English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Qual a diferença da abelha operária e do zangão e como eles são criados pela abelha-rainha??

2006-09-03 12:18:45 · 8 respostas · perguntado por Diego Biondi 3 em Ciências e Matemática Zoologia

8 respostas

O zangão provém de ovos não fecundados e as operárias provêem de ovos fecudados igual ao que deu origem à rainha . A diferença entre a rainha e as operárias se deve ao fato da rainha ter sido alimentada com geléia real desde o período larval enquanto as operárias foram alimentadas com mel.
Em caso de morte da rainha, automaticamente as operárias passam a alimentar as larvas mais novas com geléia real e a a partir do nascimento da primeira, elas começam a matar as demais. Caso nasçam duas rainhas ao mesmo tempo, as duas lutam entre si até a morte de uma delas , sem interferência das operárias.
As operárias ainda se dividem em coletoras, guardas, e zeladoras.Segundo estudos, elas vão mudando de função com a idade, possivelmente controladas pelas taxas de hormônios!

2006-09-03 12:33:40 · answer #1 · answered by wolf_ir 5 · 0 0

A Abelha Rainha e o Zangão que fecunda a mesma. E Gera as operária que são asexuadas;

2006-09-03 19:44:39 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

A sociedade formada pelas abelhas melíferas (Apis mellifera) comporta três castas distintas: as operárias, a rainha e os machos ou zangões.

Uma colméia de abelhas melíferas pode conter de 30 mil a 40 mil operárias. São elas as grandes reponsáveis por todo o trabalho executado na colméia. As operárias transportam o mel e o pólen das celas de armazenamento para a rainha, zangões e larvas, alimentando-os. Produzem a cera para ampliar a colméia, limpam-na dos detritos e de companheiras mortas e doentes. Procuram, no exterior da colméia, o néctar e o pólen. Além disso, guardam e protegem a colméia.
As operárias vivem, em média, seis semanas. São todas fêmeas estéreis.

A rainha apresenta a mesma constituição genética que as operárias. A diferenciação entre elas se faz pelo, tipo de alimento recebido na fase de larva. Enquanto as larvas das futuras operárias recebem apenas mel e pólen, as larvas que se desenvolverão em rainhas são também alimentadas com secreções glandulares de operárias adultas. Essas secreções recebem o nome de geléia real.

Cada colméia de abelhas melíferas só tem uma rainha adulta. Esta controla as operárias graças a secreção de uma substância denominada feromônio. Essa substância se espalha por toda a colméia, passando de boca em boca. 0 feromônio inibe o desenvolvimento do ovário das operárias, impossibilitando-as de se tornarem rainhas.

Quando a rainha adulta abandona a sua colméia para construir uma nova, ela é seguida por cerca de metade das operárias. Inicialmente, esse novo grupo permanece enxameado durante alguns dias, em torno da rainha, num local ainda não definitivo. A seguir, o enxame se fixa em um abrigo apropriado. Uma nova colméia surgirá graças à produção de cera pelas operárias.

Na colméia antiga, aparece uma nova rainha e as que estavam em desenvolvimento são destruídas. Essa nova rainha, ao sair para o "vôo nupcial", libera o feromônio, que estimula os zangões a segui-Ia. Durante o vôo nupcial, a rainha é fecundada. Dependendo da espécie de abelha, a rainha poderá ser fecundada por apenas um zangão ou por vários.

A rainha, uma fez fecundada, volta à colméia, onde, após algum tempo, reiniciará a postura de ovos. Esta se prolongará por 5 a 7 anos. Os ovos fecundados originarão rainhas e operárias e os não fecundados, os zangões. Enquanto as rainhas e operárias são diplóides; ou 2n pois resultam de óvulos fecundados, os zangões são haplóides ou n.

Os zangões são alimentados da mesma forma que as operárias. Delas diferem por serem haplóides ou n. Os zangões originam-se de óvulos não fecundados, portanto, partenogeneticamente. São importantes no vôo nupcial, pois fertilizam a rainha nessa ocasião. Essa é a única atividade realizada pelos zangões; terminado o vôo nupcial, voltam também à colméia. Como são incapazes; de se alimentar sozinhos, são mortos a picadas pelas operárias ou expulsos da colméia, morrendo conseqüentemente, de inanição.

2006-09-03 19:24:28 · answer #3 · answered by Tsunami 5 · 0 0

É o sonho de muito político nesse país.
Tem a abelha-mãe ou rainha que não faz nada, ladeada por uma coorte de zangões que fazem nmenos ainda e o resto são abelhas-oprárias que só servem para trabalhar.
Como os nossos políticos adorariam que o povo fosse como as abelhas oprárias ! Só trabalhar, nunca questionar e trabalhar até morrer !

2006-09-03 19:23:27 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

sabe exite um hierarquia enorme, ha um porcentagem minima de abelhas rainhas em relação as operarias e as operarias trabalham em função da abelha rainha... em relação ao zangão de acordo com alguns criadores ele não é tão util na colméia não, ele simplesmente é o zangão rsrsrsrsrsr

2006-09-03 19:22:11 · answer #5 · answered by Janaína_ Valmir 2 · 0 0

A diferença entre a operária e o zangão é o bilau...
O zangão tem e a operária, não.

A abelha rainha não cria nenhum de seus filhotes. Ela tem as operárias para fazer isto.

2006-09-03 19:21:32 · answer #6 · answered by leviatanbaphomet 3 · 0 0

uma abelha rainha
e o resto tudo peão!

2006-09-03 19:20:07 · answer #7 · answered by Paulo Henrique 6 · 0 0

Ontem conversei com uma e ela disse que era: Formada na usp e era uma sociedade alternativa... viva viva viva... a Lei do forte essa é a nossa lei e a alegria do mundo.... R. S.

2006-09-04 14:10:38 · answer #8 · answered by John - Se chamarem digam que saí 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers