English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

16 respostas

teria coer~encia se fossem vagas para pobres (comprovados por renda). Dizer que negro necessita de cotas de vagas, é para mim, dizer que negro é mais burro que branco, o que não é verdade e não deixa de ser uma forma explícita de preconceito.
os pobres sim necessitam de cotas, já que os colégios que estudam são precários e por tanto a concorrência desleal. Mas além disso o governo deveria dar uma formação de qualidade, dessa forma nem cota a pobres seria necessária, já que os níveis seriam todos lineares... mas como isso é sonho, que pelo menos facilite o ingresso deles à universidade.

2006-09-05 05:44:47 · answer #1 · answered by Menina BH 3 · 0 0

É uma questão polêmica e de difícil análise. Primeiro, que os negros são discriminados fortemente, isto é fato. Depois, o número de negros excluídos das oportunidades, como ensino superior, é muito maior que o total de vagas de todas as universidades do país. Isto nos leva a acreditar, inicialmente, que as cotas, que são um pequeno percentual destas vagas, não são suficientes para resolver, ou simplesmente amenizar o problema de falta de oportunidades. Portanto, a implantação destas cotas, além de não resolver o problema proposto, acabará criando outro de dimensões semelhantes, que é a discriminação dos negros frente as outras etnias, caucasianos, orientais, indígenas....Mas, se mesmo assim persistirem em utilizar estas cotas, devem ser consideradas outras etnias, não só os negros.

2006-09-05 15:57:58 · answer #2 · answered by Acadêmico 2 · 0 0

É muito pertinente esta questão pois se tem falado muito sobre o racismo, mas também sobre a descriminaçao sexual, homosexualismo e ainda sobre a aceitaçao da posiçao das minorias. Ora sabemos que as experiencias de muitos paises paises na resolução destes problemas têm sido exitosos. Para ter como exemplos já tem sido aceite em muitas partes do mundo o casamneto entre pessoas do mesmo sexo... e porque nao? Há paises em que as decisoes do Parlamento são tomadas tendo em consideração a posição das minorias; em África assiste-se por exemplo descriminaçao a nivel sexual (mulheres) étnico, que se tentado resolver muitas vezes com a exigencia de se recomendar que até determinado prazo se deve colocar uma percentagem de mulheres em cargos políticos, desde que tenham o nivel exigido;também quanto as étnias se tem formado governo pela partilha percentual do poder pelos vários Grupos étnicos, portanto penso que antes de se dar uma opinião definitiva sobre o caso é preciso analisar a situaçao do ponto de vista de se houver indício descriminatório pela raça no ingresso às universidades talvez concordasse com a política de cotas desde que haja também a exigencia de determinado nivel de conhecimentos sendo que tratamento lá dentro devia ser o de igualdade.Todavia tudo isso tendo em atençao que o objectivo seria proporcionar aos negros e aos estados federais condiçoes de participaçao iqualitária em todos campos da vida social e/ou privada.Esta situaçao é aplicável a todos os grupos que se encontrassem na mesma condiçao.

2006-09-05 13:46:37 · answer #3 · answered by Mascol L 2 · 0 0

De jeito nenhum!
Acho isto um grande absurdo!
Negros são iguais a brancos, amarelos...têem capacidade intelectual como todos...
Nas classes de renda baixa, existem pessoas de todas as etnias, pq separar cotas apenas para negros? Eles são intelectualmente inferiores, é isso?
Pode-se considerar isso até uma espécie de preconceito com o estudante podre branco!

2006-09-05 13:41:25 · answer #4 · answered by Nani 2 · 0 0

Isso é favorecer uma classe em detrimento de outras, ou seja, acepção.

totalmente errado!.

2006-09-05 13:30:03 · answer #5 · answered by Ray 6 · 0 0

NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!

2006-09-05 13:19:23 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Na antiga cortina de ferro, as pessoas tinham cota de leite, de pão, de alimentos em geral, etc: o sentimento de pobreza, de restrição, de falta de condição mortificava o povo.A restrição é péssima em qualquer caso, não significa privilégio, mas tira o privilégio de alguém mostrar que pode conseguir, tem capacidade, tem garra, é ou procura ser o melhor naquilo que faz e tem orgulho do que faz, do que vai deixar para o futuro e para seus descendentes.Este é o pensamento de quem também passou pelo pior, estudou em galpões rurais, escola de lata, aprendeu solitáriamente por força de muita leitura e pediu resposta até a pessoas na fila de onibus para duvidas escolares e sempre teve homenagem nas escolas por ser melhor e tirar as melhores notas.É o pensamento de quem até apanhou muitas vezes por não ter a cor "certa".De quem tinha de dar água quente com sal para os irmãos que choravam de fome, para enganar o estômago; de quem teve de catar vegetais comestíveis em terrenos baldios para alimentar a família. De quem, por sorte, teve o exemplo de alguém que, mesmo com problemas mentais, estudava só e deixava de brincar com coleguinhas e mesmo assim nunca deixou de ter as melhores notas da classe. Por que a cor da pele e a condição social impede a inteligência e a fôrça de vontade de tanta gente que precisa ser aparentemente privilegiada por cotas que só vão diminuir o mérito do aluno e a qualidade do ensino - porque evidentemente eles não conseguirão acompanhar qualquer tipo de qualidade de ensino (mesmo a mínima) - dos estabelecimentos educacionais? Mesmo sem cotas, hoje já existem milhares de analfabetos funcionais formados; teremos de aguentar quantos mais?

2006-09-05 13:13:57 · answer #7 · answered by Yara S 1 · 0 0

Não, pois se há a implantação dessa política de cotas para negros, quer dizer que eles são diferentes e isso seria racismo, e já que e assim porque então não fazem cotas para branco, cotas para índio, cota para mulato, cota para pobre e entre outros, para que todos essas gente possam ter as mesma oportunidades.

2006-09-05 13:03:12 · answer #8 · answered by The D 1 · 0 0

sim,não sou negro más posso sentir o preconceito que eles sofrem,a falta de oportunidades,por isso eles deveriam ter vários outros privilégios.

2006-09-05 13:01:21 · answer #9 · answered by eder_twister 2 · 0 0

olha na realidade essa e uma discução de tempos já, ops negros não são inferiores a nminguem pelo contratrio tem o mesmo nivel dos brancos, eu so achoq ue até agora ninguem processou o governo por racismo,pq isso faz bem ah eles, mas é bom repensar, pq direitos são direitos e isso é racismo em sua forma mais pura

2006-09-05 12:50:56 · answer #10 · answered by virguloido 2 · 0 0

Não , não concordo.
Acho o maior preconceito.
Todos deveriam ter direito a educação completa.

2006-09-05 12:47:27 · answer #11 · answered by MARGOT 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers