Berta Celeste Homem de Mello é a autora da letra, em português, da música mais popular de todos os tempos, Parabéns a Você, até então cantada em inglês no Brasil
No dia de hoje, no Brasil, 400.000 pessoas estão aniversariando. Em um país como o nosso, de enormes desigualdades sociais, é bem provável que todas essas celebrações tenham uma única coisa em comum: a música Parabéns a Você. Ela é, com certeza e com folga, a melodia mais conhecida e mais cantada no país em todos os tempos, e dificilmente algum dia terá uma concorrente à altura.
Sua história começa no Estados Unidos, em 1875. Duas professoras primárias da cidade de Louisville, no Estado de Kentucky, as irmãs Mildred e Patricia Hill. Resolveram compor uma quadrinha para seus alunos cantarem quando chegassem à escola, pela manhã. O resultado foi Good Morning To All ( Bom dia para todos ), uma simples e despretensiosa melodia em que o título era também a letre inteira, repetida quatro vezes em tons levemente diferentes.
Meio século mais tarde, em 1924, uma editora musical americana lançou um livro de partituras, o Celebretion Songs. Como na época não havia uma música própria para ser tocada em aniversários, a editora "emprestou" a melodia das irmãs Smith Hill e rebatizou-a como Happy Birthday To You ( Feliz aniversário para você ). De novo, quase nada aconteceu. Mas, nove anos depois, 1933, a canção foi usada como tema de uma peça teatral na Broadway, em Nova York, não por acaso intitulada Happy Birthday To You.
A música se espalhou pelo mundo e chegou ao brasil no final da década de 30. Aqui era cantada nas festinhas das famílias abonadas, em inglês mesmo. A letra original tinha apenas uma frase, happy birthday to you, repetida quatro vezes, sendo que, na terceira linha, o to you era substituído por um dear, mais o nome do aniversariante. Só que tinha alguém que não estava achando graça nenhuma naquela invasão musical alienígena. Era o cantor Almirante, pseudônimo de Henrique Foréis Domingues, que também apresentava, na Rádio Tupi do Rio de Janeiro, um programa de grande audiência sobre música brasileira. Nacionalista fervoroso, Almirante se sentia incomodado com aquela coisa de brasileiro ficar enrolando a língua e, em 1942, decidiu promover um concurso para escolher uma letra "mais nossa" para a melodia americana.
Uma das 5.000 cartas que chegaram à Rádio Tupi veio da cidade paulista de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, SP. Foi escrita em apenas cinco minutos por Bertha Celeste Homem de Mello,nascida em Pindamonhangaba em 21 de março de 1902,filha única de um casal de fazendeiros, formada em farmácia, casada e mãe de uma filha. O júri encarregado da escolha era composto por membros da Academia Brasileira de Letras: Olegário Mariano, Cassiano Ricardo, e Múcio Leão, e os três se encantaram com o versinho de Bertha Celeste, por dois motivos: era um dos poucos que tinha quatro linhas diferentes ( a maioria preferiu repetir a mesma frase quatro vezes ). Dava de goleada até na letra original...
Bertha Celeste tinha 40 anos quando escreveu a quadrinha de Parabéns a Você. Depois de se tornar conhecida em todo Brasil, doutorou-se em Letras e dedicou-se à poesia.
2006-09-05 11:31:45
·
answer #1
·
answered by Efeoitomeia 4
·
3⤊
0⤋
o aniversariante qd estava no banheiro tomando banho
2006-09-05 18:22:08
·
answer #2
·
answered by ESchimidt 4
·
1⤊
0⤋
Vai saber!!
shausha
2006-09-05 18:30:26
·
answer #3
·
answered by *~*~* N!¢k *~*~* 2
·
0⤊
0⤋
Algum espertinho que pra impedir que um bando de bobos ficassem só batendo palmas em volta de um bolo inventou uma musiquinha ordinária dessa... o pior é quem inventou a tal musica do "Tubig, tubig,... tubig, big, big,... é hora, é hora, ..."
2006-09-05 18:29:10
·
answer #4
·
answered by Pato Roco 1
·
0⤊
0⤋
fico devendo
2006-09-05 18:28:38
·
answer #5
·
answered by ♥ 7
·
0⤊
0⤋
"Parabéns Pra Você" foi composta por Doutor Helmanns que, cansado de ser comparado à maionese, foi para Madagascar sob o pretexto de fazer pesquisas científicas. Lá, Doutor Helmanns conheceu a tribo dos Makataka. Os Makataka faziam um impressionante ritual de sacrifício onde ofereciam um homem canhoto ao deus deles.
Doutor Helmanns voltou para a Europa com relatos sobre os costumes da tribo do Makataka. A comunidade científica não se interessou em nada e apenas fazia brincadeiras a respeito da semelhança do nome do cientista com a marca de maionese. Frustrado, Doutor Helmanns apelou e entoou o canto do ritual de sacrifício dos Makataka.
Todos ficaram admirados e a música foi se popularizando entre doutores e mestrandos do mundo inteiro.
Anos depois, o hitmaker Morris Albert aproveitou a música dos Makataka e a transformou em Parabéns Pra Você, que foi lançada em disco e fita cassete, na voz de Caetano. Em pouco tempo, a canção tornou-se um sucesso. Tocou no carnaval, ganhou o primeiro lugar na Billboard, levou um grammy e teve até clipe estreando no Fantástico.
Até hoje a tribo dos Makataka está na justiça tentando fazer valer seus direitos. Mesmo porque esse foi o único sucesso deles. Nunca mais conseguiram emplacar nenhuma composição e já estão pensando em transformar-se em um grupo de forró universitário.
Doutor Helmanns foi esquecido com o passar dos anos. Nas raras vezes em que é lembrado, é por seu nome parecer muito com o da marca de maionese.
2006-09-05 18:28:13
·
answer #6
·
answered by AlessandroDJ 3
·
0⤊
0⤋
José de Arimateia
2006-09-05 18:25:37
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não sabia que era uma invensão
Pensava ser uma composição
Quem sera o inventor ?
Pitagoras
Aisten
Merllyn
Alguns desses !
2006-09-05 18:25:23
·
answer #8
·
answered by Eduardo 2
·
0⤊
0⤋
O Autor.
2006-09-05 18:23:18
·
answer #9
·
answered by BASTIAO 2
·
0⤊
0⤋
Acho que foi alguem que não levou presente, e para não ficar por baixo inventou essa musica xD
2006-09-05 18:23:14
·
answer #10
·
answered by Lordin 2
·
0⤊
0⤋