É na floresta que inicia-se o envolvente processo de produção da celulose, papel e cartão.
Nas florestas plantamos eucaliptos, que após sete anos, estão prontos para se transformar em papel.
As toras menores são utilizadas para a produção de energia nas cadeiras de biomassa, as maiores vão para o pátio de madeira e em seguida para o picador onde se transformam em cavacos.
Do pátio de cavacos eles vão para o digestor para serem cozidos com produtos químicos e se transformarem em pasta de celulose.
Esta pasta segue para a mesa plana da máquina de papel e inicia-se a formação da folha, que é prensada, seca e enrolada, formando grandes rolos de papel. Os enormes rolos são transformados em bobinas menores que podem ir direto para o uso... ou então cortadas em folhas de diversos formatos.
Leia mais em:
http://www.apoema.com.br/pape1.htm
Outros sites:
http://www.bndes.gov.br/conhecimento/setorial/is_g1_15.pdf#search='Fabrica%C3%A7%C3%A3o%20do%20Papel'
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papel
Espero que ajude.
2006-09-02 07:12:54
·
answer #1
·
answered by will 5
·
0⤊
0⤋
qm inventou o papel foi os chineses
2006-09-05 10:23:49
·
answer #2
·
answered by serginhopit 3
·
0⤊
0⤋
que tipo de papel?
2006-09-04 19:34:44
·
answer #3
·
answered by linharense 4
·
0⤊
0⤋
T'sai Lun produziu o papel por meio de polpação de redes de pesca e de trapos e, mais tarde, utilizando fibras vegetais. Os espécimes que chegaram até nossos dias provam que o papel feito pelos antigos chineses era de alta qualidade, que permite até mesmo compará-lo com o papel normal feito atualmente.
O papel só conseguiu atingir a Europa 10 séculos mais tarde, por caminhos tortuosos e difíceis. A fabricação do papel difundiu-se lentamente porque os chineses tentaram manter o segredo desta arte dentro das suas fronteiras. Conseguiram tal propósito até o ano de 751 d.C., quando os árabes capturaram alguns chineses conhecedores da técnica de fabricação do papel, quebrando o monopólio chinês e iniciando a produção de papel em Bagdá (795 d.C). A partir daquele momento a difusão dos conhecimentos acompanharam a expansão muçulmana pelo norte da África até a Península Ibérica.
No século XVI, os holandeses inventaram uma máquina conhecida como holandesa, que permitia desfazer os trapos, transformando-os em fibras. Só em 1719, o francês Réaumur sugeria o uso da madeira como fonte de fibras para a produção do papel.
Na ausência de um método viável de branqueamento, até os fins do século XVIII o papel branco só podia ser feito a partir de trapos brancos e isto restringia sensivelmente a capacidade produtora. O crescente volume de consumo clamava por processos de produção mais eficientes. Começavam a surgir novos equipamentos para produção de papel, entre eles a mesa "formadora" criada pelos irmãos Fourdrinier. Até 1821, a folha de papel formada era removida ainda úmida para ser seca. Depois de 1821, são adicionadas à máquina sessões de prensagem e secagem da folha contra cilindros aquecidos a vapor. Este processo é utilizado até hoje.
CURIOSIDADES
Com a descoberta da América, encontrou-se um papel semelhante ao papiro produzido pelos Maias e pelos Aztecas chamado Amatl. O processo de feitura difere do papiro. É fabricado ainda hoje na cidade de San Pablito, México, e constitui fonte de renda para seu povo.
Ainda existem países que produzem papel artesanal de maneira rudimentar e ancestral, como Índia, Paquistão, Nepal, Tibet, etc.
O Liber, palavra latina, é a entre-casca de árvore usada para fazer papel e dando origem à palavra Livro. Era uso escrever-se em folhas de plantas na China, daí a origem da expressão 'folha de papel'. A palavra grega Biblos era a designação feita a várias folhas escritas sobre papiro, originando assim a palavra Bíblia.
2006-09-02 20:06:18
·
answer #4
·
answered by aeiou 7
·
0⤊
0⤋
Bem, a sua pergunta não está muito clara, específica, mas pelo,que entendi, vc quer saber sobre a origem do papel - foi criado e desenvolvido pelos chineses, nos tempos primordiais da História, os egpícios utilizavam o papiro (que é uma espécie de pele animal), então, quem desenvolveu a técnica do papel vegetal como a conhecemos foram os chineses, assim como muitas outras coisas consideradas modernas e que usamos até hoje . Para saber mais, procure nos Buscas sobre a Antiga Civilização Chinesa e suas invenções, como o relógio de sol, etc..
2006-09-02 14:21:28
·
answer #5
·
answered by ◘ Ysis ◘ 7
·
0⤊
0⤋
O papel é um afeltrado de fibras unidas tanto fisicamente (por estarem entrelaçadas a modo de malha) como quimicamente por pontes de hidrogênio.
Acredita-se que tenha sido inventado na China por Ts'ai Lun no ano 105 a.C.
As fibras para sua fabricação requerem algumas propriedades especiais, como alto conteúdo de celulose, baixo custo e fácil obtenção: razões pelas quais as mais comumente usadas são as vegetais. O material mais comumente usado é a polpa de madeira de árvores, principalmente pinheiros (pelo preço e pela qualidade da fibra, muito larga) e eucaliptos (muito barata e resistente). Antes da utilização da celulose em 1840, por um alemão chamado Keller, outros materiais como o algodão, o linho e o cânhamo eram utilizados na confecção do papel. Atualmente, os papéis feitos de fibras de algodão são usados em trabalhos de restauração, de arte e artes gráficas, tal como o desenho e a gravura, que exigem um suporte de alta qualidade. Nos últimos 20 anos a indústria papeleira com base na utilização da celulose como matéria-prima para o papel teve notáveis avanços, no entanto as 5 etapas básicas de fabricação do papel se mantêm: estoque de cavacos, fabricação da polpa, branqueamento, formação da folha, acabamento.
No início da chamada "era dos computadores", previa-se que o consumo de papel diminuiria bastante, pois ele teria ficado obsoleto. No entanto, esta previsão foi desmentida na prática: a cada ano, o consumo de papel tem sido maior.
É fato que os escritórios têm consumido muito mais papel após a introdução de computadores. Isso pode ter ocorrido tanto porque com os computadores, o acesso à informação aumentou muito (aumentando a oferta de informações, aumenta também a demanda), quanto pela facilidade do uso de computadores e impressoras, o que permite que o uso do papel seja menos racional que outrora (escrever à mão ou à máquina datilográfica exigia muito mais esforço, diminuindo o ímpeto de gastar papel com materiais inúteis). De fato, a porcentagem de papéis impressos que nunca serão lidos é bastante alta na maior parte dos escritórios (especialmente os que dispõem de impressoras a laser (que imprimem inúmeras páginas por minuto).
A reciclagem de papel é o reaproveitamento do papel não-funcional para produzir papel reciclado.
Há duas grandes fontes de papel a se reciclar: as aparas pré-consumo (recolhidas pelas próprias fábricas antes que o material passe ao mercado consumidor) e as aparas pós-consumo (geralmente recolhidas por catadores de ruas). De um modo geral, o papel reciclado utiliza os dois tipos na sua composição, e tem a cor creme.
2006-09-02 14:20:33
·
answer #6
·
answered by Keith 5
·
0⤊
0⤋
o papel é feito de polpa de celulose, extraída da polpa de madeira mole e cultivada e tratada quimicamente, nada mais é que uma massaroca, moída com aglutinante, alvejada, colorida ou não, conforme a necessidade, prensada, sêca e industrializada, novamente, conforme a necessidade, O papel reciclado passa mais ou menos pelo mesmo processo, com a única diferença da não preparação da polpa de celulose, em vez de polpa, vai papel velho para o tacho........
2006-09-02 14:20:27
·
answer #7
·
answered by Andre M D 5
·
0⤊
0⤋
Papel é fonte de riqueza do planeta, pense comigo: o mundo é movido a papel.
Procure papelcelulose@.com.br e se surpreenda.
abraços...
2006-09-02 14:17:13
·
answer #8
·
answered by ang4 3
·
0⤊
0⤋
Higiênico?
2006-09-02 14:13:33
·
answer #9
·
answered by H. Romeu 4
·
0⤊
0⤋