English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-03 14:46:52 · 13 respostas · perguntado por mariana m 2 em Artes e Humanidades Filosofia

13 respostas

Sim! A evoluçao tem, sim, a ver com a reencarnação.
As experiências obtidas através do corpo físico, da matéria, são transmitidas ao corpo astral e ao espirito (podemos chamar de alma, são vários níveis, entretanto.) que as incorpora.
O espírito reencarnante guarda suas experiência positivas e negativas numa espécie de "DNA" espiritual que se acopla na junção ou união com o DNA material ou físico, formado pela matriz materna e paterna.
O ser novamente mergulhado na densidade da matéria deve agora seguir novo curso de vida, modificando sua estrutura íntima através de experienciações íntimas e modelando-se: pelo familiar, pelo social e pelas informações recebidas do Plano Divino.
No momento da concepção, quando se une o "DNA" espiritual ao DNA físico, uma energia chamada de Ylaia, inicia o percurso separando as duas unidades (espiritual e material): é o início da vida da material e o começo da morte... esse "programa" vai sendo cumprido e se interrompe quando da morte do indivíduo. Todas as formas de vida, conturbadas ou não; total ou parcialmente, ou não, voltadas para o bem, Têem anotações neste "sistema de gravação de um programa" na alma. São pontos de " nós cármicos". Podem funcionar como "virus" no programa em desenvolvimento, ou como "sistemas benfazejos" no computador humano. Os nós cármicos, quando existentes, em determinada fase do programa, conduzem o indivíduo a "fragilidades" que só são superadas através de uma "negociação" (na falta de uma palavra melhor. Deus não negocia, porém sabe quando o indivíduo se esforça por melhorar) por obras meritórias ou preces. Quando então o "nó cármico" pode ser cumprido de forma menos dolorosa.
Assim, determinado ser que traz um pesado carma adquirido em vida (não necessariamente a imediatamente anterior) por ter cometido um homicídio, guarda no seu "DNA" espiritual um nó ou marca que lhe apresentará uma fragilidade a ser superada quando em nova vida. Possivelmente em determinada idade estará distraído, apresentará estar à beira de uma guerra íntima, verdadeiro turbilhão de pensamentos. Nessa ocasião poderá se interpor ou participar de uma briga, dum assalto, estar num acidente por excesso de velocidade, por distração dele ou de outrém ( por exemplos), e virá a falecer. Cumprindo-se uma determinação que êle mesmo fez por merecer. Se entretanto, procura bons ambientes (pois que numa Igreja, qualquer que for, dificilmente será encontrado por maus pensamentos e rixas..), ou praticando o bem, cuidando de uma família, de um amor que cative (mesmo qualquer amor. Eis que até o amor entre pessoas e amantes, é de melhor resultado) produz "pontos" adicionais, ou que chamaremos então de "anti-virus", que amainam os nós cármicos. Isto resulta porque O Criador não nos fêz para o sofrimento. Este sim, o sofrimento, é que nos impomos sucessivamente até que encontremos e entendamos a Lei do Amor que tudo modifica e liberta da "roda das encarnações sucessivas".
A cada encarnação, e retorno ao plano espiritual, temos um reencontro com nossa consciência e "eu superior" em formação. Quando formamos o julgamento dos atos cometidos: num fôro íntimo, com determinado peso; no fôro social; e no Fôro Divino. Para tanto, as potestantes celestes estão a orientar o ser em evoluçao e o conduzem amorosamente para o encontro de si próprio.
Por exemplo: O indíviduo reconhece que na vida matou alguém. Sua consciência ou julgamento no plano individual, poderá dizer que matou mas que fora necessário por se tratar de legítima defesa ou ou porque estivera num ato de hostilidade entre nações. Dessa forma poderá ser inocentado, ou quase, no plano individual. Mas guardará nós carmicos no plano social (quando rencarnará com um carma nulo no plano individual; e guardará para ser superado, um ponto negativo no plano social que será resgatado no grupo de almas do país a que for conduzido). Entretanto, e veja bem, no Plano Divino ou Cósmico, matar sempre é crime, independente das convenções humanas ou sociais, gerando um carma a ser acertado com o Plano Cósmico ou Divino.
Há um dado interessante a ser explorado, indivíduos que participaram das navegações e pilharam os indígenas; que produziram a escravatura negra; e mesmo estiveram na Guerra do Paraguai: O resultado hoje é um país que guarda um carma social de laborosa transformação pelo sofrimento, quando a criminalidade e banditismo invadem as casas dos indivíduos particularmente e abalam as instituições do Estado no social. Os bandidos e marginais de hoje são os sacrificados pelo passado numa sociedade que não lhes deu a necessária evolução. e hoje retornam cobrando um carma ou dívida para com os indivíduos e ao corpo social da nação. Somente o perdão libertar-nos-á da roda de acertos.
A construção do país Brasil do terceiro milênio ainda está em curso...
Vemos e ouvimos diariamente nos noticiários, pessoas aparentemente descomprometidas com o fato de hoje, morrendo ou sofrendo, através de uma fragilidade social que lhes resgata no plano individual e comunitário. Antigos navegantes, donos de escravos, guerreiros ou insufladores passados da discórdia, retornam hoje como empresários/as, gente de sucesso e que, por vezes, não compreendemos como puderam estar no lugar errado e na hora errada... Desastres e acertos coletivos são frequentes: incêndios, aviões que caem... E numa ignorância enorme nos perguntamos diante do sofrimento: onde estava Deus que não viu ou evitou isso?... Mas Êle, Deus, estava, está e estará lá, sempre. E felizes somos os que acertamos naquela morte, aparentemente sem razão (aos nossos olhos humanos), finalmente, um compromisso de antanho.
Hoje acerta o pais compromisssos do passado, porém gera dívidas mais sutís no campo político-administrativo.

A cada vez que baixamos ou renascemos num novo corpo humano, temos um aprendizado a fazer e levamos para uma próxima vida espiritual as experiências que obtivemos. Posteriormente, voltamos melhorados a um novo corpo físico. Voltamos melhorados também por experiências no "espaço", ou mundo espiritual, que soma-se ao aprendizado na vida material de outrora. A beleza e docilidade das formas humanas vão se tornando mais salientes e o ser humano já difere um pouco do seu ancestral antepassado guerrreiro ou das cavernas. É como, dito por Alan Kardec, nos Livro dos Espíritos, um corpo dentro da caixa de sapatos que a muda e se modifica também.
Ninguém regride ou involui. Nosso destino é ir para junto do Cristo Divino, nosso Mestre e Guia Maior, eis que "nenhuma ovelha se perderá".
Temos hoje a maravilhosa Doutrina Cristã Renovada, que junto com conhecimentos milenares dos hinduístas e budistas nos dão a palavra do Consolador Prometido. Vamos ser conscientes de que acertamos nosso passado, aprendendo no presente, para formar nosso futuro. O "Ceu" é o limite...
Se você não acreditar que reencarnação tem a ver com evolução, ou mesmo se não acreditar nem em uma nem em outra, não faz mal. Hoje você pensa de um jeito e amanhã poderá ser diferente. Mas Ore sempre, faça o bem quanto puder. Nunca faça aos outros o que não gostaria para si. Esse é o padrão. Não tome de ninguém, nem no material nem no moral... Os escândalos individuais ou dos grupos de hoje, de qualquer natureza, serão acertados. No plano do ego, que cursamos agora, existe débito e crédito (entendeu?). Nesse nosso estágio de desenvolvimento, tudo tem um custo. Mesmo se você tem mais de uma camisa, alguém, num ponto ou tempo longínquo poderá estar sem a camisa a que deveria ter ou que lhe competeria. Porque neste plano os recursos são enormes, mas são finitos.
Ame e procure servir sempre. Só se chega ao Cristo Divino através do amor e da humildade ( duas das disciplinas que aprendemos, na Terra e no espaço, e que são eliminatórias para passar de ano).
Sorria para a vida, Deus nos quer para sermos felizes e, de um jeito ou de outro, estaremos subindo a "escada de Jacó"... Milhões de anos após hoje e seremos candidatos a Anjos.

É um tema que eu gosto muito. Li e leio vários livros a respeito. Muuuita coisa bonita poderá encontrar através de livros numa banca ou Livraria Espírita, através dos Rosa-crucianos, dos Teosofista... e de muitos outros irmãos do Bem que estão na terra como faróis ou luminares divinos.
Se gosta de ler, procure inicialmente O Livro dos Espíritos de Alan Kardec e uma Síntese da Doutrina Secreta, de Helena Blavatisk. Não é nada proibido e só vai engrandecê-lo/a.

Se quizer, escreva para indioventania@yahoo..... etc. (sou eu, não estranhe a alcunha)
Um abração, fraterno e carinhoso do Tupy

2006-09-03 16:46:51 · answer #1 · answered by Tupy 5 · 0 0

se assim for o pt aida nao se reencarnou nenhuma vez

2006-09-03 14:54:06 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Concordo com o rami, pois Deus nos colocou no mundo para progredir, e se morrêssemos tendo encarnado uma vez só, jamais iríamos para o "céu" prometido pelas religiões, porque mesmo que vivêssemos 200 ou 300 anos não teríamos atingido a perfeição suficiente para chegar diante de Deus como pretendem. A REENCARNAÇÃO É A MAIOR PROVA DA JUSTIÇA DIVINA. Pois tanta gente sofre sem aparentemente ter feito mal a niguem, onde estaria a justiça de Deus, se não existisse a reencarnação? O Mestre disse: para entrar no reino do céu é preciso NASCER DE NOVO.

2006-09-04 17:01:12 · answer #3 · answered by Muniz de Meriti 3 · 0 0

Ía depender muito, bastante. Se acreditasse em deus, falaria que a reencarnação seria uma evolução do espírito. As pessoas que estão numa vida boa, vamos falar diretamente e na real, seu espírito evoluiu com o passar dos tempos. Verdadeiramente como, por exemplo, um mendigo, e ele morre, Seu espírito em uma outra vida, poderá ser um outro mendigo e receber ajuda de alguém, seu espírito se evoliui aos poucos com esta ajuda, em seguida começa a ter conhecimentos. Depois de um tempo morre de novo. Na outra vida poderá não ser, mas pode acontecer, um mendigo, mas sim alguém já numa família um pouco melhor. Assim sucessivamente até uma alta evolução. Não vou entrar em detalhes. Mas é neste caminho, claro que, se deus existisse. Beleza?

2006-09-04 12:30:26 · answer #4 · answered by Dhàncköhr 2 · 0 0

a evolução espiritual só será alcançada através de muitas encarnações.Ninguém verá o reino dos céus sem nascer novamente, palavras de Jesus..

2006-09-04 07:29:37 · answer #5 · answered by rami 7 · 0 0

Com certeza, pois precisamos passar por provações para no fim tirarmos uma coisa boa, e passando por várias reencarnções, adquirimos experiência para enfim, nos tornarmos um ser de luz.. isto só não ocorre quando a pessoa se recusa a não aceitar a evolção e aí vira um tempo perdido. Mas se a pessoa se tornar melhor a cada passagem, isto só lhe fará bem!

2006-09-03 16:08:40 · answer #6 · answered by danielfsantos 1 · 0 0

NESSA ALTURA DO CAMPEONATO (CAMPEONATO DE QUE?) ACHO QUE ESTOU FICANDO DOIDO DE TANTO RESPONDER PERGUNTAS, JÁ NEM SEI MAIS EM QUE ACREDITAR POR CULPA DOS RELIGIOSOS.

NÃO ACREDITO NA REENCARNAÇÃO, MAS MEDITO SOBRE ESSA POSSIBILIDADE.

2006-09-03 15:46:07 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Mariana a mente é arrogante e coloca a culpa na carne (físico) por ela ser fraca ou no espírito que não é evoluído, mas na verdade é ela que só percebe 180 graus de luz e os outros 180 graus ela apenas conjectura de qual seria a resposta certa, note também a confusão que a mente faz quando ocorre uma compatibilidade genética entre dois seres gerando uma química de pele e ela confunde com amor, e ainda diz estar apaixonada e não percebendo que é apenas uma compatibilidade para que a evolução se processe no fisco perfeitamente e ainda não percebendo que é o espírito que fornece o verdadeiro amor quando ele se expressa através dos seus períodos de união, virtudes e valores para que conjuntamente com esta compatibilidade física e torne uma evolução mais perfeita entre os seres. Então você pode perceber que reencarnação é mais uma ilusão da mente para justificar a sua pouca luz perante o espírito e ainda cria todo os tipos de subterfúgios nas mentes mais espertas para através destes meios ou ilusões subjugar as outras mentes mais desavisadas. Espero que você tenha uma mente flexível para perceber novas visões de expressões dos argumentos dentro de uma etapa de evolução no Universo.

De minha autoria
Verdade é apenas um instrumento de justificativa que tudo existe e possui os seus argumentos em expressão em três dimensões, física mental e espiritual, mas a verdade não julga porque quem a assume somos nos e não é ela que nos assume como verdades.
Então se você perceber esta justificativa do que é verdade vai te responder o seguinte que é só uma questão de escolha do que é verdade.

De minha autoria: provérbio da mente
Inocente é a mente que acha que sofrendo vai aprender,
E Arrogante é a mente que mesmo sofrendo não aprende,
Porque as respostas verdadeiras só pertence ao espírito (união, virtudes e valores).
Um grande abraço

2006-09-03 15:37:51 · answer #8 · answered by filosofo 6 · 0 0

Segundo os Espiritualista, a cada reencarnação, mais evoluímos.... Como nao podemos provar , porque somos matéria e nao nos é dado o poder de sabere sim so crer no espírito...então...ficamos nessa né... acreditar naquilo que pode nos fazer bem...

2006-09-03 14:54:29 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

sinceramente o mestre não entendeu a pergunta...

2006-09-03 14:50:14 · answer #10 · answered by ILHA_BRASILIA 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers