Estou de acordo contigo que o modelo atual nao funciona, é elitista, cria a condiçao de coronelismo eleitoral e currais de cargos.
Exigir que politicos tenham uma formação especifica em Administração publica+Admlinistração Estratégica+Gestão de Finanças Publicas seria o caminho mais adequado.... apesar de que os mais ricos iriam comprar vagas para adquirir o direito de entrar na politica. A unica solução seria um curso especifico, com tudo aberto, para formação de politicos e assim obrigando uma formação minima (de 6 ou 7 anos) colocando de fora os preguiçosos. Vereadores, Deputados Federais, Ministros, Senadores seriam obrigados a estudar, disputar com outros para terem o direito a se candidatarem para as vagas.
Iria ser uma limpeza global. Um minimo de cultura no meio pelo menos ensinaria esse povo a nao matar a galinha dos ovos de ouro. (Como fizeram como as Teles e os Bancos).
Os problemas disso é a hipocrisia, a maldita ideologia utopica (ou s*afada) em que os discursos seriam admitir que a democracia é falida, que estariamos restringindo a lista de escolhas, que o modelo democratico atual nao funciona, que a politica se tornaria elitista e etc.
O problema é esse. Hoje, a situaçao é assim, mas todos fecham os olhos.
Lula solicitou uma reforma e a OAB disse que era bobagem e que o pais nao precisava...........
Enquanto estivermos nesse regime elitista, nao existe forma de se romper com as tradiçoes. Nao existe alternativa que a revoluçao...... mas isso é ilusão nos tempos de hoje e principalmente no Brasil, onde todas as guerras internas tinham apoio da Elite.... (Mesmo Antonio Conselheiro teve apoio dos coroneis).
2006-09-04 21:27:00
·
answer #1
·
answered by carlos_frohlich 5
·
0⤊
0⤋
Empresa é um bem particular e Páis é um bem público. Portanto o modelo de gestão é bem diferente. Um visa lucro financeiro enquanto o lucro do outro é social. Também não dá pra achar que o modelo empresarial é infalível, grandes grupos faliram no alge de sua trajetória e por outro lado, diversos países dão exemplo de boa administração pública.
2006-09-05 10:25:59
·
answer #2
·
answered by Nelinho 2
·
0⤊
0⤋
de certo modo o país funciona como uma empresa ...
Os alto funcionários são promovidos por nós povo. E se eles não tem estudo é por que nós, patrões, não cobramos isso deles...
Os países , assim como as empresas não funcionam isoladamente, precisam estar se relacionando com outras empresas ou países, e são influenciadas pela conjuntura externa ... Ou seja tanto os países sofrem a influencia do "sistema internacional" que poderia ser comparado ao Mercado que influencia as empresas .... então se alguma coisa acontece no Sistema internacional abala todos os países de formas diferentes ... alguns sentem um abalo outros tem que tomar medidas que venham a resolver aquele problema sabendo que isso pode não ocorrer ...
Então governar o país é muito mais complicado , se faz o que se pode não o que se quer .... as pessoas sempre votam ou escolhem seu governante a partir das promessas deles , mas temos que verificar que na maior parte das vezes eles estão alheios aos problemas externos e prometem coisas que não podem cumprir ... Independente se o governante tem ou não estudo ... na maioria das vezes , dependendo da conjuntura , o país vão se comportar da mesma forma ... veja que quando saiu o Collor entrou o fhc o mercado brasileiro continuou aberto como o primeiro fez e depois com o lula as coisas continuaram da mesma maneira , é claro que FHC era mais esperto ou pelo menos como ele mesmo diz , consultava as pessoas certas para tomar as atitudes certas... como acontece com as empresas que fz consultoria ....
(para entender melhor isso leia Waltz)
2006-09-05 08:45:57
·
answer #3
·
answered by Dan@ 6
·
0⤊
0⤋
Excelente pergunta Sidney. Principalmente nesta época de eleição. Entendo sua pergunta como uma forma de apresentar um descontentamento com nossos governantes. Descontentamento este que certamente é partilhado pela grande maioria dos brasileiros. Nosso governo é extremamente ineficiente. Ele arrecada rios de dinheiro, impostos diretos e indiretos e nos dá um retorno pífio. Nós brasileiros devemos buscar governos e governantes mais (muito mais) eficientes, que cobrem menos impostos e prestem melhores serviços. Porém , existe uma grande diferença entre o estado e uma empresa privada. Ela busca o lucro. Ele, o bem estar da população. O que não impede ambos de buscarem ser eficientes em suas atuações.
2006-09-05 08:08:23
·
answer #4
·
answered by c018130 3
·
0⤊
0⤋
Concordo com voce...mas é assim que é feito o sistema...
Não vou dizer que nã podemos fazer nada a respeito, por que podemos, mas para alguns está muito confortavel, ou oytros tem medo.
Se jogarmos 1 grão de arroz numa pesso não surti efeito algum, mas e se jogarmos toneladas!?
2006-09-05 06:26:08
·
answer #5
·
answered by Tata 4
·
0⤊
0⤋
Ai é complicado né! os nossos pais nao segue regras a empresa precisa seguir, é isso.
2006-09-05 05:54:35
·
answer #6
·
answered by Uzumaki 4
·
0⤊
0⤋
SIMPLES, ,MEU CARO.
PQ O PAIS NÃO É UMA EMPRESA.
É UM PAIS.
EMPRESA ESTA SUBORDINADA AOS INTERESSES DO PAIS.
GOVERNO É GOVERNO E EMPRESA É EMPRESA.
ESE PAPO AÍ DE TESTAR SE O CARA É BOM É UMA FALÁCIA, SABE PQ?
PQ SE TUDO NA VIDA FOSSE ASSIM, HAVERIA MUITA PERSEGUIÇÃO E DISCRIMINAÇÃO, POIS QUEM ESTIVESSE NO POSTO DE SELECIONADOR, PODEREIA E PODE ESCOLHER QUEM ELE QUISER.
NOS MOLDES ATUAIS, A COISA É MAIS DEMOCRÁTICA, E POR ISSO MAIS JUSTA, POIS QUEM ELEGE É O POVO E NUM UNS BABACAS QUE SE ACHAM OS DONOS DA VERDADE E OS ÚNICOS QUE TEM COMPETENCIA PRA ESCOLHER EM SEU LUGAR, NO MEU, E NO LUGAR DE TODA A POPULAÇÃO.
SEGUINDO SEU RACIOCINIO, O POVO PERDERIA SEU DIREITO DE ESCOLHA, SEU PODEDR DE DECISÃO.
VC ESTÁ SENDO ELITISTA E PRECONCEITUOSO NESTE SEU RACIOCÍNIO.
ESTE RACIOCÍNIO É PRINCIPIO FUNDAMENTAL DE QUALQUER REGIME TOTALITARISTA. NAZISTA, DITATORIAL.
COMEÇA COM ESSA APARENTE BOA INTENÇÃO DE QUERER O MELHOR PRA NAÇÃO, DEPOIS VIRA MÁFIA E SÓ COLOCAM LÁ DENTRO QUEM ELES QUEREM,... E ALEGAM QUE SÃO OS ÚNICOS QUE SABEM ESCOLHER MELHOR E INSERIR NO GOVERNO OS MAIS CAPACITADOS!!!!
IMAGINA COMO SERIA UMA SELEÇÃO PUBLICA???
NÃO HAVERIA MAIS CONCURSOS...
POIS O EMPREGADOR ESCOLHERIA QUEM ELE MELHOR ACHASSE QUE SERVIRIA PARA O CARGO...
SERIA O MAIOR CABIDE DE EMPREGOS DA HITÓRIA, ALÉM DE ROLAR A MAIOR MARACUTAIA DA HISTÓRIA.
AINDA BEM QUE AS COISAS SÃO COMO SÃO.
POIS SE FOSSE PRA SER COMO EMPRESA, O BRASIL TAVA PIOR DO QUE ESTÁ...
POIS SE AS COISAS SÃO ABERTAS A VOTAÇÃO COMO HOJE E ESTÁ NESTA SITUAÇÃO.... IMAGINE SE O PAIS FOSSE PRIVATIZADO E AS PESSOAS FOSSEM ESCOLHIDAS NÃO POR CONCURSO OU ELEIÇÃO, MAS SIM PELOS DONOS DO PODER???
IMAGINOU O DESASTRE QUE ISSO SERIA???
GRAÇAS A DEUS QUE AS COISAS SÃO COMO SÃO!!!
O QUE TEM QUE SER FEITO, MEU CARO, NÃO É TORNAR O PAIS NUMA IMENSA EMPRESA... MAS SIM EDUCAR O POVO E PUNIR OS CORRUPTOS... DESMACHAR AS QUARILHAS, AS MÁFIAS, E PRENDER...
A PUNIÇÃO É A ALMA DA BOA CONVIVENCIA.
A IMPUNIDADE QUE TORNA O PAIS ESTA PORCARIA.
EU SOU CONTRA ESTA SUA IDEIA!!!
UM ABRAÇO!
2006-09-05 04:51:58
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu acho que uma comissão não ligada ao governo federal é que deveria escolher quem seriam os ministros:
Por exemplo: Eu vou até esta comissão mostro o meu diploma, as minhas referencias, os meus trabalhos anteriores e o principal - os meus projetos para o ministério com o orçamento calculado e tudo mais.
2006-09-05 04:44:27
·
answer #8
·
answered by CaAaAa 5
·
0⤊
0⤋