Ola!
O proprio Fernando Meirelles esta lancando um livro que se chama "Biografia prematura" sobre sua vida.
Nome Verdadeiro: Fernando Meirelles
Data de Nascimento: 09/11/1955
Nacionalidade: São Paulo, SP, Brasil
Web Sites: Ficha do artista no IMDB
Biografia:
Fernando Meirelles foi recentemente indicado ao Oscar de Melhor Diretor por CIDADE DE DEUS. A adaptação para o cinema do romance de Paulo Lins, Cidade de Deus, co-produzida pela Video Filmes de Walter Salles, também recebeu indicações ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (Braulio Mantovani), Melhor Direção de Fotografia (César Charlone) e Melhor Montagem (Daniel Rezende). O filme arrebatou mais de 50 prêmios em todo o mundo.
Nascido no Brasil, onde cursou a universidade USP, Meirelles se formou em Arquitetura. Na escola, fez suas primeiras produções experimentais, usando equipamento no formato U-Matic com uma equipe composta de amigos. Os projetos resultantes venceram vários prêmios nos festivais de vídeo independente do país.
Com o mesmo grupo de amigos, fundou o estúdio inovador Olhar Eletrônico, dando vida nova à televisão brasileira nos anos 1980. Durante uma década, o grupo produziu vários programas para redes de televisão. Em 1989, ele criou e dirigiu o popular programa infantil Rá-Tim-Bum, para a TVE, rede de televisão pública brasileira. A série de 190 episódios recebeu Medalha de Ouro no New York Film and Television Festival, além de vários outros prêmios.
Começou, então, a dirigir comerciais e filmes promocionais. Seu estúdio independente, O2 Filmes, tornou-se o maior do Brasil e, num período de dez anos, recebeu os mais importantes prêmios nacionais e internacionais, incluindo cinco Leões de Cannes, vários Clio e nove prêmios de Profissional do Ano.
Em 1997, Meirelles dirigiu seu primeiro longa-metragem, O MENINO MALUQUINHO, com Fabrizia *****. Em 2000, dirigiu ?Palace II?, episódio da série de televisão Brava Gente Brasileira como um ?ensaio? para CIDADE DE DEUS. ?Palace II? foi remontado como um curta-metragem e conquistou o prêmio de Melhor Curta-Metragem na Panorama Section do Festival de Berlim de 2002, entre outros prêmios. Também em 2000, dirigiu seu segundo longa, DOMÉSTICAS, com o diretor Nando Olival, que foi selecionado para competir no Festival Internacional de Cinema de Roterdã. Em seguida ao sucesso de CIDADE DE DEUS, a O2 Filmes se associou à Rede Globo de Televisão para produzir cinco episódios por ano da série de televisão Cidade dos Homens. Meirelles produziu todos os episódios do programa e também dirigiu alguns deles.
Ele está desenvolvendo um novo filme, INTOLERANCE, e está produzindo filmes para diretores brasileiros estreantes.
Filmes no Acervo:
Ator
Diretor
Cidade De Deus
Cidade Dos Homens - Primeira Temporada Completa
Domésticas, - O Filme
Jardineiro Fiel, O
RESUMO SOBRE O LIVRO DO DIRETOR:
Como quer saber um pouco a respeito achei esse texto sobre o livro.
Por que não se pode contar a própria história quando se está no auge da carreira? Até mesmo porque uma vida tem várias etapas, e muitos momentos importantes. Principalmente a de um cineasta como Fernando Meirelles que, com relutância, concordou em relatar sua biografia prematura, que ficou mais de um ano em trabalho, nas mãos de Maria do Rosário Caetano (que também biografou João Batista de Andrade para a Coleção Aplauso), uma das mais apaixonadas e competentes jornalistas especializadas em cinema brasileiro.
Mas a verdade é que, por enquanto, poucos ainda conhecem a trajetória deste cineasta paulistano que compartilha com Hector Babenco, a honra de serem os dois únicos brasileiros indicados ao Oscar da Academia, na categoria de Melhor Diretor. Com muito humor, sem nunca se levar a sério, mas sempre demonstrando lealdade e autocrítica, Fernando relembra sua infância, seus tempos de faculdade de Arquitetura, do Olhar Eletrônico e o repórter Ernesto Varela, os primeiros curtas e longas, a produtora O2, e o imenso sucesso de Cidade de Deus, primeiro em Cannes e depois no mundo inteiro.
É uma leitura fascinante, num livro inteligente mas despretensioso, que registra o momento em que o diretor consegue sucesso internacional com seu primeiro trabalho no exterior, O Jardineiro Fiel (The Constant Gardener), baseado em livro de John Le Carré. Mais um trabalho de registro de memória da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
2006-09-03 09:55:02
·
answer #1
·
answered by Mishka F 2
·
0⤊
0⤋