Creio que são aqueles gominhos no caule da rosa/roseira, de onde se tiram novas mudas. Não sei nada de jardinagem mas percebi que quando vão se plantar roseiras, cortam-se alguns pedaços da planta de determinada maneira, isto é, onde se encontram as gemas, para obter novas plantas. Espero ter ajudado de algum modo!
2006-09-04 05:09:41
·
answer #1
·
answered by Speranza 1
·
0⤊
0⤋
A gemas, são os brotinhos axilares que a planta emite para produzir um novo galho.
Nas gemas encontramos o tecido meristemático, que vai originar diversos tipos de células, como se fossem células tronco.
2006-09-07 15:47:03
·
answer #2
·
answered by Raquel P 3
·
0⤊
0⤋
deve ser o nucleo da planta
2006-09-06 20:36:55
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
Nesse link você encontra tudo que procura!!!
2006-09-06 15:57:18
·
answer #4
·
answered by joaoalbuquerque 6
·
0⤊
0⤋
São aqueles esporões que tem nos caules e que servem para novos enxertos.
2006-09-04 12:25:58
·
answer #5
·
answered by souzamacedo 4
·
0⤊
0⤋
Sistema de Ramificação
Em muitas plantas, como nas Monocotiledôneas, o caule normalmente não se ramifica, como exemplificam as palmeiras em suas grande maioria. Entretanto, na generalidade dos vegetais Dicotiledôneas, a ramificação caulinar obedece as leis da simetria. Em muitas Monocotiledôneas, segundo alguns autores, não há formação de ramos porque a gema terminal possui grande atividade e utiliza as substâncias nutritivas disponíveis, ao benefício do crescimento longitudinal da planta. Todavia, as dracenas, os coqueiro-de-vênus (Cordyline sp.) e pinhão-de-madagascar (Pandanus utilis),e outras fazem exceção e habitualmente se ramificam. A ramificação no pinhão-de-mandagáscar é por dicotomia.
Entre as Dicotiledôneas encontramos o mamoeiro, cujo caule é geralmente simples, entretanto, podemos provocar a sua ramificação suprimindo a gema terminal ou então seciona-la longitudinalmente. Os ramos provêm do desenvolvimento dos gomos ou gemas; estas podem se achar localizada nas axilas das folhas ou fora delas, recebendo as denominações de axilares ou extra-axilares, respectivamente.
Distinguimos para os caules dois tipos de ramificação:
Dicotômica - na ramificação dicotômica (dicótomo, dividido em dois), a gema terminal ou apical bifurca-se constituindo dois vértices de crescimento equivalente e que produzirão dois ramos os quais, por seu turno quando desenvolvidos apresentarão também a gema terminal bifurcada, resultando mais dois ramos e assim sucessivamente. A dicotomia é então chamada bípara, encontra-se na licopódio (Lycopodium clavatum ) e no Jasmim-manga (Plumeria lutea).pode ocorrer que uma das gemas se desenvolva e a outra não, resultando apenas um ramo. Quanto as algas não produzirem caules, mas sim talos estes podem também dividir por dicotomia, como na Dictyota dichotoma. Muito legal ;-) Mel
2006-09-04 12:12:32
·
answer #6
·
answered by MEL 5
·
0⤊
0⤋