Os digestores anaeróbios, ou biodigestores, são aparelhos que se utilizam de substratos biodegradáveis para produzir gás combustível e fertilizantes.
Podemos citar como exemplos numerosos materiais, que habitualmente são jogados fora, como esgotos, restos de cultura agrícola, esterco animal. O mato, que cresce indesejado, é uma valiosa matéria-prima, geradora de energia, que está sendo queimada ou combatida com o uso de herbicidas em geral. O esterco animal, geralmente perdido pelos pastos, e o vinhoto, sub-produto da fabricação do açúcar, altamente poluente em estado natural, são na verdade excepcionais fontes energéticas.
O biodigestor é o equipamento que recicla esses materiais, alterando sua estrutura bioquímica para um estado não poluente, de forma absolutamente natural, sem o emprego de aditivos químicos nocivos.
Dois elementos de maior importância são produzidos pelo processamento dessa biomassa: o biogás, composto principalmente por gás metano e dióxido de carbono, e em percentuais menores de outros resíduos gasosos, e o biofertilizante, um concentrado de vitaminas e proteínas, que além de ser altamente nutriente para as plantas, é um excepcional agente condicionador de solos, deixando-os mais porosos e propiciando aeração adequada às raízes. O biofertilizante pode ser utilizado, quando desidratado, como complemento de rações animais e adubo para tanques de piscicultura.
2006-09-04 15:31:46
·
answer #1
·
answered by Tsunami 5
·
0⤊
0⤋