várias são as respostas:
1o.) porque o analfabeto não tem, infelizmente, consciência política (se a grande maioria dos "letrados" não tem, o analfabeto então...)
2o.) Porque educação é uma solução a médio e longo prazo. Você não coloca uma criança na escola e um mês depois ela está pronta para a faculdade! demanda-se de, pelo menos, 10 anos de estudo no mínimo, se não for fazer o superior, porque se for são 15 anos de estudo, em média. Um pai pode esperar seu filho estudar 15 anos, se ele precisa de ajuda para botar comida dentro de casa amanhã?
Infelizmente, para poder ver uma geração inteira se formando sob seu regime educacional, Cristovam Buarque teria que se eleger presidente por 4 mandatos consecutivos. Isso é legalmente impossível. Como todo político que assume carrega consigo seu "staff", cada um que entra ignora o que o outro fez e recomeça o jogo. E com isso temos o sistema educacional que temos hoje: uma baderna.
Além do mais, analfabeto pode ser um desfavorecido socialmente...mas não é burro. Ele tem consciência de quando seu filho não está aprendendo nada na escola, de quando só vai para "comer merenda". Ele pode não saber aferir isso, por não saber ler nem escrever, mas sabe muito bem que, se depois de um ano fazendo a 4a. série, a criança ainda não consegue fazer continhas básicas como a do mercado ou da padaria, é porque tem algo errado. Ele só não sabe dizer o quê, E daí vem o grande crime:
Não adianta uma plataforma colocando todas as crianças na escola, se elas não conseguem sequer serem alfabetizadas, por causa de um sistema chamado "aprovação automática" nas séries iniciais. Se aprendendo ou não, a criança vai passar, porque ela vai ter trabalho de estudar? Vontade de aprender?
E daí nascem esta geração de monstros que estamos fazendo, os "analfabetos funcionais", que frequentaram (e frequentam) a escola mas lêem silabando e escrevem seus nomes com letras minúsculas, e ainda acham isso uma vitória.
Beijos. Lú
2006-09-04 06:20:16
·
answer #1
·
answered by SeRel 4
·
0⤊
0⤋
Olha, o Cristovam Buarque foi um péssimo Ministro da Educação. Ele acabou com um trabalho de 8 anos do Paulo Renato que, mal ou bem, movimentou a pasta da Educação. Eu tinha muitaaas esperanças nele na época que foi Ministro, pois tinha um discurso superbacana, mas foi uma decepção.
2006-09-03 20:26:28
·
answer #2
·
answered by marihlyn2003 2
·
0⤊
0⤋
Porque o povão ignorante quando escuta um candidado dizendo que vai melhorar as escolas e outro candidato dizendo que vai dar dinheiro para o filho estudar ele vai querer o dinheiro.
A gente ve esses pobres fazendo filhos e mais filhos apenas para ganhar mais dinheiro usando eles para pedir dinheiro nos sinais.
Essa gente sem EDUCAÇÃO não tem noção das coisas.
2006-09-02 23:14:30
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Por que será heim?!
2006-09-02 20:45:11
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Os analfabetos não entendem o que ele fala, ele não fala para o povão, acho que é por aí.....
2006-09-02 20:42:30
·
answer #5
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
0⤋
É como o mito da Caverna de Platão.
O homem está amarrado e amordaçado; obrigado a ver a sombra da realidade que até então acreditamos ser a verdade.
Como falar da importância da educação para alguém que tem necessidades mais básicas a suprir e urgentes como a alimentação, em muitos casos.
Estou de acordo que a Educação é o caminho certo apesar de não votar em Cristóvão.
2006-09-02 20:34:14
·
answer #6
·
answered by Algorítmico (Cavaleiro Marginal) 2
·
0⤊
0⤋
Se uma pessoa se diz a favor da educaçao, náo quer dizer que ela vai conseguir resolver todos os problemas relativos a esse complexo tema. Para alguém ser um bom político precisa antes de tudo ser um bom administrador e ter jogo de cintura, precisa fazer em vez de apenas falar, precisa saber que tudo o que conseguir náo será sozinho, precisa ser convincente em suas idéias e ser carismático. Se ele for sincero, receberá muitos votos. Valeu, mano.
2006-09-02 20:33:08
·
answer #7
·
answered by Mano 1
·
0⤊
0⤋
Educação, amigo, não é a única saída para os "filhos do pobre". A educação é o maior presente que qualquer ser humano pode ter. Eu não sou eleitora do Cristóvão, ao menos ainda, mas ele está coberto de razão. Crianças educadas e bem educadas (com qualidade, bom salário para professores etc.) (e alimentadas na escola, porque sem alimento não se assimila nada) serão adultos que terão o discernimento entre o bem e o mal; que poderão se fazer por si próprios, sem depender de esmolas de políticos. Um dia, um povo educado não se venderá mais por migalhas. A educação é saída para o FUTURO DO PAÍS, TODOS NÓS, POBRES E RICOS... Quanto ao "apoio dos analfabetos", me dá licença, onde você ouviu isso? Eu vejo diariamente apoio de industriais; de analfabetos, nunca vi (gostaria de saber a tua fonte). Nem mesmo Lula tem apoio de analfabetos... são os industriais que o apoiam. Enfim, EDUCAÇÃO É FUTURO, NÃO PRETENDA QUE AS COISAS SE RESOLVAM EM PASSE DE MÁGICA. Gostei da tua pergunta... faça outras como essas
2006-09-02 20:32:28
·
answer #8
·
answered by CURIOSA PELA HISTÓRIA 2
·
0⤊
0⤋
Pq ele está apagado na mídia, não tem dinheiro para usar um espaço maior na propaganda, não é conhecido pelo trabalho que ele já desempenhou em outros estados, e não tem um partido forte, apenas por isso, se ele tivesse recursos e quem o ajudasse e apostasse nele, ele poderia estar concorrendo de igual pra igual com os demais candidatos.
2006-09-02 20:21:36
·
answer #9
·
answered by Loira_Oxi 4
·
0⤊
0⤋
Pq as pessoas naum estão preokupadas com a educação, mtos nem sabem q ela eh importante... Sem contar q os analfabetos nem sabem em kem estão votando.. vaum mais pelos brindes e pela opiniaum dos outros neh...
2006-09-02 20:20:30
·
answer #10
·
answered by Gabi 5
·
0⤊
0⤋