A ostra cobre com sucessivas camadas de uma pelicula muito fina qualquer impureza que entre na concha a pé**** é isso.
2006-09-05 02:44:14
·
answer #1
·
answered by plambang 3
·
0⤊
0⤋
nao
2006-09-08 11:45:17
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bom, como você já descobriu, as pérolas são provenientes de uma reação do organismo das ostras, contra um agente agressor...
Os japoneses descobriram que o cálculos da vesícula biliar dos bovinos causavam uma reação acentuada nas ostras que conseqüentemente formavam pérolas bem mais depressa e com a forma que quiserem (perfeitamente esféricas, ou qualquer outra forma) estas ostras são cultivadas, e é uma importante fonte de renda em várias cidades dos mares asiáticos. Eles importam os cálculos biliares inclusive do Brasil (existe até um mercado negro, pois o preço do Kg destes cálculos, e bastante valorizado, tem cotação em dólar. Os trabalhadores dos abatedouros, sabem disso e escondem as pedras quando as encontram e lucram 'um por fora" nesse mercado)
PS. A extração de pérolas em ostras não cultivadas, é muito mais difícil, é uma prática predatória (milhares de ostras são mortas para encontrar algumas com pérolas, que muitas vezes não possuem qualidade suficiente para a fabricação de jóias (há exceções, e existem pérolas "naturais' que valem fortunas)).
T+
2006-09-06 22:18:06
·
answer #3
·
answered by o cara 2
·
0⤊
0⤋
sim , são pequenos grão de areia que entram pelo manto da concha ficam depositados dentro dela, e ao perceber esse corpo estranho a concha libera uma substancia chamada nacar que formara uma camada em volta desse grão de areia formando a pé****, mas é claro que isso demora anos.
2006-09-06 14:58:30
·
answer #4
·
answered by joni 2
·
0⤊
0⤋
O reino animal é lindo e incrível. Respondendo à sua pergunta, estas delicadezas ficam ocultas no interior das conchas, contudo, não nascem com elas - essas pérolas são resultados de uma contaminação. Veja matéria na seguinte página:
www.contos/2003/08jorcolcon2003118001.html
2006-09-05 19:24:21
·
answer #5
·
answered by Neydinha 3
·
0⤊
0⤋
As pérolas são formadas por um "acidente de percurso"; palavra bonita não? Quer dizer o seguinte: Não foram feitas ao bel prazer da ostra. São resultantes de um corpo extranho dentro da carapaça da ostra. Ao perceber esse corpo extranho, ela se protege dele cobrindo-o com camadas constantes de uma secreção fabricada pelo seu sistema de defesa. Esse corpo extranho permanece incomodando a ostra, que a cada dia vai cobrindo-o com essa secreção, o que faz a pé**** ir crescendo, até que a ostra morra, por falta de espaço dentro da própria carapaça. Baseado nesses estudos, japoneses e outros criadores,começaram a produzir as famosas pérolas cultivadas, que nada mais são do que a inclusão de um pequeno grão de areia, o mais redondo possível, no interior das ostras. Essas ostras são cultivadas em cativeiro e depois de um certo tempo são sacrificadas e retiradas as pérolas. O valor dessas pérolas é calculado pelo seu tamanho, brilho, perfeição na forma, etc..
2006-09-05 19:03:10
·
answer #6
·
answered by Tio SAM 4
·
0⤊
0⤋
A forma mais simples de explicar é levando em consideração q algumas tem pé**** e outras não. Isso acontece pq, em algum momento grudou uma partícula de areia na ostra, causando uma irritação. A ostra tenta se livrar do incômodo jogando quantidades de secreção sobre a partícula. Com o passar de muitos anos e sem conseguir retirar ; aquela secreção acaba se solidificando e se transformando em pé****.
2006-09-05 11:49:24
·
answer #7
·
answered by ALINEDOG 4
·
0⤊
0⤋
Quando a concha se abre para entrada da água do mar, algumas vezes entra um grão de areia. Esse grão de areia machuca o corpo do molusco existente dentro da concha. Para evitar a dor, o molusco solta um líquido que reveste o grão de areia, o que impede a dor. Com o passar do tempo e com camadas contínuas desse líquido vai-se formando a pé****. Essa é uma lição de vida. De algo que causa dor, podemos transforma-la em algo muito precioso.
2006-09-05 09:09:03
·
answer #8
·
answered by marppelli 5
·
0⤊
0⤋
Quando um molusco é invadido por um parasita ou é incomodado por um objeto extranho que o animal não pode expulsar, entra em ação um processo conhecido como enquistação, pelo meio do qual a entidade ofensiva é envolta, de forma progressiva, por camadas concêntricas de nácar. Com o tempo formam-se pérolas. A enquistação mantém-se até que o molusco morra.
2006-09-05 09:09:01
·
answer #9
·
answered by keit_1f 2
·
0⤊
0⤋
As conchas são formadas por nácar, uma mistura orgânica de camadas de conchiolina (uma escleroproteína), seguida de uma capa intermédia de calcite ou aragonite, e por último uma camada de carbonato de cálcio (CaCO3) cristalizado.
O nácar é secretado por células ectodérmicas do manto de certas espécies de moluscos. O sangue dos moluscos é rico em uma forma líquida de cálcio, que se concentra fora do fluxo sanguíneo e se cristaliza como carbonato de cálcio. Os cristaies individuais de cada camada diferem na sua forma e orientação. O nácar deposita-se de forma contínua na superfície interna da concha do animal (a capa nacarada iridiscente, também conhecida como madrepé****). Estes processos proporcionam ao molusco um meio para alisar a própria concha e mecanismos de defesa contra organismos parasitas e dejectos prejudiciais.
Quando um molusco é invadido por um parasita ou é incomodado por um objecto extranho que o animal não pode expulsar, entra em acção um processo conhecido como enquistação, pelo meio do qual a entidade ofensiva é envolta, de forma progressiva, por camadas concêntricas de nácar. Com o tempo formam-se pérolas.
2006-09-05 09:06:48
·
answer #10
·
answered by neisimples 5
·
0⤊
0⤋