Quem disse que chamar afro brasileiro de negro é racismo?
Negra é a etinia da pessoa! Eu sou negra e gosto de ser chamada assim!
Racismo é me chamarem de moreninha.
2006-09-03 14:36:50
·
answer #1
·
answered by Nineevon 4
·
1⤊
0⤋
Com o sistema de cotas o governo oficializou o racismo. Portanto, a discriminação étnica é legal, pelo menos até haja uma lei sobre dois peso e duas medidas, que possa resolver este imbróglio.
2006-09-03 21:51:48
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
porque loira-burra é elogio.
2006-09-03 21:36:38
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Mas o afro-brasileiro não é o negro? O racismo não está na palavra negro. Chamar um negro de afro-descendente e negar-lhe um emprego por causa da sua cor é racismo.Racismo é falar pejorativamente ou tratar de maneira diferente uma pessoa por ser negra. Meu ex namorado tinha dois amigos negros e ele chamava ambos de "negão" e eles não se sentiam ofendidos porque eram chamados assim por amizade mesmo. O racismo está na intenção de ofender ou na estupidez de se achar superior devido a cor da pele. Ao chamar uma loira de burra, não é e nunca será racismo pq loira não é a raça (etnia) mas a cor do cabelo, e como já foi dito é discriminação, ou burrice mesmo, porque cor de cabelo não modifica o caráter das pessoas, assim como a cor da pele também não interfere. Na verdade acredito que todos saibam que essa história de loira ser burra é lenda ou foi inventada por alguém que não tinha o que fazer, por isso nem me importo quando me chamam assim ou fazem piada de loira.
2006-09-03 22:50:07
·
answer #4
·
answered by Elisângela 2
·
0⤊
0⤋
Acho um saco isso! Fico muito chateada porque isso é preconceito sim. Discriminar a inteligência de uma pessoa pela cor dos seus cabelos já passou do limite da brincadeira, virou motivo para deboche e constrangimentos. Sou loura e no meu avatar só está castanho porque não gostei dos tons que apareceram para usar.
Gostei do que Nineevon disse, até porque a palavra negro ou negra é muito sonora, soa forte aos ouvidos e transmite mesmo a idéia de raça forte, determinada, lutadora, é mensagem de raça, no sentido de garra. Sou professora de português e considero essa palavra na literatura de uma enorme expressividade. Eu era recém formada e um aluno fez um poema com essa palavra ( negra ), não guardei uma cópia e hoje me arrependo, mas ele escreveu algo como vértebra, sustentação e proteção, esteio; era lindíssimo. Acho horrível ter que dizer afrobrasileiro, porque isso não define raça, é adjetivo pátrio e a pátria dos negros brasileiros é o BRASIL. Todos eles são brasileiros como qualquer um de nós. Quanto às louras... fico triste.
2006-09-03 22:20:03
·
answer #5
·
answered by Belinha 7
·
0⤊
0⤋
Nunca ouvi falar que chamar alguém de negro é racismo...
Quanto ao loira burra, pode até ser uma forma de racismo, mas enfim, sabemos que é um absurdo porque as loiras (verdadeiras) ocupam as posições mais altas na pirâmide social então elas não ficam encucadas com esse tipo de acusação, como o negro ficaria. Além do mais não existe nenhuma chance de que esse preconceito contra loiras tenha algum resultado prático como por exemplo: sofre violência física, não conseguir um emprego, ser barrada na porta de um clube, ser confundida com um ladrão, etc. Portanto é muito menos danoso.
Mas é claro que dizer que "loira é burra" é algo rude e ignorante que nenhuma pessoa de bom senso deveria dizer.
2006-09-03 22:06:09
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
acho no primeiro caso e racismo e no segundo casa eh preconceito.
Mas as duas coisas sao abominaveis...
2006-09-03 21:55:37
·
answer #7
·
answered by My_tra 4
·
0⤊
0⤋
Concordo que isso também é preconceito.
Em função disso, fui injustiçada porque respondi que todos tínhamos um certo preconceito e excluíram minha resposta a respeito disto. Mas continuo achando que quando somos vítimas de preconceito, devemos antes repensar nossos preconceitos também.
2006-09-03 21:50:55
·
answer #8
·
answered by Inconformada 3
·
0⤊
0⤋
bem sou loira e detsto quando alguem me chama de burra isso é falta de respeito, mas vai ver que é porque o negro sofre preconceito desde muito tempo e hoje fica dificil de assumir um negro como gente pois depois o preconceito vai ser com vc. nao sei se me entendeu
mas o povo brasileiro é muito antigo nesse aspecto o negro tambem é gente poxa
xau.. boa pergunta
2006-09-03 21:50:30
·
answer #9
·
answered by Mari 2
·
0⤊
0⤋
Não seria um racismo, dado que a cor dos cabelos, principalmente hoje em dia, não está ligada à raça (às origens) da pessoa.
Mas é sim um tipo de discriminação preconceituosa, e que deve ser abolido.
As comunidades afro lutam para se desvencilhar de um peso histórico ligado à escravidão e a tudo que isso representa.
Por isso a indignação sobre a discriminação racial ligada a afro-descendentes parece ser mais legitima que com qualquer outra raça... não se vê um camarada loiro, branco e alto que todos chama de alemão ou "bicho-d'água" entrando com um processo na justiça... pode até ser que aconteça.. mas são muito mais raros e pouco noticiados.
Assim como chamar um japonês de "japoronga" ou mesmo um coreano ou chinês de "japa" não pareça ser tão ofensivo quanto se chamar um afro-brasileiro de negro.
Mas tudo isso também depende do indivíduo a quem se chama de negro, japoronga e bicho-d'água... Há afro-descendentes que não se importam e até usam camisetas: "100% negro"... há os que se ofendam... ah... e claro, depende muito da intonação que se usa para falar... há casos em que se percebe a brincadeira, e há casos em que fica patente a intenção de ofender...
2006-09-03 21:48:40
·
answer #10
·
answered by FIS 2
·
0⤊
0⤋