English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-03 09:04:42 · 6 respostas · perguntado por hugo w 1 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

6 respostas

Fui buscar informação pois, nunca ouvi falar desta sindrome.As crianças ao nascerem apresentam choro igual ao miado de um gato, daí o nome. Além disto aparecem deformações no cromossomo 5, desta forma também é conhecida como sindrome cinco. Enfim é muito parecida pelo que li com a sindrome de Down, lógico a criança desenvolve outras anomalias diferentes da de Down. Obrigada pela informação. Beijos

2006-09-03 09:23:31 · answer #1 · answered by Cinderela 3 · 0 0

A síndrome do miado de gato, na qual há uma deleção do braço curto do cromossomo 5, recebeu sua denominação porque o choro de um lactente afetado assemelha-se ao miado de um gato. É responsável por 1% dos pacientes com retardamento mental institucionalizados. A aparência facial, vista na Fig.6, é distintiva, com microcefalia, hipertelorismo, inclinação antimongolóide das fissuras palpebrais, pregas epicânticas, orelhas de implantação baixa, às vezes com apêndices pré-auriculares, e micrognatia.

A maioria dos casos da síndrome do miado de gato é esporádica, mas l0 a 15% dos pacientes são filhos de portadores de translocação. A Fig.7 mostra um heredograma ilustrativo.

2006-09-05 23:51:53 · answer #2 · answered by adericleverson 7 · 0 0

A dote respondeu certinho parabens...

2006-09-03 16:51:34 · answer #3 · answered by kmilinhaisis 3 · 0 0

Em 1963, o Dr. Lejeune na França descobriu a Síndrome do Miado de Gato. Foi dado este nome devido ao choro característico lamentoso, muito similar ao de um pequeno gato em sofrimento.Este sintoma está associado a uma malformação da laringe. Outras malformações características envolvem a cabeça e face. A síndrome do miado de gato é uma anomalia cromossômica, causada pela deleção (quebra) da perna curta do cromossomo 5. Por isso é também chamada de síndrome 5 p - (menos). A estimativa calculada pelos bancos de dados internacionais é de que 1 em 50.000 crianças nascem com síndrome do miado de gato no mundo. Esta síndrome na maioria das vezes, não é herdada dos pais, somente em 20% dos casos. Esses casos são causados pela translocação equilibrada nos cromossomos de um dos pais (material genético de um cromossomo que se uniu a outro). As pessoas com translocações equilibradas são perfeitamente normais porque nenhum material genético foi perdido, assim sendo, provavelmente não saberão que são portadores até que tenham uma criança afetada com a síndrome na família.

CARACTERISTICAS

Choro característico logo ao nascer parecendo um miado de gato.

Peso baixo ao nascimento, apesar de estarem no período certo gestacional.

Hipotonia (tônus muscular deficiente).

Atraso nos desenvolvimentos cognitivo e motor.

Microcefalia (cabeça pequena)

Cara redonda em forma de lua

Alguns nascem com problemas cardíacos e/ou renais.

Epicanto.

Prega única na palma da mão.

Orelhas mais baixas que a linha do nariz.

Dedos longos.

Crianças com síndrome do miado de gato têm algum grau de déficit cognitivo, variando de moderado a severo, com um quociente de inteligência geralmente inferior a 20. Isso afeta em muito suas vida porque levarão muito mais tempo para aprender. Associado a isto, eles têm tônus muscular fraco, e algumas coisas se tornam muito difíceis. Porém, eles vão aprender ao longo da vida.
A aquisição da fala é um grande problema. A fala é atrasada, e para muitas crianças com síndrome do miado de gato dependendo da dificuldade, poderão nunca falar. Entretanto, compreendem o que falam, e se comunicam muito bem, da sua maneira (usando seus próprios signos de linguagem) ou usando sinais, placas, cartazes, fotos etc...
Muitos bebês têm muitas dificuldades de alimentação como pouca força para mamar, ou problemas de refluxo. Algumas crianças mais velhas podem ter dificuldade em mastigar, necessitando que todo o alimento seja preparado com uma consistência adequada.
Demoram para aprender a andar. As crianças do síndrome do miado de gato freqüentemente têm um caminhar desajeitado e parecem inábeis. As habilidades motoras finas são atrasadas também, embora algumas crianças estejam conseguindo aprender a escrever.As crianças com síndrome do miado de gato têm dificuldade no treinamento do controle de suas necessidades fisiológicas. Muitas pessoas com síndrome do miado de gato têm prisão de ventre. A maioria de adultos poderá controlar seu cuidado pessoal com uma supervisão mínima.

Muitos bebês e crianças com síndrome do miado de gato têm um sono agitado, mas isto melhora com idade. Muitas crianças com síndrome do miado de gato podem ter problemas de comportamento. Eles podem ser hiperativos, balançam muito a cabeça, podem até dar mordidas ou se beliscarem. Alguns desenvolvem obsessões com determinados objetos. Muitos têm um fascínio por cabelo e não podem resistir a puxá-lo.

É muito difícil predizer como cada criança em particular se desenvolverá, pois isso não está apenas relacionado à quantidade de material genético que foi perdida, mas também a estímulos cognitivos, motores e principalmente muito amor de todos os que a cercam.
Uma anomalia genética não pode ser curada ainda neste momento. Mas quem sabe com o acelerado desenvolvimento desta área da Ciência (Genoma-estudo de todos os genes). Podemos ter esperança!

Assim sendo depende de todas as pessoas que convivem com as crianças com síndrome do miado de gato para ajudá-las a se desenvolverem em tudo que for possível. A estimulação precoce é necessária, o tratamento fisioterapêutico, fonoaudiológico e terapêutico ocupacional é imprescindível desde muito cedo. É muito importante que todos lhes dêem muito amor e confiança.

Parece que tudo é muito difícil, entretanto as crianças com síndrome do miado de gato, que foram tratadas com amor e carinho são felizes, saudáveis e sociais. Amam a vida e nos ensinam muito.

Ensinam a ver a vida de uma outra forma, com muito mais vontade de romper todos os desafios que nos são colocados pela frente.

2006-09-03 16:15:08 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 1

deve estar associado a fala de certas mulheres na faixa de 15 a 25 anos que falam tudo assim assim assim....que nem gato miando

2006-09-03 16:11:18 · answer #5 · answered by Cherry c 6 · 0 0

a pessoa que tem medo de miado? srs

2006-09-03 16:08:47 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers