As respostas estão boas e se complementam ( não se excluem mutuamente).
Gostaria de acrescentar o que ouvi no meu tempo de exército, da atuação das forças armadas desde Duque de caxias, até uma versão apresentada por um livro atribuído a humberto de campos no "pós-mortem" , da interferência do "outro plano" em nossa formação ( que nunca poderá ser comprovado cientificamente).
Temos ainda a comunidade dos países de língua portuguesa.
Acho muito interessante os livros e traduções feitas em portugal de obras francesas.
De tudo que foi apresentado me chamou a atenção a "falta de atrito"do Brasil com outras nações e você me perdoe emporcalhar a nossa discussão,mas me dá raiva a postura de Fernando henrique cardoso(fhc) e de seu amigo pessoal o luiz inácio da silva ( lula) de militarizar as nossas relações com as outras nações com o intuito do Brasil participar do conselho de segurança da onu, mandando tropas brasileiras para áreas conflagradas no mundo ( recebam os dois o meu repúdio).
Acho também que o fhc e o lula sofrem chantagem das grandes potencias para mandarmos os nossos soldados para lá e depois pesarem na folha de pagamento do exército por 50 ou 60 anos( incluindo seus sucessores. Direito deles, mas me coloco contra esses dois que mandam nossos filhos para a guerra).
Voltando ao eixo da tua pergunta, acho importante estimular esse intercâmbio entre os países de língua portuguesa e a TV globo e demais emissoras exercem um papel muito importante nesse intercâmbio.
2006-09-09 15:09:12
·
answer #1
·
answered by vitor m 6
·
0⤊
0⤋
exterminando quase por completo a cultura das populações existentes antes do descobrimento
2006-09-06 03:58:50
·
answer #2
·
answered by moisesfalcao 3
·
1⤊
0⤋
Muitos criticam a Coroa Portuguesa e querem com isso sujar a nossa história. A verdade é que foi graças à ela ( A Coroa qdo por D.Pedro se instalou no Brasil para fugir de Napoleão) nosso país é o que é. A Coroa conseguiu muitos feitos, desde manter o tamanho, fiscalizar as fronteiras, guardar as costas marítimas das inúmeras tentativas de invasão, manter a unidade - enquanto todo o resto da América Sul Espanhola brigava para se instalar a República - a missão da Coroa foi cumprida. Sem dizer da riqueza que se acumulou em nosso território provenientes das negociações imperiais com outras nações. Por tudo isso, dessas realizações, batalhas, inserções nas matas virgens, o Brasil é o qué, do tamanho que é. Não foi influenciado por outras culturas, outras linguas, outros povos, a não ser pelos selvagens( índios ) e alguns poucos holandeses e espanhóis que aqui se instalaram, assim permanecendo o português como língua oficial, mal falado, é verdade, mas sempre português.
2006-09-03 15:46:41
·
answer #3
·
answered by Doug 2
·
2⤊
1⤋
Foi uma das únicas coisas bôas que os portugueses, deixaram para nós e, é por isto que o Brasil, ainda, é Brasil. De Norte a Sul de Leste a Oeste, falamos o mesmo idioma, com algum regionalismo, bem entendivel por todos.
2016-12-14 17:39:29
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
SE souber, me fale...
2006-09-11 13:28:55
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acho que resumindo ai a coisa ,foram os imigrantes portugueses que se espalharam por este Brasilsão e espalharam a língua.Mesmo em regiões que receberam outras etnias o português prevaleceu por ser a língua oficial da coroa ,e os representantes dela em cada região lógico eram portugueses.creio que foi assim.Só não estou certa sobre o homogêneo ,que não me parece muito.
2006-09-09 17:33:44
·
answer #6
·
answered by susi_gaucha 7
·
0⤊
0⤋
Os portugueses não são muito grandes de corpo, mas são muito grandes de alma. Este abençoado e maravilhoso Brasil, foi ocupado por gente de alma grande e de muito amor.
E esse amor é que fez do Brasil uma lingua absolutamente portuguesa, com um "sotaque" que exala muito mais amor do que a própria lingua portuguesa e fez do Brasil o páis mais amado em todo o mundo.
Já viajei por quase todo o mundo. Nunca, absolutamente nunca ouvi falar mal do Brasil a não ser de alguns aspectos inflados pela mídia sensacionalista que não são diferentes dos aspectos desses mesmos países.
2006-09-08 00:35:12
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Digamos que não existe um responsável sob o ponto de vista de uma pessoa que tenha sido uma espécie de "fiscalizador ou implantador da lingua"no Brasil.
A unidade de lingua está diretamente relacionada a meu ver à integridade regional do Brasil, e esta integração e unidade territorial deu-se a meu ver principalmente por um projeto político e econômico das elites portugueses e da oligarquia agrária brasileira, que sob o manto da exploração econômica da mão de obra escrava, uniu-se e manteve-se refratária às reformas que ocorriam na america espanhola.
Desde a Independência, até a Renuncia de D Pedro I, e a Regência enquanto D. Pedro II ainda era menor, muitas foram as revoltas separatistas abafadas pelas forças do Império, com vistas a preservar a unidade do Reino do Brasil (como chamou-se após a Independência)
Entretanto entre os fatores sociais mais significativos eu colocaria a manutenção da escravidão, sob o comando das oligarquias rurais, com interesses econ6omicos convergentes como o grande elemento que permitiu manter esta oligarquia aderida aos interesses da Corte.
Com a integridade geográfica preservada e sob o domínio de uma cultura essencialmente portuguesa, preservou-se a lingua.
2006-09-05 09:15:49
·
answer #8
·
answered by Ponto de Vista 3
·
0⤊
0⤋
A REDE GLOBO
2006-09-04 07:35:40
·
answer #9
·
answered by ang4 3
·
0⤊
0⤋
Foi através das capitanias hereditárias. Todas eram governadas por portugueses e estes exigiam que se falasse o idioma de sua terra natal.
2006-09-03 16:48:42
·
answer #10
·
answered by SmileCat 4
·
0⤊
0⤋