English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

os criacionistas julgam que os cientistas desconsideram a segunda lei da termodinâmica no contexto histórico da evolução.

2006-09-05 05:49:52 · 8 respostas · perguntado por Jos頁 2 em Ciências e Matemática Biologia

8 respostas

O criador desse argumento, Duane T.Gish, do Institute for Creation Research , usou de uma estratégia no mínimo desleal: pegou um termo que pouca gente conhece plenamente (a saber, a entropia), e o deturpou, de modo a parecer apoiar seus argumentos.

Primeiro, deixemos claro duas coisas que entropia não é:

1 - Entropia (do qual trata a segunda lei da termodinamica) não é o grau de complexidade de um sistema;

2 - Entropia não é o grau de desordem de um sistema.


Quem diz isso, ou está enganado, ou está enganando as pessoas (ou os dois..).


Então, o que é entropia?


Bem, antes, deve-se saber que, na termodinâmica, quando se deseja converter energia em trabalho, sempre há perdas, que pode ser na forma de calor, de atrito, de desgaste, etc. NUNCA 100% da energia é convertida em trabalho. Não existe maquina 100% eficiente. Essa energia perdida, dependendo do caso, não pode ser convertida em trabalho.

Então, uma forma simplificada de definir a entropia é a quantidade de energia que não pode mais ser transformada em trabalho.


Qual o erro em dizer que a entropia de um sistema sempre aumenta?


O erro é a ausência de uma palavrinha muito importante: o sistema deve ser um sistema fechado.

Um sistema fechado é aquele que não sofre trocas de calor nem trabalho com o meio externo.

Então é óbvio, se uma quantidade de energia produz uma quantidade de trabalho, e um pouco dessa energia é liberada como resíduo, na forma de calor por exemplo, e não pode haver trocas de calor com o meio, por ser um sistema fechado, então é claro que a entropia só pode aumentar.

No entanto, sistemas fechados não existem no mundo real. Eles são apenas definições, que não podem ser reproduzidas, nem mesmo nos mais modernos laboratórios, porque sempre há trocas de calor com o meio.

2006-09-05 06:12:18 · answer #1 · answered by science officer vulcan-betazoid 3 · 2 0

A segunda lei da termodinamica sustenta algo como que: A energia num sistema não se renova sem ser necessária mais energia. Ou seja, num sistema fechado (sem receber energia do exterior como o próprio universo) a energia vai se esgotar aumentando os niveis de entropia (a entropia mede a desordem de um sistema a quantidade de energia que não pode ser transformada em trabalho). Assim o sistema vai-se tornando cada vez mais simples.
Não existe qualquer conflito entre o evolucionismo e a termodinamica. Existe sim um conflito entre os criacionistas e os não-criacionistas. Não sei o que eles querem dizer porque não faz sentido. Parecem defender que os organismos vivos contradizem a termodinamica por se tornarem cada vez mais complexos invertendo o principio entropico. Mas os criacionistas desconsideram a segunda lei da termodinamica no contexto histórico da evolução das espécies uma vez que a leram mal e não distinguem sequer um sistema aberto de um sistema fechado.

2006-09-05 06:24:23 · answer #2 · answered by plambang 3 · 2 0

A segunda lei da termodinamica sustenta algo como que: A energia num sistema não se renova sem ser necessária mais energia. Ou seja, num sistema fechado (sem receber energia do exterior como o próprio universo) a energia vai se esgotar aumentando os niveis de entropia (a entropia mede a desordem de um sistema a quantidade de energia que não pode ser transformada em trabalho). Assim o sistema vai-se tornando cada vez mais simples.

2006-09-12 14:13:29 · answer #3 · answered by CAMILO JOSE O 4 · 0 0

Nenhuma, criacionismo é balela!

2006-09-12 01:46:02 · answer #4 · answered by oj_faiad 3 · 0 0

nenhuma que realmente mereça ser levada a sério

2006-09-11 19:32:31 · answer #5 · answered by catatau 3 · 0 0

Valeu pela pergunta mas num sei ñ

2006-09-10 06:50:53 · answer #6 · answered by Renata Correa 1 · 0 0

que perguntinha bacana!!! o cara que tem uma pergunta dessas na vida não precisa de mais nada.
sou leiga no assunto, mas pelo que li de ontem prá - por causa dessa maldita ? - vou arriscar um achismo e colocar mais ??? nesta questão.
R - a tal da 2LT bota mais lenha ( e por que não dizer, mais calor ) no antigo conflito entre religião e ciência, fé versus razão - a despeito de todos os esforços contemporraneos para tentar uma aproximação/simbiose entre ambos - De onde viemos e para onde vamos, parece ser ainda a grande vedete para cientistas e teólogos.
A 2LT por estar relacionada com a teoria da expansão do universo vai se prestar a discussão do fim dos mundo, do fim dos tempos.
Para os evolucionistas - (representando aqui o pensamento científico) - do caos viemos (bigbang como ponto inicial do tempo ) e para onde vamos há muitas controvérsias e nenhuma certeza do fim universo, dos tempos;
Para os criacionistas ( pensamento cristão de toda sorte ) não há um caos primordial e sim um designío do criador/eterno e o fim deste sistema (reino) está dado e é 'confirmado' pela própria ciência, a exemplo da 2ªLT.

- mas quem garante que o universo é um sistema fechado?
- essa teoria termodinâmica que estabeleceu-se no séc. XIX será mesmo ainda adequada para permitir qualquer tese ou achismo??

de qualquer forma é um belo embate!

2006-09-06 06:19:49 · answer #7 · answered by ( o o))) 1 · 0 0

Tu complicou..realmente não sei.

2006-09-06 00:46:08 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers