English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-03 13:25:34 · 3 respostas · perguntado por 7 em Artes e Humanidades História

3 respostas

Hieróglifo ou Hieroglifo é cada um dos sinais da escrita de antigas civilizações, tais como os Egípcios e os Maias. Também se aplica a qualquer escrita de difícil interpretação ou enigmática.

Deve-se a Jean-François Champollion a decifração dos hieróglifos egípcios.

Hieróglifos egípcios
Hieróglifo é um termo que junta duas palavras gregas: hierós "sagrado", e glyphós "escrita". Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais "sagrados".

A escrita hieroglífica constitui provavelmente o mais antigo sistema organizado de escrita no mundo, e era vocacionada principalmente para inscrições formais nas paredes de templos e túmulos. Com o tempo evoluiu para formas mais simplificadas, como o Hierático, uma variante mais cursiva que se podia pintar em papiros ou placas de barro, e ainda mais tarde, com a influência grega crescente no Oriente Próximo, a escrita evoluiu para o Demótico, fase em que os hieróglifos iniciais ficaram bastante estilizados, havendo mesmo a inclusão de alguns sinais gregos na escrita.

Uso ao longo dos tempos
Os hieróglifos foram usados durante um período de 3500 anos para escrever a antiga língua do povo egípcio.

Existem inscrições desde antes de 3000 a.C. até 24 de Agosto de 394, data aparente da última inscrição hieroglífica, numa pedra descoberta na Ilha de Philae.

Constituíam uma escrita monumental e religiosa, pois eram usados nas paredes dos templos, túmulos, etc. Existem poucas evidências de outras utilizações.

Durante os mais de 3 milénios em que foram usados, os egípcios inventaram cerca de 6900 sinais. Um texto escrito nas épocas dinásticas não continha mais do que 700 sinais, mas no final desta civilização já eram usados milhares de hieróglifos, o que complicava muito a leitura, sendo isso mais um dos fatores que tornavam impraticável o seu uso e levaram ao seu desaparecimento.

Quando e como desapareceram os hieróglifos
Com a invasão de vários povos estrangeiros ao longo da sua história, a língua e escrita locais foram se alterando, incorporando novos elementos. Fatores decisivos foram a introdução das línguas grega e romana, com a conquista pelos respectivos impérios. Também o cristianismo, ao negar a religião politeísta local, contribuiu bastante para que o conhecimento desta escrita se perdesse, no século V depois de Cristo. Tudo o que estava relacionado com os antigos deuses egípcios era considerado pagão, e portanto, proibido.

No caso dos Maias, vastas bibliotecas foram queimadas pelos padres espanhóis em sua iracunda luta pela conversão do povo conquistado à religião católica, restando apenas registros hieroglíficos gravados em estelas, monumentos ou edifícios feitos de pedra, além de três pequenos livros e fragmentos de um quarto. Muitas incrições foram destruídas e tornadas ilegíveis.

Ainda vale mencionar que em 1822 um Europeu (françês) propôs que não necessariamente as imagens e simbolos utilizados querem dizer o que aparentemente representam , pois a lógica está exatamente na sequência de símbolos e não em sua abstração em si.

2006-09-03 13:31:44 · answer #1 · answered by Juliana P 2 · 0 0

Os hieroglifos diziam (e dizem até hoje) a história de seu povo. É só uma questão de grafia, assim como as escritas orientais. Parecem coisas estranhas,mas são usadas para os mesmos fins que usamos nosso alfabeto: para nos comunicarmos e para registrarmos nossa história. Um beijo no coração.

2006-09-03 20:35:48 · answer #2 · answered by BENTA F 3 · 0 0

Leia sobre a Pedra de Roseta..uma das maiores descobertas arqueológicas de todos os tempos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_de_Roseta

2006-09-03 20:28:52 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers