BEM DE VIDA
Passos Lírio
Não há aspiração mais generalizada do que a de querer todo o mundo estar bem de vida, conquistar um lugar ao sol.
Todos se identificam quando pretendem melhorar de situação.
Discordâncias só as encontramos quanto à natureza das pretensões em vista, que, a bem dizer, variam de indivíduo para indivíduo.
De tal maneira divergem as opiniões, tão díspares entre si se apresentam, por vezes, que considerá-las sob o prisma dos particularismos importaria em pura perda de tempo.
Entendemos que, sobre o assunto, só poderemos falar em tese.
As mudanças para melhor fazem parte da ordem natural das coisas; estão na sua essência mesma. Se este princípio é verdadeiro, aplicado às formas animadas e inanimadas da Criação, muito mais o será em se tratando do reino hominal.
Somos homens, isto é, seres pensantes, inteligentes, racionais. Logo, temos os nossos problemas, e, dentro deles, as nossas aspirações.
Não podemos negar um fato que nos salta aos olhos pela sua própria evidência.
Negá-lo, nunca! Discuti-lo, sim. Melhor diríamos analisá-lo, apreciar-lhe as circunstâncias, as condições, os fatores de envolvimento, sob cujas influências agimos para decidir de nossa própria sorte.
Leitor, que diríamos de um doente que pretendesse participar de uma competição atlética, qualquer que fosse ela?
Taxá-lo-íamos de louco, pelo desatino da idéia.
Não é outra a situação dos que tentam forçar situações para melhorar de vida.
Pensam em disputar a posse de grandes proventos, decorrentes de empregos rendosos, de posições vantajosas, de cargos lucrativos, de negócios vultosos, sem se inquirirem se estão preparados espiritualmente para entrar no seu usufruto com lúcido discernimento das responsabilidades contraídas.
Têm o necessário; às vezes, além do necessário; todavia, querem mais, para maior complicação de suas vidas.
"Bem de vida estará, não propriamente quem melhora de situação material e, sim, o que se melhora a si mesmo, enriquecendo-se de virtudes, agigantando-se nos valores do Espírito"
Materialmente são proprietários de bens móveis e imóveis, de extensas fortunas; mas gostariam de ser até mesmo donos das nações de que são filhos e, se fora possível, do Planeta em que vivemos domiciliados.
Intelectualmente, também se acham dotados; no entanto, estimariam ofuscar quantas outras inteligências existem.
Como vemos, na base dos seus desejos está a ambição desmedida, desenfreada, absolutista.
Este o grande mal! Esta a autoflagelação de quem busca a infelicidade pelas próprias mãos, pedindo o que não pode, desejando o que não sabe, querendo o que não deve.
Pensam nos outros e em Deus quantos assim agem? Acreditamos que não pensam nem em si mesmos, pois, se o fizessem, não perderiam a honra para ganhar evidência, não sacrificariam a paz às intranqüilidades das especulações, não trocariam o céu interior pelo inferno das torturas morais, não se mostrariam refratários às coisas celestiais e eternas, para se chafurdarem nos pantanais das temporalidades letais do mundo.
Melhorarmo-nos com relação às exterioridades pode pouco ou quase nada representar. Melhorarmo-nos de dentro para fora, interiormente, intimamente - eis a questão, o ponto chave de nossa existência.
Bem de vida estará, não propriamente quem melhora de situação material e, sim, o que se melhora a si mesmo, crescendo em mentalidade superior, amealhando conhecimentos elevados, enriquecendo-se de virtudes, agigantando-se nos valores do Espírito.
De que nos serve sermos, hoje, o que não mais serremos amanhã? possuirmos, agora, o que nos será tirado depois? Job perdeu tudo o que tinha. Salomão findou seus dias despojado de todas as suas glórias.
Ao ensejo do assunto, convém vejamos se, ao pensar em subir, não estaremos descendo; ou se o melhor pretendido por nós não será, em realidade, o pior que nos sobrevirá; ou, ainda, se a nossa almejada vitória não representará deplorável derrota, lastimável perdição.
Homem bem de vida - situação problemática, quase sempre de desfecho suspeitoso, em nossa transitória existência terrena.
Homem de bem na vida - situação definida para consecução definitiva do verdadeiro objetivo de nossa destinação eterna. Esta a causa e a meta de nossa permanência na Crosta Planetária e à qual tanto importa estejamos deveras atentos e de todo empenhados em conquistar.
(página da revista REFORMADOR, março, 1997)
2006-09-04 10:22:11
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋