English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

69 respostas

Não sou engenheiro acústico com treinamento em Acústica Digital, mas poderia lhe dizer o seguinte :

Uma gravação GERADA digitalmente tem todas as características para ser superior àquelas geradas em equipamentos analógicos.

O que existe, pelo que sei, são curtidores de música (eu conheço alguns) que não gostam de ouvir, em CD, canções GERADAS analogicamente e gravadas em vinil, depois de terem sido "remasterizadas digitalmente".

Ao pretenderem "eliminar ruídos" de discos de vinil, alguns técnicos de remasterização chegam, algumas vezes, até ao cúmulo de, meio sem querer (ou mesmo querendo) tirarem certos instrumentos agudos da orquestra . . .

2006-09-04 11:02:58 · answer #1 · answered by arthurgoncalvesfilho 4 · 3 1

Sem duvida nenhuma o som do velho vinil é bem melhor que o
cd, com um disco em boas condições, um bom toca discos com o peso do braço regulado e alcool isopropilico borrifado enquanto ele toca. não tem cd que se compare.

2006-09-04 13:01:05 · answer #2 · answered by osmarralph 1 · 2 0

Bom.... existem alguns CD's por ai gravados de uma maneira que os bons vinís tem uma qualidade muito melhor. Mas isto é uma excessão. A qualidade de uma gravação digital é melhor que uma analógica em qualquer mídia, seja em viníl ou fita magnética.
Apenas esclarecendo que o feixe de laser não "pula entre os micro-furos deixando um lapso".
O feixe de laser lê os micro-furos que são bits (1 e 0) e interpreta esta informações em pacotes de dados e as converte novamente nos sons que ali foram codificados. Não se pode fazer nenhuma analogia entre os dois sistemas de leitura, pois são completamente diferentes.

2006-09-04 10:52:47 · answer #3 · answered by Tiger 5 · 2 0

A questão não é ser melhor ou pior.

Veja bem...

Dependa apenas do som que se quer ouvir. Não entra muito no ponto de ser analógico ou digital, que é o modo que o audio vai ser lido. Se vc for ouvir Sex Pistols, tanto faz no CD como no Vinil. Agora já Elvis, vai haver uma diferença tremenda.

CD

No CD, como a leitura é digital, como o amigo disse acima, 0 ou 1, Bit, Booleano, ou como queiram chamar, ela é mais constante, mais limpa, o som se define, é um som media. Se vc grava um CD, ele funciona, de igual forma hoje, ou daqui a 20 anos, e se alguma seção dele danificar, é irrecuperável (na midia, em cima, não no plástico, em baixo, como muitos acham).

Vinil

No Vinil, que tem gravação analógica, igual a da fita K7? Sim, igual, mas, a leitura do K7 é similar a hoje a dos cartões de credito, magnética, por isso é considerada a pior. A do vinil é por sulco, e agulha de diamante, isso faz com que esse som possa chegar á um grave, media e agudo com uma facilidade fenomenal.

Vitrola

Não sei se vcs, alguns aqui entre os 20 e 30, que nos sons antigos, vc almentava o volume a 90% e o som era bombando, melhor impossível. Isso é resultado dos agudos e graves que o vinil consegue, isso, bem dizendo, nos Sons A-n-t-i-g-o-s, sem os milhares de ajustens automaticos e compensações que a nos de hoje.

Hoje, num som bom, comprado ontem na loja, coloca-se 50% no volume do CD e obtem os mesmo 50% do vinil, mas para um Elvis, que vc antigamente só ouvia no ultimo, hoje não podemos mais ouvir aqueles graves, que só ele.

Hilux X Corola

Pra quem ainda não entendeu, imagine o Vinil como uma Hilux, e o Cd um Corola. Viajando de Las Vegas a Miami, numa reta sem buracos, não se ve diferença alguma entre os dois carros, pois os dois são carros ótimos.

Mas de São Paulo a Salvador, via br116, com os buracos que só quem já se aventurou sabe, colocar uma Corola para fazer esse trajeto é quase um suplicio. Numa estrada onde tem muitos buracos, ondulações, altos e baixos, o carro que não ira sentir menos será a Hilux pois foi projetada para esse fim, com seus amortecedores que podem absorver uma variação muito mais entre suas rodas.


Por fim, não á muita diferença entre o som do CD e do Vinil, fora quando os graves e agudos são muito usados, ai o Vinil se sobresai por conseguir ir onde o CD nunca foi.

obs: A baixa qualidade que muitos atribuem ao Vinil é simplesmente poeira entre suas fissuras, que provoca assim uma leitura distorcida. Isso provem do mau manuseio, e pode ser limpado, em especialistas, pois a limpeza manual pode danificar ainda mais o disco.

2006-09-05 02:19:56 · answer #4 · answered by Tiago Nascimento 1 · 1 0

Sem sombra de dúvida,
O som do vinil é mais puro.
Mais depende do equipamento.
Que tem um valvulão pode dinstinguir nitidamente a diferença.
Agora quem tem um aparelho mequetrefe, vai achar cd melhor.

2006-09-05 00:45:18 · answer #5 · answered by Orama 1 · 1 0

Se você souber ler inglês, leia o site abaixo (mother-of-tone). Você irá entender que, não importa o método, não importa a taxa de amostragem, não importa o bitrate, não importa a quantização; com a tecnologia de armazenamento atual, não há como reproduzir digitalmente com fidelidade absoluta toda a gama de som analógico, na faixa audível pelo ouvido humano ou não. A "freqüência de batimento" sempre irá distorcer o som de alguma maneira. A taxa de amostragem requerida pra minimizar ao máximo a distorção provocada pela "freqüência de batimento" seria altíssima; isso sem mencionar a quantização. Um CD de áudio com quantização de 16 bits só é capaz de reproduzir aproximadamente 65 mil variações de amplitude ("volume") em qualquer tom. Embora 65 mil seja um número razoavelmente grande, dificilmente é possível comparar tal número com "potencialmente infinito dentro dos limites da física quântica". :)
Novamente recomendo a leitura do site abaixo (mother-of-tone), ele é extremamente esclarecedor e é dos poucos que vai além da teoria básica de amostragem de Nyquist-Shannon -- vital na Teoria da Informação, mas insuficiente para lidar com questões de fidelidade musical.

2006-09-04 15:18:18 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

é se o disco for novo e o equipamento de primeira.para ter a mesma resolução do analogico a musica teria gigabyts em cd.

2006-09-04 13:35:11 · answer #7 · answered by Atanásio 6 · 1 0

E pura questão de gosto, teóricamente os vinis ganham pelo fato de não haver compressão(diminução do tamanho arquivo diminuindo assim a qualidade) porém não podemos comparar o som de um vinil e de um cd porque não gravamos mais em vinil então não se usa os microfones de alta qualidade de hoje ou mesmo os outros equipamentos... o máximo que podemos ver são discos remasterizados(melhorados) se voce gravar de um vinil para um cd sem modificações o som cai muuuito...

2006-09-04 13:20:22 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 0

O som analógico é melhor que o digital!
Pois o som é puro e igual ao que é produzido pelos instrumentos! (nesta área conheço o bastante para poder dizer isso com certeza, porem apenas isso).
sendo os tais chiados causados por acumulo de partículas de pó ou etc.

O fator chave no caso do CD será o tipo de codec e a compressão utilizada no mesmo!
Há codecs (e havendo uma compressão mínima) o som digital PODE ser comparável ao do vinil... mas tais sons são completamente imperceptíveis ao nosso ouvido.
Para esclarecer:
Na compressão o codec irá tirar parte da informação contida no arquivo para cada vez haver menos informação e por conseguinte ocupar menos espaço em questão de bits.

2006-09-04 12:42:21 · answer #9 · answered by Fox 1 · 1 0

Tecnicamente é melhor sim. Porque o som é produzido num sulco enquanto no CD o feixe de laser pula entre microfuros da superfície deixando um pequeno lapso entre os sons.

2006-09-04 10:50:30 · answer #10 · answered by lobo_da_estepe41 6 · 1 0

fedest.com, questions and answers