O OLHO MÁGICO
Fernando J.G. Marinho
O leitor, certamente, já teve a oportunidade de sugerir a um amigo que não perdesse o filme X, que não deixasse de assistir a peça Y ou que procurasse ler o livro Z. Como é curiosa essa nossa vontade de passar adiante aquilo que nos impressiona favoravelmente! Às vezes, nosso entusiasmo por determinado tema chega a tal ponto, que nos esquecemos das diferenças individuais e nos tornamos inconvenientes. Ficamos tão fascinados ao percebermos determinados aspectos da realidade, que chegamos a nos perturbar diante da incapacidade de outras pessoas enxergarem essa mesma realidade como nós o fazemos.
Há tempos, tomei conhecimento da existência dos livros da série "Olho Mágico". Fiquei impressionado com a extraordinária novidade. Para quem ainda não teve a curiosidade de se aproximar de um desses livrinhos , aqui vai uma forte sugestão: Não deixe de examiná-los! Algumas poucas palavras sobre o assunto: trata-se de um conjunto de gravuras, obtidas por um processo, cuja tecnologia no momento não nos interessa . Ao nos defrontarmos com essas gravuras, temos a impressão de tratar-se de uma simples repetição de motivos dispostos artisticamente. Cada página dos tais livrinhos, à primeira vista, nos lembra reproduções de tecidos estampados, tendo como motivos: peixes, flores, figuras humanas ou quaisquer outros padrões que se repetem monotonamente. Até aqui, nada de mais. O incrível, é que as gravuras impressas em duas dimensões, se observadas segundo certa técnica, depois de alguns segundos passam a ser vistas como se fossem tridimensionais; cores, anteriormente inexistentes, começam a ser identificadas; mensagens que não eram vistas, destacam-se com nitidez, ao acomodarmos a vista para a terceira dimensão. Uma verdadeira mágica! Posso assegurar que sentimos enorme prazer, desvendando a beleza das figuras tridimensionais, que só passamos a enxergar, após assimilarmos a técnica ensinada para esse tipo de leitura. Vale a pena conferir!
Se o amigo for capaz de admitir que, realmente, há pessoas que divulgam idéias, mercadorias, filmes, livros etc., com o único objetivo de distribuir um pouco do prazer que costumam sentir nas aventuras que empreendem, então permita-me recomendar mais uma leitura: "Essência e futuro da idéia de uma língua internacional", de Lázaro Luiz Zamenhof , tradução de Itacir Luchtemberg , Zamenhof Editores.
Para melhor aproveitamento da leitura dessa obra, que poderá ser encomendada à Liga Brasileira de Esperanto< http://www.esperanto.org.br>, indicamos uma única técnica: ABSTRAÇAO DE EVENTUAIS PRECONCEITOS!
E, por falar em pessoas que gostam de compartilhar idéias, não poderia deixar de fora o amigo Hudson Pires, autor de uma " home page" que está fazendo o maior sucesso: < http://tutorial.virtualave.net />. Refiro-me a "uma página destinada a ajudar todos os internautas que procuram uma apostila digital sobre algum curso, independente de ser da área de informática...". Pesquisando o tópico "Cursos Gratuitos e Fóruns" , encontraremos o item "Línguas" e, ao lado do inglês, do português e do espanhol, a indicação de cursos de esperanto pela Internet. Fique de olho nessa página!
2006-09-04 12:36:12
·
answer #3
·
answered by regina o 7
·
0⤊
0⤋