P/ os romanos bárbaro era tds que viviam além das fronteiras do Império Romano. Não possuiam assim a cultura romana...
2006-09-05 15:54:38
·
answer #1
·
answered by lurocha100 1
·
1⤊
0⤋
Se não me engano, os ditos bárbaros eram os povos gêrmanicos... na época, considerava-se "bárbaro" todo povo que não pertencesse ao Estado e não seguisse a Religião predominante na Europa... No caso, o Estado Romano, Grego ou Saxão, e as Religiões que conhecemos da época...
Pelo menos é isso que eu me lembro das aulas de história...rs...
GRande ABraço
MEder
2006-09-05 15:58:44
·
answer #2
·
answered by MEder 2
·
1⤊
0⤋
Ahhhhh eles eram espetaculares.....maravilhosos ..por isso eram, chamados de bárbaros
2006-09-05 15:55:39
·
answer #3
·
answered by Ana Lucia G 3
·
1⤊
0⤋
para os romanos eram povos que nao tinham o conhecimento de sua cultura e nao falavam o latim
2006-09-09 09:52:17
·
answer #4
·
answered by kikizinha 4
·
0⤊
0⤋
Povos Bárbaros - História dos povos germânicos
História dos povos bárbaros, cultura dos germânicos, reinos bárbaros, religião dos bárbaros germânicos, invasões dos bárbaros no Império Romano, Os Hunos, Átila, aspectos econômicos, sociais e políticos, arquitetura e arte bárbara, administração e economia
Átila, líder dos hunos
Introdução
Os povos bárbaros eram de origem germânica e habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império Romano. Viveram em relativa harmonia com os romanos até os séculos IV e V da nossa era. Chegaram até a realizar trocas e comércio com os romanos, através das fronteiras. Muitos germânicos eram contratados para integrarem o poderoso exército romano.
Os romanos usavam a palavra "bárbaros" para todos aqueles que habitavam fora das fronteiras do império e que não falavam a língua oficial dos romanos: o latim. A convivência pacífica entre esses povos e os romanos durou até o século IV, quando uma horda de hunos pressionou os outros povos bárbaros nas fronteiras do Império Romano. Neste século e no seguinte, o que se viu foi uma invasão, muitas vezes violenta, que acabou por derrubar o Império Romano do Ocidente. Além da chegada dos hunos, podemos citar como outros motivos que ocasionaram a invasão dos bárbaros: a busca de riquezas, de solos férteis e de climas agradáveis.
Principais Povos Bárbaros
Francos : estabeleceram-se na região da atual França e fundaram o Reino Franco (veja exemplo de obra de arte abaixo)
Lombardos : invadiram a região norte da Península Itálica
Anglos e Saxões : penetraram e instalaram-se no território da atual Inglaterra
Burgúndios : estabeleceram-se na sudoeste da França
Visigodos : instalaram-se na região da Gália, Itália e Península Ibérica (veja exemplo abaixo da arte visigótica)
Suevos : invadiram e habitaram a Península Ibérica
Vândalos : estabeleceram-se no norte da África e na Península Ibérica
Ostrogodos : invadiram a região da atual Itália
Economia, Arte, Política e Cultura dos Bárbaros Germânicos
A maioria destes povos organizavam-se em aldeias rurais, compostas por habitações rústicas feitas de barro e galhos de árvores. Praticavam o cultivo de cereais como, por exemplo, o trigo, o feijão, a cevada e a ervilha. Criavam gado para obter o couro, a carne e o leite. Dedicavam-se também às guerras como forma de saquear riquezas e alimentos. Nos momentos de batalhas importantes, escolhiam um guerreiro valente e forte e faziam dele seu líder militar.
Praticavam uma religião politeísta, pois adoravam deuses representantes das forças da natureza. Odin era a principal divindade e representava a força do vento e a guerra. Para estes povos havia uma vida após a morte, onde os bravos guerreiros mortos em batalhas poderiam desfrutar de um paraíso.
A mistura da cultura germânica com a romana formou grande parte da cultura medieval, pois muitos hábitos e aspectos políticos, artísticos e econômicos permaneceram durante toda a Idade Média.
Os Hunos
Dentre os povos bárbaros, os hunos foram os mais violentos e ávidos por guerras e pilhagens. Eram nômades ( não tinham habitação fixa e viviam a percorrer campos e florestas ) e excelentes criadores de cavalos. Como não construíam casas, viviam em suas carroças e também em barracas que armavam nos caminhos que percorriam. A principal fonte de renda dos hunos era a pratica do saque aos povos dominados. Quando chegavam numa região, espalhavam o medo, pois eram extremamente violentos e cruéis com os inimigos. O principal líder deste povo foi Átila, o líder huno responsável por diversas conquistas em guerras e batalhas.
2006-09-09 01:59:22
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A palavra "BÁRBARO" é de origem grega e pode ser traduzida por estrangeiro.
Os gregos chamavam de "bárbaros" ( "barbaroi") a todos os povos que não eram gregos. O termo "barbaroi" era aplicado pelos gregos aos "estrangeiros" porque, para eles, os outros povos tinham uma língua que parecia o balbuciar de uma criança. ( Fale baixinho de si para si a palavra "barbaroi" e veja se não se parece maneira de criança falar... )
Os romanos tomaram emprestado o termo para designar os povos que viviam fora dos limites do Império Romano. Na Europa, as fronteiras do Império eram definidas pelos rios Reno e Danúbio. Estas terras além-Reno e além-Danúbio eram a Germânia.
Os povos bárbaros que invadiram o Império Romano foram sobretudo germânicos: visigodos, ostrogodos, vândalos, alamanos ( daí "Alemanha" ), suevos, hérulos, borgúndios etc. Estes povos acabaram ocupando terras do Império formando os chamados "Reinos Bárbaros", muitos deles na origem dos atuais países europeus.
Seriam bárbaros também os Celtas e os Hunos. Os Celtas acabaram parcialmente assimalados pelos romanos, sobretudo nas Gálias, terra que corresponderia a atual França ( é só lembrar o Asterix, o Obelix etc )
Os Hunos eram de origem asiática, aparentados com os chineses. Eram nômades e na sua marcha para o Ocidente provocaram a Volkerwanderung ( migração dos povos ) , o que vai redundar nas grandes invasões do século V.
Caberia dizer que, embora o termo "bárbaro" tenha uma conotação negativa, geralmente associado a incivilidade, destruição, morte, os bárbaros penetraram no Império a convite dos imperadores para assentamento e vigilância nas fronteiras. Muitos bárbaros receberam uma educação romana, o que é um reconhecimento do quanto aquela civilização os maravilhava. Um chefe bárbaro ficou famoso, ESTILICÃO, que alcançou alto posto na administração do Império e lutou contra bárbaros invasores.
Outro bárbaro , este com má fama, foi Átila. Ao contrário da lenda, Átila também recebeu uma educação romana, voltando-se contra o Império quando, ao que parece, os romanos não quiseram cumprir acordo feito com ele. Era um homem violento possivelmente, mas não mais que muitos dos imperadores romanos.
A marca dos bárbaros está na língua dos países europeus atuais, na cultura. Quando se diz "Friday" ( Sexta-feira, em inglês ) fazemos menção à deusa Freia dos antigos povos germânicos; quando se diz "Wednesday" (Quarta-feira, em inglês ) , referimo-nos a Odin, Wodin , principal deus da religião germânica.
Os bárbaros não destruiram o Império Romano. Os bárbaros apressaram a queda de um império já decadente e moribundo.
Mas foi desta mistura de invasores e moribundos que veio a Idade Média e dali os atuais países civilizados ( e invejados ) da Europa Ocidental.
2006-09-06 14:52:11
·
answer #6
·
answered by Jorge, o da Viriato 4
·
0⤊
0⤋
Bárbaros era o nome dado pelos romanos na Antigüidade, a todos os povos europeus que não fossem eles mesmos (os romanos) ou os gregos. Tanto a Grécia quanto Roma eram civilizações que já haviam conquistado significativos avanços na Arquitetura, Medicina, Escultura e Literatura, sem contar a estrutura política e militar extremamente organizada que tinham. Roma conquistou e subjugou praticamente toda a Europa, o norte da África e parte da Ásia, incluindo Israel. Sendo assim, os gregos e os romanos julgavam-se superiores a todos os demais povos por eles conhecidos e os chamavam de "bárbaros". Os povos bárbaros compreendiam todas as tribos nórdicas e eslavas do norte e leste europeu (Vickings, Godos, Visigodos, Estrogodos, Hunos, Vândalos, Germanos e outros), os gauleses, os celtas e os bretões. Eram simples e viviam básicamente de atividades agrícolas e de caça, e vestiam-se de peles de animais. Não tinham sistema monetário e eram essencialmente guerreiros existindo, entre algumas tribos bárbaras, mulheres guerreiras. Entretanto, eram agressivos e quando confrontados para a guerra, entravam sem medo, nas batalhas mais sangrentas.
No filme "O Gladiador", bem no início do filme, os romanos estão travando uma batalha com os Germanos que decepam a cabeça de um romano e jogam-na (a cabeça) para eles. Outro filme que ilustra a vida dos bárbaros, embora seja menos realista que "O Galdiador", é "Conan, o bárbaro" e a seqüência dele, "Conan, o destruidor" ambos com Arnold Schwarzenegger.
2006-09-05 16:09:16
·
answer #7
·
answered by Mimi 3
·
0⤊
0⤋
Todos os povos que não eram romanos!!
2006-09-05 16:03:31
·
answer #8
·
answered by Cesinha ♂ 7
·
0⤊
0⤋
irmaos dos Vikings
2006-09-05 16:02:36
·
answer #9
·
answered by Mano da Pracinha 2
·
0⤊
0⤋
A palavra "bárbaro" é derivada do grego, depois adaptado para o latim, para designar povos de fora da Grécia, em alusão aos persas, cujo idioma gutural os gregos entendiam como "bar-bar-bar". Porém, foi no Império Romano que a expressão passou a ser usada com mais freqüência. O preconceito com os povos que não compartilhavam os mesmos hábitos e costumes é natural dos habitantes dos grandes centros econômicos, sociais e culturais, e caracteriza-se pelo etnocentrismo. Atualmente, a expressão "bárbaro" significa não civilizado, brutal, cruel, etc. Era um termo pejorativo que não condizia com a realidade pois, apesar de não compartilharem de alguns aspectos da cultura romana e não falarem o latim, tais povos tinham cultura e costumes próprios. Cada um dos povos chamados "bárbaros" era bastante distinto e esta designação abrangia tanto os hunos, de origem oriental, como povos germânicos, como os godos, e celtas, como os gauleses. As nações bárbaras se tornaram cada vez mais numerosas e aos poucos foram invandindo e tomando conta dos territórios romanos, causando a queda do império do ocidente em 476 d.C.
o resto no lnk abaixo
2006-09-05 15:55:23
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋