Os Imãs São compostos essencialmente da combinação físico química de ÓXIDO DE FERRO (Fe2 O3) com Óxidos Metálicos, tais como: Óxido de Níquel (NiO), Óxido de Mangânes (Mn O2 ), Óxido de Zinco (Zn O), Óxido de Bário (Ba O) ou Óxido de Estrôncio (Sr O), entre outros e manufaturados com o processo metalúrgico do pó.
Estes óxidos transformados em carbonatos de bário (BaCO3) e estrôncio (SrCO3), são devidamente misturados ao óxido de ferro (Fe2 O3), em proporções estequiométricas adequadas, são calcinados, moídos, moldados nas formas desejadas e/ou sinterizados em fornos especiais, onde adquirem suas características finais dimensionais e físico-magnéticas, dependendo também de sua cristalografia e estrutura magnética.
2006-09-04 04:23:57
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
Materiais Magnéticos e não magnéticos
Os ímãs tem duas extremidades denominadas de "polo sul" e "polo norte", simplesmente representados pelas letra N e S. Imaginemos, agora, dois ímãs encostados como mostra a figura 2. Neste caso, os dois ímãs se comportam como um ímã grande. Podemos prosseguir construindo, através de emendas, ímãs de tamanho cada vez maior. Por outro lado, podemos fazer o contrário, ou seja, quebrar um ímã transformando-o em dois.
Se continuarmos dividindo os pedaços obteremos imãzinhos cada vez menores. Até quando podemos fazer isto ? O limite desta divisão são peças de tamanho microscópico chamadas de "domínios magnéticos", sendo este o ponto a que podemos chegar. Para entendermos o que se passa no interior de um domínio magnético precisaríamos nos aprofundar no estudo da Física Atômica.
A maioria dos corpos não possui domínios magnéticos - são corpos não magnéticos, Entretanto, o ferro e o níquel (este em menor escala) têm estes domínios magnéticos. São os corpos magnetizáveis ou "ferro magnéticos".
O que acontece na magnetização ?
O ferro não magnetizado tem os seus domínios magnéticos distribuídos de forma caótica. Se colocarmos este pedaço perto de um ímã grande, todos os domínios se orientam e o pedaço funciona como ímã.
E se afastarmos o ímã externo ?
Há duas possibilidades:
1. Se for ferro puro, o pedaço volta ao estado caótico - não é mais um ímã.
2. Se for aço ou ferrite (cerâmica), criamos um ímã permanente.
No primeiro caso, denominamos o material que volta ao seu estado natural (caótico) de material magneticamente macio. No segundo caso, os materiais são denominados magneticamente duros.
Temos exemplos de materiais magneticamente duros em nossas casas. Por exemplo, uma tesoura (feita de aço) ao entrar em contato com um ímã torna-se um outro ímã. A agulha que utilizamos em nossa experiência tembém é outro exemplo. Porém, também pode ocorrer o contrário, ou seja, ímãs permanentes perdem seu poder de magnetização. Isto pode ser feito através de um golpe ou alta temperatura.
2006-09-07 11:39:30
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
resulta de cargas eletricas em movimentos e nos dias de hoje grande de energia eletrica
2006-09-06 20:55:23
·
answer #3
·
answered by juliana 1
·
0⤊
0⤋
Os materiais ferromagnéticos, como o ferro, tem em sua estrutura molecular pequenos imãs que estão normalmente desorganizados. Quando se aproxima um imã de um pedaço de ferro os imãs elementares do ferro se alinham segundo o campo do imã e então os dois se atraem.
Alguns metais como o cobre e o estanho têm os imãs elementares mas estes não se alinham, não havendo então a atração. Estes são materiais chamados de paramagnéticos.
Existem ainda os materiais diamagnéticos, como o alumínio - que diga-se de passagem não é um metal, é uma cerâmica - que não permitem a passagem deste campo magnético.
2006-09-05 16:41:21
·
answer #4
·
answered by Julio 5
·
0⤊
0⤋
O Ferro, como todo material chamado ferromagnético, possui grande ordenação nos spins dos seus elétrons e por isto é muito sujeito a campos magnéticos. Já outros metais, ditos paramagnéticos, possuem uma grande desorganização nos spins dos seus elétrons e por isto não são sujeitos a campos magnéticos. A explicação é que um campo magnético aplicado sobre um material ferromagnético atrai ou repele a grande maioria de seus átomos, enquanto um campo magnético aplicado sobre um material paramagnético atrai metade dos átomos enquanto repele a outra metade, criando um efeito nulo no final.
2006-09-05 13:49:12
·
answer #5
·
answered by Astal 2
·
0⤊
1⤋
Porque ele é teimoso
2006-09-04 11:50:35
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Detalhadamente não dá porque eu escreveria a tarde toda!!!
Mas posso tentar te guiar para a resposta. os compostos que possuem as propriedades de um ímã sao chamados de ferromagnéticos. Os compostos metálicos (é claro) podem ter essa propriedade, basta te alétrons desemparelhados nos orbitais "d" e seus spins se alinharem, formando assim um campo eletromagnético em torno da substância. Não são todos os metais de transição que fazer isso!
é mais ou menos isso, Ok!
espero ter ajudado!
2006-09-04 11:41:19
·
answer #7
·
answered by viniquimica 4
·
0⤊
1⤋