English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-05 00:08:54 · 16 respostas · perguntado por Lord Nixon_28 3 em Educação e Referência Outras - Educação

16 respostas

Qual é a origem do aplauso? -- O ato de bater as palmas das mãos em sinal de aprovação, tem origem desconhecida, mas existe há, pelo menos, 3.000 anos. Nessa época, o gesto era essencialmente religioso, popularizado em rituais pagãos de diversos povos como um barulho destinado a chamar a atenção dos deuses. No teatro clás deuses. No teatro clássico grego, tornou-se, então, a forma pela qual os artistas pediam à platéia que invocasse os espíritos protetores das artes. O costume chegou ao Império Romano%egou ao Império Romano, onde passou a ser comum nos discursos políticos.
Preocupado com a repercussão de suas aparições públicas, o
imperador Nero carregava uma claque com mais de 5 mil soldados e cavaleiros. Dali, o costume espalhou-se para o resto do mundo. Nos séculos XVIII e XIX, quase todos os teatros de Paris contratavam pessoas que tinham uma única função na platéia: APLUDIR. O truque continua utilizado até hoje pelas emissoras de TV, especialmente em programas de auditório. Agora, bater palmas para marcar o ritmo de uma música é, provavelmente, um costume mu

2006-09-05 00:15:15 · answer #1 · answered by Papori_Ctba 7 · 2 0

Nem imagino...Tem gente que pesquisa e é bom pois assim aprendemos.

2006-09-11 07:09:30 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Já responderam acima a origem. Então vou falar do efeito. Incentiva as pessoas a fazerem a coisa certa. Afinal quem não gosta de ser aplaudido? Agora como você reageria as vaias?

2006-09-10 23:47:55 · answer #3 · answered by Pacifista 4 · 0 0

A origem do aplauso
Para percebermos a origem do aplauso como forma de expressão, temos de recuar aos tempos em que a Europa estava coberta de gelo e os nossos antepassados caçavam mamutes. Nessa época, quando os membros da tribo conseguiam deitar abaixo um desses monstruosos paquidermes, era costume darem fortes cabeçadas entre eles, para manifestarem o seu contentamento. Só que o chefe da tribo achava que os secos “toc toc” do choque de cabeças não eram particularmente impressionantes, para além de darem umas dores de cabeça descomunais. Portanto, chamou à sua caverna o “homem das ideias”, que era uma espécie de ancestral do publicitário, numa versão ainda sem os suspensórios coloridos e óculos de massa, e pediu-lhe que arranjasse um ritual de substituição para as cabeçadas. O “homem das ideias” começou por entrevistar os membros da tribo com perguntas do género “Se o ritual das cabeçadas fosse uma pedra do rio, que tipo de pedra seria ?” e, depois de muitas voltas, concluiu que este poderia ser substituído pelo choque das palmas das mãos.

No dia seguinte, a tribo encurralou um pequeno mamute e abateu-o com uma chuva de lanças, o que impressionou de tal forma um jovem caçador que este decidiu nunca mais comer carne e assim nasceu o primeiro vegetariano da Humanidade. Mas isso é outra história. O que interessa é que, depois do abate do pequeno mamute, o chefe da tribo e o "homem das ideias" aplaudiram energeticamente esperando que os seus companheiros os imitassem, só que eles não queiram saber de modernices e limitaram-se a trocar as habituais cabeçadas...

Seguiu-se uma campanha publicitária do "homem das ideias", em que este batia palmas quando alguém conseguia pescar um peixe particularmente saboroso ou quando acendia a fogueira do acampamento à primeira tentativa, mas os membros da tribo não lhe ligaram nenhuma. Depois, houve um concurso de pinturas rupestres de pessoas a baterem palmas, em que os concorrentes optaram todos por desenhar pessoas a darem cabeçadas. Por último, "o homem das ideias" passou vários dias junto às árvores onde os membros da tribo apanhavam fruta, explicando as vantagens de bater palmas e oferecendo uma mão cheia de amoras silvestres aos que tentassem esse bizarro ritual do choque das palmas das mãos. Alguns membros gostaram da experiência de aplaudir, porque lhes aquecia as mãos naquele clima frio. E foi assim que os membros da tribo passou a bater palmas para aquecer as mãos quando estas estavam frias. Finalmente, quando o chefe da tribo e o "homem das ideias" já tinham perdido as esperanças, foram inventadas as luvas e alguns membros da tribo começaram a aplaudir apenas como forma de expressão de contentamento. Até que chegou o dia em que foi abatido o maior mamute da região e todos os membros da tribo aplaudiram... Excepto o jovem vegetariano, que deu alguns estalinhos com a língua, para demonstrar a sua reprovação por aquele acto bárbaro. Ainda havia um longo caminho a percorrer até se chegar ao primeiro "buuu"...

2006-09-10 23:44:31 · answer #4 · answered by Gabriel 2 · 0 0

foi num concerto, por Alfred Smith, em 1912 quando involuntariamente ao cochilar bateu com as duas palmas vigorasamente durante 30 segundos, cincidentemente estava acabando a apresentação, o restante da platéia gostou.

2006-09-10 09:46:02 · answer #5 · answered by martelo 2 · 0 0

Os aplausos foram apreciados pela primeira vez em Cincinati-Ohio, em 1734, pelo então grande cavaleiro Osrim Dmais, após uma longa batalha com os índios Txukukamãe, chegou na estalagem Randons Mark todo empoeirado e gritou:
- Dê-me um whisk tripo, pois vencemos os Txukukamãe !!!,
então todos presentes ficaram felizes com a notícia e começaram a bater com as mãos para fazer barulho, nascendo assim as "palmas", aqui no Brasil tem uns caras que falam "parmas", devem ser palmeirenses, sei lá.

2006-09-09 10:51:41 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Embora algunas afirmem que surgem por volta de 3.000 anos atrás, com povos pagãos, afirmo que o aplauso já fazia parte dos povos do vale Hindu, a mais de 5.000 anos atrás. basta ler os livros védicos escritos em sânscrito

2006-09-07 22:18:00 · answer #7 · answered by docinho 2 · 0 0

É muito difícil dizer a origem correta dos aplausos. O que eu posso lhe dizer é que é instintivo, quando gostamos muito de algo que vemos ou ouvimos, principalmente em um teatro ou casa de espetáculos, aplaudirmos. O aplauso vem espontaneamente como uma manifestação audível de que o que vimos ou ouvimos nos agradou.

2006-09-06 07:46:41 · answer #8 · answered by marppelli 5 · 0 0

sei la...........................................................................

2006-09-05 10:09:53 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

O aplauso se origina quando alguem faz alguma coisa expetacular:
Aí surgem os aplausos.

2006-09-05 07:25:42 · answer #10 · answered by Anju 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers