English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

10 respostas

No século XIX, ocorria na Inglaterra a Revolução Industrial, e o país necessitava de mercado consumidor para os seus produtos. Como escravos não ganham dinheiro, não constituem mercado consumidor.
Isso influenciou na proibição do comércio de escravos negros (1830), que dificultou a obtenção de trabalhadores eficientes e baratos pelos barões de café. A obtenção de escravos africanos tornara-se muito mais cara e difícil, já que era necessário comprá-los de traficantes. Os proprietários temiam pela escassez de mão-de-obra.

Começou então uma política de forte incentivo à imigração européia. Deixava-se claro, entratanto, que os europeus que viessem para cá serviriam, apenas, às necessidades da produção de café, cobrindo a falta de mão-de-obra existente, já que o interesse dos cafeicultores não era ter concorrência dos europeus na agricultura.

Na Europa em plena expansão capitalista, as massas populares estavam insatisfeitas com a situação de miséria em que viviam, e, sem perspectiva de conseguir melhores condições de trabalho e de vida, muitas pessoas arriscavam-se a vir para o Brasil, aceitando qualquer salário que os latifundiários se oferecessem a pagar.

O etnocentrismo foi um fator que também favoreceu à imigração. Vendo-se obrigados a pagar salários aos trabalhadores de suas terras, os barões davam preferência aos europeus do que a negros ou orientais.


FUI EU QUE ESCREVI TUDO AMOR!!! :D

2006-09-02 12:26:08 · answer #1 · answered by Vivian B 2 · 2 0

Olha! não sou prof. de História mais vou tentar de ajudar....


Com o fim da mão de obra escrava, graças a assinatura da lei Aurea, e mil oitossentos e alguma coisa, os negros em sua maioria criaram ´´comunidas```( Mais conhecidos como quilombos ), e lá fizeram suas roças, criação de animais e viveram escondidos em um regime de subsistencia. isso não significa um isolamento tota...

( Imigrantes ) Segue a baixo.


´´Na época que isso aconteceu, o governo Brasileiro fez uma certa ´´divulgação`` lá fora, dizendo que aqui éra uma maravilha e que estava em pleno desenvolvimento. E nesta ´´levada`` vieram os imigrantes, e busca de uma vida melhor. Só que ao chegar aqui, tiveram que trabalhar o que aperecesse pela frente, e muitos foram para as fazendas de café ( Isso no estado de São Paulo)....

Espero que eu possa ter ajudado... Valeu!

( Para maior veracidade dos fatos consulte seu professo de história)

2006-09-02 11:24:21 · answer #2 · answered by Anderson 2 · 0 0

è natural os fazendeiros prefirirem mão de obra de brancos.
eles eram racistas e não suportaram largar mão dos seus escravos.
e sabendo como os tinham maltrados, e com muito medo que eles se quizessem vingar preferiram os imigrantes.
Segundo o que tenho lido sobre o assunto, foi esta a razão .

2006-09-02 11:20:58 · answer #3 · answered by Soraya 6 · 0 0

Em 1850 houve o fim do tráfico de escravos, que era um início para se chegar ao fim da escravidão. Um dos motivos foi por causa do interesse da Inglaterra em acabar com a escravatura por interesses comerciais. Queriam mais mercado consumidor para os seus produtos, e viam nos novos negros livres novos consumidores.Como não havia mais escravos pra comprar, os grandes fazendeiros começaram a sentir a falta de mão de obra. Daí, com as crises que haviam principalmente na Europa, começaram a incentivar a vinda dos imigrantes. Mas somente em 1889 chegou-se ao fim da escravidão no Brasil.

2006-09-02 11:13:01 · answer #4 · answered by Bruto 3 · 0 0

POQUE HOUVE ABOLIÇÃO

2006-09-02 11:12:30 · answer #5 · answered by DUK 1 · 0 0

todos acham q é a causa humanitaria
pois saibam ñ foi
manter um escravo sai muito mais caro do que manter um trabalhador assalariado
o escravo vc tem q alimentar, dar lugar pra dormir, dar agua
os imigrantes( assalariados) recebem uma quantia por mês e acabou
portanto muito mais viavel, para senhores da terra

2006-09-02 11:10:54 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Começou em 1850, mas durou uns 60 anos. Inicialmente porque a Inglaterra, credora do Portugal, queria desenvolver novos mercados para os produtos da revolucao industrial e o escravo nao consumia nada. Depois porque, com a lei do ventre livre e dos sexagenários, os cafeicultores tiveram que importar mao de obra para expandir as lavouras. Mais tarde as guerras de unificacao na Europa provocaram o exodo de milhares de pessoas par fugir da miséria causada pelas guerras, isso já no inicio do seculo 20. É por ai.

2006-09-02 11:09:57 · answer #7 · answered by andarilho errante 3 · 0 0

Os barões do café no fim do século19, ao se verem obrigados a libertar os escravos, não concordavam em pagar salários para negros (os quais muitos não viam como pessoas). Assim, sabendo do interesse de europeus em sairem de seus países natais, os fazendeiros concordaram em trazer muitos para trabalhar em suas lavrouras, acreditando que se fosse para pagar alguém, que fossem brancos.

2006-09-02 11:09:16 · answer #8 · answered by Leandro 3 · 0 0

porque a Inglaterra que era a potência da época queria mercado consumidor e os escravos não ganhavam nada e lógico não podiam comprar nada. Os imigrantes fugindo das guerras e do desemprego vinham para países como Brasil e aceitavam qualquer salário que os oferecessem eles aceitavam

2006-09-02 11:08:52 · answer #9 · answered by bebela110 2 · 0 0

POR CAUSA DA LEI ÁUREA !

2006-09-02 11:07:04 · answer #10 · answered by Alc@pone 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers