è o seguinte, meu pai é alcoolatra, bebe e tal
por isso n trabalha bem, praticamente minha vo q sustenta ele..ele nao eh dakele tipo que briga,faz besteira , mas dakele q bebe mto cehga bebinho aqui , atrapalha mto a vida dele, ja tentou frequentar aa mas sempre para de ir!
eu n tenho coragem de conversar cm isso sobre ele ou ate fico sem jeito mas ei q se conversasse poderia ajudar..
gostaria de saber a opiniao de vcs sobre isso!
2006-09-04
09:21:36
·
16 respostas
·
perguntado por
Tiago Rj
1
em
Família e Relacionamentos
➔ Família
Obrigado gnt,minha situaçao é dificil mesmo,o ruim tb é q minhna vo q me sustenta,meu irmao e ate ajuda minha mae q n tem mta condiçao ja q meu pai é separado de minha mae ele devia pagar uma pensao,mas minha vo ajuda mto ela,elas sao mto amigas, mas a situaçao dele me deixa mto abatido rey,***** eu nao tenho um pai a mto tempo, eu preciso de conselho,preciso dele e nao tenho, preciso de um orgulho , é horrivel saber da situuaçao e dele , e mto pior nao ter força pra fzer nada, varias pessoas ja tentaram,tios meus(irmaos dele) e nada e a sensaçao de q eu posso fzer me pertuba todos os dias, eu axo q preciso mais de Deus pra ter forças e conversar com ele
2006-09-04
09:45:03 ·
update #1
"maninho"
vc falo algo mto importante eu sinto raiva as vezes,raiva por ele n me sustentar como deveria , nao sustentar meu irmao,raiva por ter q fzer minha vo ficar as vezes mal financeiramente e olhe q ela paga minha escola de ponta, faculdade de ponta pra meu irmao, despesas delas e minha e de meu irmao integrais e ajuda minha mae ainda, se n fosse a gnt ela taria curitndo os 75 anos dela com alegria so e nao com tanta tristeza q meu pai me proporcionando!
meu pai mora sozinho e eu cm minha vo, quando ele vem aqui, pega dinheiro dela, da carteira, todo mundo sabe, eu vejo mas n tenho coragem de chegar e falar alguma coisa..é horrivel isso!
2006-09-04
09:51:49 ·
update #2
A participação da família na recuperação de um alcoólatra é fundamental. Mas para você poder fazer a abordagem correta te aconselho a participar de uma ou mais reuniões de familiares de alcoólatras que acontecem lá mesmo nos AA. A experiência deles vai te ajudar muito, e você vai poder encara um "papo" com seu pai de uma maneira muito mais produtiva.
Procure um grupo de AA e se informe. Vale a pena.
Espero ter ajudado.
Sucesso, pra você e seu pai.
2006-09-04 09:27:13
·
answer #1
·
answered by Tiger 5
·
0⤊
0⤋
Kara... realmente a situação é muuuito complicada... mas vc pode ajudar sim! Primeiro vc precisa sentar com sua avó e estabelecer regras de como cuidarão do seu pai daqui pra frente... Precisão tratá-lo com muito cuidado, pois estas pessoas facilmente se sentem excluidas e mal amadas (aí bebem mais). Converse com ele sempre com muito cuidado e sempre ouça o que ele tem a dizer, mesmo se ele não estiver fazendo perfeito uso de suas faculdades mentais. Faça com que ele volte a frequentar o AA pois essas reuniões relmente são capazes de mudar o pensamento das pessoas, conheço pessoas que se recuperaram através destes encontros. No começo pode ser um pouco difícil mas insista que consegue...
Uma coisa é muito importante não tenha raiva disso pois ele tbm n faz pq quer, é como se fosse uma doença e o tratamento é intenso e depende de vc (e dele tbm é claro)! Diga sempre que o ama e que está com ele nessa luta mas tbm deixe bem claro que ele vai ter que se ajudar!
Boa sorte... Tenha paciência!
2006-09-04 16:45:48
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Tiago, talvez você e sua avó devam procurar ajuda em um grupo de apoio tal como Amor Exigente. Estes grupos auxiliam aos familiares de pessoas que têm algum tipo de dependência química ( o álcool faz parte delas) a lidar com o problema e com o doente. Alcoolismo é uma doença incurável, mas pode ser controlada. Perdoe seu pai, ele é uma pessoa doente, mas seja firme fazendo-o perceber que não mais aceitarão estas atitudes dele, apesar de amá-lo. Com relação a ter vergonha, não precisa se sentir assim, as pessoas que julgam seu pai não sabem o que fazem. Só Deus pode nos julgar, e Ele é benevolente.
2006-09-04 21:26:08
·
answer #3
·
answered by NanaMT 3
·
0⤊
0⤋
Problema de alcoolismo na família é dureza,abala todos ,mas se vc der um apoio moral ao seu pai ,isso ía dar um toque especial,ele precisa de apoio,deixar a bebida sozinho é difícil,vale a pena vc tentar!boa sorte!
2006-09-04 17:11:15
·
answer #4
·
answered by salmo 6
·
0⤊
0⤋
thiago, ja passei por isso, e sei que nao é agradavel. o q t aconselho é p vc conversar com ele, e falar do seu sofrimento em relação a isto e pedir ajuda a sua avo, ja q ela é a raiz do problema, pq sem dinheiro, sem bebida. entao faça isso, q vc avançará para o segundo nivel no qual seu pai tera apenas a opiniao dele, pq nao tem como vc ajudar alguem sem este alguem ser ajudado. um abraço e me d noticias
2006-09-04 16:54:13
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Muito mais que prejudicar o trabalho dele, a bebida vai estragar a vida dele.... A saúde dele!!
Vc vai deixar que seu medo de ter uma conversa aberta com o seu pai deixe-o cada vez mais longe de uma recuperação!?
A participação da familia é muito importante para a recuperação de um alcóolátra e certamente ele vai saber que poderá achar em você um apoio!
Boa sorte e Deus te abençoe
2006-09-04 16:49:01
·
answer #6
·
answered by s_vesf 1
·
0⤊
0⤋
Tiago,
Para parar de beber é importante q a própria pessoa tenha força de vontade, senão não vai conseguir. Mas também é importante que a família converse com ele, incentive-o a parar de beber, tentem mostrar à ele o quanto é sofrido p/ vc e sua avó vê-lo dessa maneira. Assim, tente convencê-lo a voltar p/ as reuniões do AA (se possível, vá junto com ele de vez em quando).
2006-09-04 16:47:10
·
answer #7
·
answered by Rayzel 3
·
0⤊
0⤋
se vc fica sem graça paa conversar, pq nase passa por outra pessoa ? para tentar ajudar, e ate mesmo tente ter coragem, pois a sua vontade de ajudar, pode ser o que falta nele para parar com o exagero da bebida, e muitas vezes ele pode estar sofrendo com algo para beber tanto, dizem q isso é mintira mas ha verdade em tudo.
melhor forma de ajdar é conversar com ele. e saber de tudo, ate do que esta escondido, claro nao brigue, se mostre compreensivo, e busque entao da o proximo passo.
2006-09-04 16:37:19
·
answer #8
·
answered by Garota 3
·
0⤊
0⤋
cara, a pessoa só pára qdo quer, não adianta falar com a pessoa, ela fica envergonhada, diz até q quer parar e tal, mas no fim acaba até se irritando de tanto os outros falar na cabeça dela. tb tenho esse problema em casa, e o pior q lá em casa é a minha mãe. fica ainda mais feio. eu já desisti, e já deixei bem claro pra ela q se um dia meu pai morrer e ela não tomar jeito, eu não vou ficar carregando essa cruz, e a interno em uma clínica.
2006-09-04 16:33:21
·
answer #9
·
answered by kat 4
·
0⤊
0⤋
Que isso?! Você deve falar com ele sim, não com censura, mas mostrando que quer mesmo ajudar. Isso será bom para todos, não só pra ele, também não é justo que sua avó sustente os filhos dele... Fale sim, eu dou o maior apoio!
bjs.
2006-09-04 16:30:44
·
answer #10
·
answered by Linda D 5
·
0⤊
0⤋
Normalmente quando a pessoa é alcoolatra, é porque tem alguma tristeza. Será que ele não poderia ir numa psicóloga para conversar ? Agora dizem que o primeiro passo para curar alcoolismo é a própria pessoa ter força de vontade e reconhecer o seu problema. Será que a sua avó não poderia conversar com ele e de repente ameaçar de parar de sustentá-lo ? De repente se ele não tivesse moleza, ele reconheceria o problema. Tenho uma amiga que a mãe é alcoolatra e ela sofre muito. Mas se você não pode ajudar, cuida da sua vida e tente ser feliz. Boa sorte ! Que Deus te ilumine e ilumine seu pai!
2006-09-04 16:30:18
·
answer #11
·
answered by Aline 2
·
0⤊
0⤋