DECT
O DECT (Digital European Cordless Telecommunications) foi desenvolvido como uma interface flexível para fornecer serviços de telecommunicações para altas densidades de usuários em picocélulas. O padrão é voltado para aplicações tais como telefonia sem fio doméstica, Teleponto, PBXs e RLLs. Este suporta múltiplos canais portadores para voz e transmissão de dados (que podem ser inicializados e liberados durante uma chamada), handover, registro de localização, e paginação. Funcionalmente o DECT está mais perto dos sistemas celulares do que os sistemas clássicos de telefonia sem fio. No entanto, a interface para a rede PSTN ou ISDN permanece a mesma que é utilizada para um PBX ou um telefone com fio.
O DECT utiliza TDMA e TDD com 12 slots por portadora em cada direção. Uma estação-base DECT, assim pode suportar várias unidades móveis com um único transceiver. Ainda mais, vários slots podem ser alocados para uma única chamada, de forma a suportar taxas de tranasmissão mais altas. A alocação de slots flexível tanto em uma direção quanto em outra, permite o ajuste de tráfego assimétrico quando necessário. Na implementação inicial, 10 portadoras na faixa de frequência de 1880-1900 MHz estão alocadas. O serviço básico de voz utiliza a mesma codificação ADPCM a 32 kb/s do CT2.
Um elemento chave do DECT é a suas estratégias de "confinamento de interferência" e "impedimento de interferência". A primeira involve a concentração de interferência em pequenos elementos de tempo-frequência mesmo pagando o preço de perda de robustez. A segunda estratégia implica no impedimento de slots de tempo-frequência com um nível significativo de interferência através de um handover para um outro slot na mesma ou em outra estação-base. Esta é uma abordagem poderosa para operação não coordenada de estações-base, visto que a interferência causada por uma unidade móvel se aproximando da estação-base pode alcançar um nível em que não seja mais possível recuperar o sinal.. Em um sistema celular, a operação de handover ocorre segundo estas circunstâncias. No DECT, isto somente é possível se a unidade móvel estrangeira possuir direitos de acesso.
O fato de o DECT ter sido desenvolvido para operar em uma ambiente não coordenado, significa, entre outras coisas, que as estações base não precisam estar sincronizadas. Vários mecanismos, incluindo campos para sincronização e paridade permitem a detecção de colisões deslizantes e a iniciação de ações corretivas tais como handover. A informação de sobre direitos de acesso, capacidade da estação-base, mensagens de paginação etc, é multiplexada em um único canal de controle de cada transmissão ativa para otimizar a utilização do transmissor da estação-base para obter robustez. O problema de uma frequência de chaveamento inadequada no sintetizador da estação-base é considerado através de uma lista de slots "cegos". Devido a alta taxa de sinalização (1152 kb/s) e a correspondente banda larga , tanto equalização quanto diversidade de antenas são necessários para utilizar o DECT em microcélulas mais dispersivas (aplicações de Teleponto ou RLL). Finalmente, uma estrutura multiquadro, a qual permite um modo de suspensão para o aparato de mão para conservar a bateria.
Para flexibilidade e larga aplicabilidade, o DECT segue o modelo de referência OSI, e permite uma série para adições proprietárias e alternativas, o qual em particular inclui a possibilidade de especificar protocolos para as subcamadas MAC e LLC, e para a camada de rede.
Na Europa, o primeiro sistema DECT está sendo implantado, primeiramente para uso em negócios e doméstico. Portanto, observa-se que o DECT é um padrão flexível para fornecer um conjunto grande de serviços em pequenas células.
2006-09-07 15:41:38
·
answer #1
·
answered by Efeoitomeia 4
·
1⤊
0⤋
Digital Enhanced Cordless Telephone
(Telefone sem Fio Digital Aprimorado)
2006-09-05 10:18:36
·
answer #3
·
answered by Lawrence 2
·
0⤊
0⤋