Tudo depende do conceito que temos e levamos adiante.
Segundo alguns "estudiosos" o mesmo ainda faz e sempre fará parte do nosso sistema solar.
Todavia segundo os mesmos, não é um considerado mais um planeta como os demais: Terra, Mercurio, Venus, etc.
E o correto é "parte" e não pate, como Plutão e não plutao.
Considerando que os antigos astrólogos e adivinhos, como Nostradumus previu coisas de milênios à sua frente, após a sua morte; e enfluciado por Plutão, também, não vejo que a desqualificação de planeta para planeta anão; irá influir em nossas vidas.
É como se o Ministério da Educação e Cultura (para não dizer "Curtura") dissesse que o ch sairia de nosso alfabeto; e a partir de agora toda palavra somente seria aceita como "X".
Então chá seria xá. E chícara seria xícara.
PS.:Se algum deputado ler isto, bem que vai incluir em sua pauta. Pois assim, estará pensando que melhorará o ensino no Brasil.... Hehehe.... O que não é de duvidar, vindo de tantos semi-analfabetos.
2006-09-03 10:39:44
·
answer #1
·
answered by Paranoico 4
·
0⤊
1⤋
Continua fazendo parte do Sistema Solar. Para deixar de fazer parte do sistema solar, ele teria que ser ejetado para fora dele, ou "cair no Sol", e nenhuma destas coisas aconteceu com ele.
O que aconteceu foi que os astrônomos se reuniram e chegaram à conclusão que para um corpo ser chamado de planeta ele tem que atender a três critérios:
1. ele tem que orbitar uma estrela, sem ser uma estrela ou um satélite;
2. ele tem que ter massa suficiente para ter a forma esférica;
3. ele tem que ser o corpo dominante na sua órbita.
Plutão não atende ao terceiro critério, já que ele cruza a órbita de Netuno. Por isto não é mais classificado como planeta, mas como planeta-anão.
A decisão será revista em 2009.
2006-09-03 18:48:15
·
answer #2
·
answered by Sr Americo 7
·
1⤊
0⤋
A definição de planeta a ser adotada pela União Astronômica Internacional (IAU) deverá reduzir de nove para oito o número de planetas do Sistema Solar, ao trocar a categoria de Plutão para, provavelmente, "planeta anão".
Assim afirmou nesta quarta-feira Junachi Watanabe, porta-voz do Observatório Nacional de Astronomia japonês e membro do "Comitê da IAU para a Definição de um Planeta".
"O Sistema Solar terá oito planetas e pelo menos dois planetas anões", disse Watanabe, mas não adiantou qual será a definição do que é um planeta e que deverá ser votada, quinta-feira, pela Assembléia Geral da IAU.
"Amanhã, será divulgada uma nova definição do que é um planeta", disse o especialista, após afirmar que "Plutão foi excluído".
O especialista disse que a IAU - árbitro da nomenclatura espacial desde sua fundação, em 1919 - rejeitou a proposta mais considerada até agora e divulgada na semana passada, a de adotar uma definição que mantivesse Plutão como planeta.
O projeto teria levado à ampliação do Sistema Solar para doze planetas, porque, além de Plutão, seria acrescentado pelo menos três novos: Ceres, Caronte e o corpo UB313, ainda sem nome oficial, mas chamado Xena por seu descobridor, Mike Brown.
Nos últimos dias, vinha crescendo a oposição, entre cientistas importantes, à proposta que dá status planetário a Plutão, Caronte, Xena e Ceres. O próprio Brown se manifestou contra.
Uma das propostas que excluem Plutão se vale do conceito de "dominância gravitacional": para ser um planeta, o corpo precisaria ser, claramente, o maior do seu domínio orbital. Plutão, que tem um grande satélite, Caronte, ficaria de fora, assim como Ceres (que está no cinturão de asteróides) e Xena (que faz parte do cinturão de Kuiper).
Agora Ceres continuaria sendo um asteróide, Caronte seguiria como satélite de Plutão, e Xena também seria um "planeta anão".
Os astrônomos do mundo estão há dois anos em meio a intensos debates para determinar uma definição, depois que Brown descobriu UBS313, em 2003, situado a 14,550 bilhões de quilômetros da Terra, que abriu o problema sobre se devia ser reconhecido como planeta, dado que é maior que Plutão.
Segundo Watanabe, o problema apareceu porque até agora não havia uma definição científica do que é um planeta.
Em todo caso, os astrônomos estariam admitindo agora que houve um erro quando se concedeu a Plutão a categoria de planeta em 1930, e no futuro poderiam incluir outros corpos semelhantes sob a denominação de "planeta plutônico" ou "plutoniano".
Seria adiada também a 17ª Assembléia Geral da IAU, convocada no Rio de Janeiro para 2009, a escolha de um nome oficial para o corpo UB313.
2006-09-07 10:39:13
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
brasileiro e **** mesmo
foi so um ir pro espaço q um planeta ja sumiu!!
kkkkkkkkkkk
2006-09-06 23:17:46
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sim faz. O sistema solar é composto de todos os planetas e luas que são atraídos pela força gravitacional do nosso Sol.
2006-09-05 21:52:46
·
answer #5
·
answered by mogliaugusto 2
·
0⤊
0⤋
tudo que está na galaxia faz parte do sistema solar,plutão só não é planeta como pensavam apesar de galileu ter tantado provar desde antes
2006-09-05 00:42:41
·
answer #6
·
answered by nininha 2
·
0⤊
0⤋
Sim ele faz parte do sistema solar so porque ele agora foi clasificado como planeta anao nao significa que ele nao faça mais parte do sistema solar.
2006-09-04 09:45:49
·
answer #7
·
answered by ♥NAI LILY♥ 6
·
0⤊
0⤋
Sim.
2006-09-04 09:19:01
·
answer #8
·
answered by astrorei, carioca e busólogo 6
·
0⤊
0⤋
Fazia, mas os kras lá nao sei da onde disseram que não faz mais.
2006-09-04 08:58:42
·
answer #9
·
answered by Aline C 2
·
0⤊
0⤋
a palavra é parte e não como você escreveu. Sim apesar de ele ser um inferno light
2006-09-04 02:28:16
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sim.Mais os cientistas pretendem retirá-lo do cargo pelo acaso de achar um astro maior que ele,e assim ser considerado um planeta.A dúvida deles é: Retirar plutão!?Ou,Adicionar o outro e deixar plutão?!.Agora basta os cientistas decidirem
2006-09-03 17:33:44
·
answer #11
·
answered by juliana_3d 1
·
0⤊
0⤋