Espero que ajude
Corpo humano
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
CORPO HUMANO
Cinco sentidos
olfato | paladar | visão | tacto | audição
Aparelho digestivo
boca | faringe | esófago | estômago | intestino delgado | intestino grosso | ânus | fÃgado | pâncreas
Aparelho respiratório
fossas nasais | faringe | laringe | traquéia | brônquios | brônquiolos | alvéolo pulmonar
Aparelho circulatório
coração | artéria | veia | capilar | sangue
Aparelho urinário
rim | ureter | uretra
Sistema nervoso
cérebro | cerebelo | medula espinhal | meninges | bulbo raquidiano
Sistema endócrino
hipófise | paratireóide | tireóide | timo | supra-renais testÃculo | ovário
editar
O corpo humano é uma máquina biológica complexa, cujo funcionamento e constituição é quase inteiramente idêntico ao funcionamento e constituição dos corpos de outras espécies de animais, particularmente aquelas que estão evolucionariamente mais próximas do Homem (os mamÃferos, entre estes os primatas, e entre estes os macacos antropóides).
A fisiologia, para um melhor compreensão do funcionamento do corpo humano, divide o organismo em diversos sistemas ou aparelhos, constituÃdos por órgãos que funcionam em conjunto para realizar uma determinada função:
Sistema digestivo
Sistema respiratório
Sistema circulatório
Sistema reprodutor (masculino e feminino)
Sistema excretor
Sistema nervoso
Sistema Ãsseo
Sistema hematopoiético
Sistema muscular
Segue-se uma lista de artigos especÃficos sobre os diversos órgãos do corpo humano:
ânus
boca
brônquios
cabeça
faringe
lÃngua
pele
pênis
seios
traquéia
útero
vagina
A palavra corpo é uma das mais ricas da lÃngua portuguesa. O corpo sempre foi objeto de curiosidade por ser uma engrenagem misteriosa. Esse fato levou com que cada área do conhecimento humano apresentasse possÃveis definições para o corpo como seu objeto de estudo. Platão definiu o homem composto de corpo e alma. A teoria filosófica de Platão baseia-se fundamentamente na cisão entre dois mundos: o inteligÃvel da alma e o sensÃvel do corpo.
O pensamento platônico é essencial para a compreensão de toda uma linhagem filosófica que valoriza o mundo inteligÃvel em detrimento do sensÃvel. A alma é detentora da sabedoria e o corpo é a prisão quando a alma é dominada por ele, quando é incapaz de regrar os desejos e as tendências do mundo sensÃvel.
Foucault concebeu o corpo como o lugar de todas as interdições. Todas as regras sociais tendem a construir um corpo pelo aspecto de múltiplas determinações. Já para Lacan, o corpo é o espelho da mente e diz muito sobre nós mesmos. Para Nietzsche, só existe o corpo que somos; o vivido e este é mais surpreendente do que a alma de outrora (Vontade de Potência II).
Em Michel de Certeau, encontra-se o corpo como lugar de cristalização de todas as interdições e também o lugar de todas as liberdades. Georges Bataille definiu o corpo como uma coisa vil, submissa e servil tal como uma pedra ou um bocado de madeira.
Para Descartes, pregador do cartesianismo, o corpo enquanto organismo é uma máquina tanto que tem aparelhos, enquanto Espinosa, objetivando desconstruir o dualismo mente/corpo e outras oposições binárias do iluminismo como natureza/cultura, essência/construção social, concebe o corpo como tecido histórico e cultural da biologia.
Para o crÃtico literário Pardal Mallet, o autor empresta o seu próprio corpo para dar corpo ao seu texto e ao mesmo tempo cria dentro do texto outros corpos de pensonagens que transitam no discurso corporal romanesco, porque o texto também tem o seu corpo.
Júlia Kristeva e Nancy Chodorow, adeptadas da noção de construção social e da subjetividade, o corpo deve ser visto como forma positiva, marcando socialmente o masculino e o feminino. Para estas estudiosas essas categorias ajudam a entender a complexidade do ser humano.
Para Gilles Deleuze, um corpo pode ser controlável, já que a ele pode se atribuir sentidos lógicos. Afirmou este filósofo que somos "máquinas desejantes". Em sua teoria, ao discorrer sobre corpos-linguagem disse que o corpo "é linguagem porque pode ocultar a palavra e encobri-la". Ivaldo Bertazzo, dançarino, é um instrumento de vida. A descrição do corpo é psicomotora não é psÃquica, é uma união entre psiquismo e motricidade.
Para o terapeuta corporal Gilberto Pereira, o corpo é servo do ego. Para os religiosos que negligenciam o corpo no zelo pela alma, em busca do Eu Espiritual, ele não tem quase nenhuma serventia, embora se saiba que a BÃblia, como o maior livro de sabedoria do mundo, narra as passagens e ações de Cristo envolto na imagem corporal, até a nudez e a morte deste na cruz: mãos, pés, olhares e dorso são o corpo a revelar uma linguagem religiosa do sagrado para os filhos do mundo.
No âmbito anatômico e cientÃfico, o corpo é substância fÃsica ou estrutura de cada homem ou animal. Para a Biologia é um organismo vivo, composto de quenas unidades denominadas células e para a QuÃmica, é uma porção de matéria. Para a Astronomia, qualquer objeto natural perceptÃvel no céu: as estrelas são corpos celestes e para os esotéricos,o número 4 é aquele que molda as imagens do corpo.
Merleau-Ponty aludiu que o corpo é espelho de outro corpo. Sobre a metamorfose do corpo, Paul Valéry propôs o problema dos três corpos: o próprio corpo; o corpo reflexo, ponto narciso, inflexão que se relaciona com o entorno, do visto, do que vê e o corpo que é justamente os espaços insondáveis, tanto pela visão como pelo tato, função, fisiologia e funcionamento, universo microscópico, lÃquidos, liquefação.
A fenomenologia também concebe o ser no mundo emotivo, perceptÃvel e móvel. Em face desse entendimento, diz que o corpo adquiriu certa identidade, sobretudo no momento atual em que há uma crise do sujeito, do eu, da subjetividade que coloca em causa, até mesmo, ou antes de qualquer coisa, a corporeidade do indivÃduo, fazendo com que o corpo se torne, em conseqüência desse momento da sociedade, um "nó de múltiplos investimentos e inquietações" (SANTAELLA, 2004: 10).
A partir dos anos 70, a body art passou a incluir o corpo enquanto sujeito do espetáculo e da forma artÃstica em si. Com o impulso tecnológico, a partir dos anos 90, ocorreu uma maior auto-apropriação pelo artista do seu corpo e do corpo de outrem como sujeito e objeto da experiência estética. Todos os dias a televisão está estampando dentro de nossas casas "vinhetas" e aberturas de novelas com efeito digital, virtual e em espaço 3-D, mostrando performances corporais: o simulacro do corpo. Na atualidade o grande artista da mÃdia televisiva é Hans Donner, o inventor da mulata globeleza Valéria Valenssa, que o desposou e ao mesmo tempo a transformou em mulata virtual e sÃmbolo do carnaval carioca. Numa mágica corporal, tecnológica, midiática inéditas e criativas para a televisão brasileira. Criatura e criador integram o virtual.
O corpo ou os corpos – como se vê – não pode ser lido como uma idéia marcada de unidade. Devem, ser lidos como uma ampla rede de múltiplas combinações.
Assim, pode-se afirmar atrelando as definições da fenomenologia (que explica os estados do corpo) e da antropologia (ligada ao homem) que cada ser é um corpo no sentido social e cultural, ou seja, as experiências que se vivenciam a partir de valores relativos ao corpo fazem com que os corpos humanos sejam culturalmente construÃdos.
Muitos cientistas buscam a partir da descoberta do código do DNA a construção em laboratório de corpos em laboratório. à o que chamam de corpo biocibernético e de ciborgue, tais como corpo protético, corpo pós-orgânico, pós-biológico ou pós-humano.
[editar]
Números
O maior osso do corpo humano é o fêmur,localizado na coxa. O menor osso do corpo humano é Stapes, no canal auricular (audição) FAB.VIP
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo_humano"
Categorias de páginas: Anatomia
VistasArtigo Discussão Editar História Ferramentas pessoaisCriar conta | Entrar Navegação
Página principal
Portal comunitário
Eventos atuais
Mudanças recentes
Página aleatória
Portais
Ajuda
Donativos
Busca
Ferramentas
Artigos afluentes
Novidades relacionadas
Carregar arquivo
Carregar no Commons
Páginas especiais
Versão para impressão
Enlace permanente
Citar este artigo
Outras lÃnguas
Aragonés
Deutsch
English
Esperanto
Español
Eesti
ÙارسÛ
Français
×¢×ר×ת
Magyar
Ãslenska
Italiano
æ¥æ¬èª
íêµì´
Nederlands
Norsk (bokmål)
Polski
RomânÄ
Ð ÑÑÑкий
Simple English
SlovenÄina
SlovenÅ¡Äina
Svenska
УкÑаÑнÑÑка
ä¸æ
Bân-lâm-gú
Esta página foi modificada pela última vez em 01:16, 21 Agosto 2006. O texto desta página está sob a GNU Free Documentation License.
Os direitos autorais de todas as contribuições para a Wikipédia pertencem aos seus respectivos autores (mais informações em direitos autorais). PolÃtica de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais
2006-09-03 09:28:35
·
answer #7
·
answered by MariaCrissssss 7
·
0⤊
1⤋