English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 respostas

O mercúrio (em homenagem ao planeta Mercúrio. O símbolo Hg vem do latim "hydrargyrum" que significa prata líquida) é um elemento químico, símbolo Hg, número atômico 80 (80 prótons e 80 elétrons) e massa atómica 200,5 uma. À temperatura ambiente, o mercúrio encontra-se no estado líquido.

Pertence ao grupo 2B (metais de transição), família do zinco, na tabela periódica. Sua temperatura de fusão é -38,87º C e entra em ebulição a 356,9ºC.

Descoberto ainda na Grécia antiga, foi um dos primeiros elementos estudados e tem sido de interesse para os estudantes de química desde os dias da alquimia até a atualidade. Pode ser usado em termômetros, barômetros, lâmpadas, medicamentos, espelhos, detonadores, corantes e outros.

Geralmente quem foi intoxicado pelo vapor do mercúrio pode apresentar sintomas como dor de estômago, diarréia, tremores, depressão, ansiedade, gosto de metal na boca, dentes moles com inflamação e sangramento nas gengivas, insônia, falhas de memória e fraqueza muscular, nervosismo, mudanças de humor, agressividade, dificuldade de prestar atenção e até demência. Mas pode contaminar-se também através de ingestão. No sistema nervoso, o produto tem efeitos desastrosos, podendo dar causa a lesões leves e até à vida vegetativa ou à morte, conforme a concentração.

O nome e simbolo do mercúrio é proveniente de hidrargirio, hoje em desuso, que por sua vez procede do latim hidrargirium e de hydrargyrus, que é proveniente do grego hydrargyros (hydor = água e argyros = prata).

A jazida mais importante de mercúrio é o cinábrio cujas maiores reservas minerais são encontradas na Espanha, nas minas de Almadén.

O mercúrio pode estar associado com hidrocarbonetos gasosos e líquidos (petróleo, betumes) e também com jazidas de carvão mineral. É um elemento de origem profunda (manto terrestre) que possivelmente ascende na forma de metil ou dimetil mercúrio. Também possui relação com gás hélio. Nos depósitos vulcanogênicos, quando há disponibilidade de enxofre pode precipitar como sulfeto de mercúrio (HgS) que é o cinábrio.

2006-09-04 08:15:57 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Mercúrio


--------------------------------------------------------------------------------
O mercúrio encontra-se no estado nativo com bastante frequência e por vezes nos locais mais inesperados. De facto, em algumas regiões montanhosas de Espanha encontrou-se mercúrio no fundo de poços. O mercúrio já era conhecido na Antiguidade pelos Chineses e Indianos. Também se encontrou mercúrio em túmulos egípcios que datam de meados do segundo milénio antes de Cristo. Os investigadores julgam que o único minério de mercúrio conhecido dos Antigos era o cinábrio. Teofrasto (300 a.C.) descreveu o método que se utilizava para obter o mercúrio a partir do cinábrio, por meio da interacção deste com o cobre e com o vinagre.

Aristóteles chamava ao mercúrio "prata líquida" e Dioscórides denominava este elemento "água de prata", o que justifica o nome latino do mercúrio: hydrargyrus.

2006-09-04 15:23:23 · answer #2 · answered by John - Se chamarem digam que saí 7 · 0 0

holha esta é bastante facil, o elementeo eo Ariconkrê que na lingua karajá significa (*****,*****) este elemento é super importante, pois sé não o fizer causara um grande prubelma a sua saúde, então se passa mercuruio na bunda, é este elemento vai se solidificar!
rsrsrsrsrsrs

2006-09-04 15:18:19 · answer #3 · answered by Rápres 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers