English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-05 05:29:54 · 6 respostas · perguntado por Keith 5 em Artes e Humanidades História

6 respostas

O simbolismo da esfinge nos fala da evolução da humanidade ao longo das eras e da necessidade do homem comum, elevar a sua consciência acima do animal, restabelecendo a sua conexão cósmica.

A palavra egípcia que designava a esfinge era shesep-ankh, que significa imagem viva, e que os gregos traduziram erroneamente por sphigx, que significa atar, ligar, uma vez que a esfinge é composta por um elemento animal e outro humano ligados entre si.

Na mitologia egípcia , o leão frequentemente figura como o guardião dos portões do mundo subterrâneo nos horizontes leste e oeste. Na forma de esfinge, o leão retém a função de sentinela

Uma inscrição, põe as seguintes palavras na boca da esfinge:

Eu protejo a capela do teu túmulo. Eu guardo tua câmara mortuária. Eu mantenho afastado os intrusos. Eu jogo os inimigos no chão e suas armas com eles. Eu expulso o perverso da capela do sepulcro. Eu destruo os teus adversários em seus esconderijos, bloqueando-os para que não possam mais sair.

Ou seja, ela ainda continuará a guardar seus segredos...

2006-09-05 15:25:39 · answer #1 · answered by Anonymous · 5 0

a morte eo luto

2006-09-05 13:44:08 · answer #2 · answered by Alexandre I 5 · 0 0

na antiguidade a esfinge ficava em portais ela sempre fazia perguntas p/ as pessoas q queriam entrar nos lugares q elas protegiam. Ai ela fazia a pergunta e falava: Decifra-me ou te devoro! Se a pessoa respondesse ela passava se nao ela devorava a pessoa!

2006-09-05 12:58:53 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

A esfinge é a figura de um deva na quarta dimensão, um deva da natureza, que os egípcios bastante espiritualizados, tinham o conhecimento da sua existência, os devas são deuses da natureza e nós deveríamos respeitá-los, também, mas as religiões com tal conhecimento foram desaparecendo, com o tempo.

2006-09-05 12:56:51 · answer #4 · answered by giba 1 · 0 0

É mistério, impenetrabilidade.

2006-09-05 12:56:37 · answer #5 · answered by marppelli 5 · 0 0

ESFINGE s.f. Entre os egípcios e os gregos, monstro fabuloso com corpo de leão e cabeça de gente.
Fig. Pessoa enigmática; enigma.
Zoologia Gênero de insetos lepidópteros.

A Esfinge, monstro fabuloso, com corpo de leão e cabeça humana, que os egípcios representavam deitado. Freqüentemente, esfinges ladeavam a alameda de acesso aos pilones do templo.

— A grande esfinge de Gizé, esculpida em plena rocha, mede 17 m de altura e 39 m de comprimento. Os gregos fizeram da esfinge um animal misterioso, e a introduziram em sua mitologia.

O significado e simbolismo da mesma era a de pós-morte; pois os egípcios não acreditavam na morte do corpo, e sim em uma outra vida além desta (como atualmente a Religião Católica e outras também crêem).
E os faaraós egípcios eram tidos como Deuses. E tratados como deuses. E qual deus (ou que se julgue Deus) não quer o melhor para si? Tanto que seus pertences e bens materiais, eram enterrados juntos aos mesmos, com escravos e tudo para servi-los na outra vida, sendo que os escravos eram enterrados vivos.

E para isto, começavam a construir sua "última morada" ou sua esfinge logo após galgarem o status de rei (faraó) e deus.

As esfinges demoravam de vinte a 30 anos para serem construídas, pois tinham várias divisões. E como algumas haviam sido saqueadas por ladrões, possuíam uma ampla margem de armadilhas e segredos que levaram à morte, muita gente, e antrópologos em suas descobertas.

A "Câmara do Faraó" era a mais secreta de todas, e a mais rica. Pois levavam o ouro que podiam para a cãmara secreta, e depois de tudo pronto, com os escravos à sua volta, deixavam que a areia tampasse tudo e os escravos e alguns sacerdotes eram mortos asfixiados pela areia para servir o deus e faraó morto "provisóriamente".

TUTANCÂMON ou TUT ANKH ÂMON, faraó da XVIII dinastia (c. 1354 - c. 1346 a.C.), que restabeleceu o culto de Âmon em Tebas. Seu túmulo, contendo um magnífico tesouro funerário, foi descoberto em 1922.

E tudo isto ocorreu há mais de 2.000 anos A.C. Os egípicios eram um povo muito avançado em astrologia, ciência, e em muitas coisas mais.



A de Tutâncamon foi uma das mais famosas, pois estava intacta, tanto a múmia, como os tesouros nela guardados.

2006-09-05 15:35:57 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 2

fedest.com, questions and answers