É uma fórmula onde o sistema proporcional permite que um partido “nanico”, com expressiva votação, conquiste maior representatividade no plenário, fazendo com que outros membros menos votados sejam eleitos, ou seja, num partido pequeno é eleito um candidato com menos votos que um partido grande. Obviamente o partido nanico sempre vai ter menos cadeiras na casa legislativa.
2006-09-05 04:13:26
·
answer #1
·
answered by Paulo Alves 5
·
3⤊
0⤋
É o resultado da divisão dos votos úteis pelo número de vagas de deputados, que no RJ são 46 vagas para deputados federais. Votos úteis são todos os votos exceto os "nulos".
2006-09-05 04:10:51
·
answer #2
·
answered by Davizão 3
·
0⤊
0⤋
A democracia brasileira, assim como as democracias do mundo, é baseada nos partidos políticos, embora no Brasil as instituições partidárias sejam fracas ou inconsistentes (basta ver a "dança dos partidos" dos deputados eleitos).
O coeficiente eleitoral é o voto partidário. Ou seja, embora eu vote em Fulano da Silva, Fulano da Silva só pode ser candidato porque estava filiado a um partido. Esse partido, que Fulano da Silva é filiado, tem uma chapa de candidatos proporcionais.
Suponhaos que Fulano da Silva seja candidato em Pernambuco, que tem 35 vagas à câmara federal.
Para que o Partido dos Fulanos da Silva tenha direito a uma vaga na câmara federal, esse partido vai ter que ter os votos necessários que atendam ao coeficiente eleitoral, ou seja, o total de votos válidos (ou seja, os votos nomianais a candidato e os votos de legenda, já que os votos brancos não mais fazem parte do cálculo do coeficiente eleitoral) dividido pelo número de vagas do estado, em sendo em Pernambuco, com a quantidade dita acima, seria algo próximo a 2500000/35 = 71428,57 votos, aproximadamente. Portanto, se juntarmos todos os votos do Partidos dos Fulanos da Silva, e esse número for inferior aos 71428,57 votos, o Partido dos Fulanos da Silva não terá representantes na câmara federal. Entretanto, se o Partido dos Fulanos da Silva tiver 214286 votos, ele terá direito a três representantes na Câmara federal, e, a ordem de preenchimento dessas vagas obedecerá ao número de votos que os candidatos do partido obtiveram, se, Fulano da Silva ficar entre os 3 melhor votados, ele será eleito, do contrário ele ficará como suplente de deputado, só tomando posse se, e somente se, os eleitos, e os suplentes que por ventura tenham tido mais votos que ele, saiam da Câmara Federal por algum motivo (Morte, licença para assumir cargo, cassação...)
2006-09-05 04:31:11
·
answer #3
·
answered by Giovanni S 4
·
0⤊
1⤋