English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

sobre estudo do desing

2006-09-02 12:08:00 · 2 respostas · perguntado por mauricio s 1 em Artes e Humanidades Artes Visuais Outras - Artes Visuais

2 respostas

Pós-Guerra - Após a Segunda Guerra Mundial, e sobre os escombros da Europa, o assim chamado "american way of life", influenciou praticamente todas as áreas da vida e da cultura, música e arte, padrões de consumo e estilos de vida do planeta. O Plano Marshall norte-americano ajudou a reconstruir a Europa devastada pela guerra. Os países vencidos, a Alemanha, a Itália e o Japão, recuperavam a sua dinâmica industrial, era o "milagre económico". Enquanto o design americano estava decididamente orientado para o mercado, o design alemão tendia a ser intelectual e o design italiano mostrava jeito para a improvisação.
Saul Bass. Cartaz de um filme (1955).




Afirmação Italiana - A "linea italiana" mostrava ao mundo uma expressão internacional e um estilo de vida cosmopolita. Bebia-se café "espresso". Surgiam Vespas e Lambrettas e o Fiat 500. Pininfarina denunciava as formas poderosas do Alfa Romeo, o Lancia e o Ferrari. Os italianos tinham uma certa
Máquina de café expresso de Ponti (1948).
alegria na experimentação que os conduzia para formas dinâmicas e individualizadas. Os irmãos Castiglioni apresentavam assentos que não eram alheios ao conceito de ready-mades de Duchamp e nessa atitude faziam pressentir a vocação pós-moderna do design italiano.



Materiais Sintéticos e Baratos - Nos anos 1950, os laminados, como a formica, faziam a sua entrada no mercado, a sua utilização foi muito explorada no revestimento dos painéis contraplacados, dando um aspecto padronizado e muito colorido às superfícies do mobiliário barato que caracterizava o mercado de grande consumo.



Design Puro e Duro - Na Alemanha, tomavam-se medidas sérias para a promoção do design, os valores da simplicidade e do funcionalismo tinham tradição e rejeitavam-se tanto as tendências historicistas como as formas orgânicas. Na Alemanha, o lema era a Good Form. Esta não era só uma estética, era ao mesmo tempo um julgamento moral, um dogma que durou até aos anos 70 e que ajudou a criar a imagem duma tecnologia alemã objectiva, de qualidade, durável, ergonómica e funcional.

Dieter Rams. Sistema hi-fi.



Academia de Ulm - Max Bill foi o obreiro da Good Form. Foi ele o primeiro director da Academia de Design de Ulm (1953), uma academia pensada para ser uma sucessão da Bauhaus. Bill acreditava que o design desempenhava um importante papel social. A esta academia acorriam professores e alunos de todo o mundo. Tomás Maldonado foi outra figura da Academia de Ulm que exerceu uma respeitável influência no design industrial alemão. Maldonado, como teórico, rejeitava o papel da arte no design, esta posição levou à resignação de Max Bill. A Academia de Ulm chegou a trabalhar em estreita cooperação com empresas como a Braun. As ideias de produto da Braun eram adoptadas por empresas como a Siemens, AEG, Telefunken, Krups e outras. Apesar de ter encerrado em 1968, o neo-funcionalismo da Academia de Design de Ulm constituiu um modelo para o ensino do design moderno em muitas escolas de todo o mundo. Dieter Rams é talvez o designer industrial mais famoso que saiu da academia de Ulm.
Dieter Rams. Isqueiro.




Dogma - O design alemão dos anos 60 fez do funcionalismo da Good Form princípios estilísticos que ganharam a força do dogma. As suas repercussões expandiam-se por todo o mundo industrial. Mas o dogma iria ser criticado, as formas tinham-se tornado duras, muito angulares, os objectos pareciam menos imaginativos.

Bel Design - Em Itália, o que mais se aproximava da Good Form chamava-se Bel Design. Os produtos da Olivetti eram emblemáticos do melhor design industrial italiano. Muitos designers italianos distinguiam-se com clássicos tais como Marco Zanusso e a televisão portátil Aldol (1962), Ettore Sottsass e a máquina de escrever Valentine (1969). Mario Bellini ganhou o prémio Compasso d´Oro por seis vezes.


Mario Bellini . Calculadora de bolso (1970).
Ettore Sottsass. Máquina de escrever Valentine da Olivetti.


Hegemonia Criativa - Em 1972, a exposição "Italy: the New Domestic Landscape" no MOMA consagrava a hegemonia criativa do design italiano. Nesta exposição, o design mainstream e o antidesign iam lado a lado, elegância e experimentação, o clássico e o agitador.
Irmãos Castiglioni. Banco feito com assento de tractor (1957).

2006-09-03 13:09:03 · answer #1 · answered by regina o 7 · 0 0

A busca de expressões através da simetria,ultrapassando esses limites.

2006-09-02 13:00:58 · answer #2 · answered by LUCIA SOL 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers