação com a qualidade do que é ensinado.
2006-09-07 20:22:59
·
answer #2
·
answered by Roberto 7
·
0⤊
0⤋
Porque faltam conhecimentos gerais.
Educar não é só aprender a ler, escrever e contar. É também, conhecimento geral. Conhecimento geral aliado ao desenvolvimento da percepção crítica. Percepção crítica é a capacidade de perceber o que está por trás dos fatos e das afirmações aceitas sem questionamento.
Educar é desenvolver o desejo e a capacidade para a pesquisa e para a descoberta, com disciplina.
Conhecimento geral envolve estudos complementares e indispensáveis:
História Geral (história do mundo)
Filosofia (arte de pensar a vida logicamente)
Artes (estudo do sentimento criativo)
Sociologia (estudo das relações humanas)
Psicologia (estudo do comportamento humano)
Entre outros estudos afins.
Se a educação é realizada sem os estudos mencionados anteriormente, o aprendizado é vazio. Daí a dificuldade para pensar, questionar, entender e concluir.
É por esse motivo, que as provas de vestibular exigem uma redação. Na Redação é possível analisar a capacidade de análise crítica do vestibulando. Uma exigência para os estudos de nível superior. Para ter capacidade crítica e analítica, a educação deverá ir além das necessidades de mercado. A educação deverá ser ampla e irrestrita.
2006-09-06 00:40:45
·
answer #3
·
answered by Abacate 7
·
0⤊
0⤋
Há alguns equívocos nas afirmações contidas nas suas questões. Não apenas no Brasil há pessoas que decodificam palavras, todavia não entendem as informações contidas no texto, frase, oração ou contexto. Ou seja, essas pessoas memorizaram os códigos da escrita (letras, sinais) e podem até fazer cópias, entretanto esses códigos não lhes serve para nada já que não dominam o processo de ler/compreender/escrever. Sendo assim, continuam iletradas. A capacidade de ler, interpretar com propriedade o que se lê e emitir opinião de forma oral e ou escrita exige disciplina, tempo e dedicação. Muita gente termina o Ensino Superior com dificuldade gravissíma em interpretação a questões mais subjetivas enquanto que muita gente com pouquíssimo estudo formal, inclusive analfabetos conseguem compreender e opinar de forma singular a respeito de outros tipos de texto como pinturas, música, situações difíceis, estados emocionais... Em se levando em conta que a habilidade de ler/compreender/escrever/opinar com autonomia e propriedade facilita a vida, no mínimo, a resposta para a sua questão é NÃO, o Brasil não é um país de analfabetos funcionais.
2006-09-06 00:37:31
·
answer #4
·
answered by Doninha 3
·
0⤊
0⤋
No Brasil há muitos analfabetos funcionais, e o problema é da falta de investimentos na aréa da educação. Pode acreditar que se o Brasil investisse na educação, não existiria tanta violencia nem tantos analfabetos funcionais.
2006-09-06 00:34:31
·
answer #5
·
answered by dindinha 1
·
0⤊
0⤋
Primeiro, o Brasil não cabe neste rótulo.
Mas a verdade é que grande porcentagem da população realmente está na condição de analfabetismo funcional; creio que um dos motivos é o ensino fraco em língua portuguesa - leitura, interpretação, redação; as escolas públicas carecem de bibliotecas bem estruturadas, de um conteúdo didático melhor elaborado e de maior valorização do aprendizado da nossa língua; além disso o hábito da leitura ainda é escasso independente do nível social, sendo que elite brasileira lê menos que classes baixas de alguns países europeus.
2006-09-05 23:47:27
·
answer #6
·
answered by Gegex 1
·
0⤊
0⤋
O problema não está na escola, está na familia.
2006-09-05 23:36:46
·
answer #7
·
answered by andarilho errante 3
·
0⤊
0⤋