Vou citar um exemplo: através da Física Quântica foi possível estudar os materiais semicondutores, o que acontece dentro deles quando passamos uma corrente através deles. Este estudo levou à revolução da informática, com a criação do transistor. Por isto sem a Física Quântica não teríamos microcomputadores.
De uma forma geral, a Física Quântica estuda os fenômenos que ocorrem no mundo microscópico, como o comportamento dos átomos e das partículas elementares. O nome "quântico" vem do fenômeno de quantização que ocorre nos sistemas microscópicos, onde diversos valores de entidades físicas são quantizadas, ou seja, obedecem uma função discreta (como o conjunto dos números inteiros) e não contínua (como o conjunto dos números reais). Isto significa que estas entidades, tal como carga elétrica, energia do fóton, momento angular do elétron orbitando um núcleo, entre outras, não podem possuir qualquer valor, mas apenas um conjunto discreto de valores.
2006-09-05 05:45:35
·
answer #1
·
answered by Astal 2
·
2⤊
0⤋
seu computador foi possivel graças a ela.
2006-09-05 14:23:48
·
answer #2
·
answered by Atanásio 6
·
0⤊
0⤋
A Mecânica Quântica (MQ) é a parte da Física que estuda os sistemas microscópicos. Desta forma, a microeletrônica é inevitavelmente, entre tantas outras aplicações, conseqüência da MQ.
Tudo que se refere a sistemas microscópicos deve-se usar a MQ. Se você quer trabalhar com um número imenso de sistemas microscópicos, deve usar a MQ Estatística. Se ainda, os constituintes destes sistemas têm velocidades comparadas à da luz, deve-se agora usar a MQ Estatística Relativística.
Portanto, a teoria que vai ser aplicada depende da natureza do sistema físico em questão. Desta forma, como já dissemos, tudo que você possa imaginar sobre sistemas microscópicos, deve ser possível aplicar a MQ (mesmo que isto ainda não tenha sido feito).
2006-09-05 14:09:44
·
answer #3
·
answered by Fui!!! 4
·
0⤊
0⤋
O Gil tem um cd a respeito.L
2006-09-05 10:05:06
·
answer #4
·
answered by Paulo 7
·
0⤊
0⤋
A Mecânica Quântica é a parte da física que estuda o estado de sistemas onde não valem os conceitos usuais na mecânica clássica tais como os de trajetória e o de distingüibilidade de partículas idênticas (aliás, ambos os conceitos são intimamente relacionados); usualmente estuda o movimento das partículas muito pequenas, ou seja, em nível microscópico. Entretanto, efeitos há que ocorrem a nível macroscópico (ver adiante). O conceito de partícula "muito pequena" , mesmo que de limites muito imprecisos, relaciona-se com as dimensões nas quais começam a ficar evidentes efeitos como a impossibilidade de conhecer com infinita acuidade e ao mesmo tempo a posição e a velocidade de uma partícula (veja Princípio da incerteza de Heisenberg), entre outros. Os ditos efeitos chamam-se "efeitos quânticos". Assim, a Mecânica Quântica é a que descreve o movimento de sistemas nos quais os efeitos quânticos são relevantes. Experimentos mostram que estes são relevantes em escalas de até 1000 átomos. Entretanto, existem situações onde mesmo em escalas macroscópicas, os efeitos quânticos se fazem sentir de forma manifestamente clara, como nos casos da supercondutividade e da superfluidez. A escala que regula em geral a manifestação dos efeitos quânticos é o raio de Bohr.
2006-09-05 10:02:11
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
para fazer energia atomica e as bombinhas atomicas..quer a formula tbem?
2006-09-05 10:01:13
·
answer #6
·
answered by pericles a 2
·
0⤊
1⤋