sempre estudei em escola pública. sou do tempo que na escola o prefessor tinha autonômia para dar palmadas nos alunos e eram respeitados. sou do tempo em que um inspetor da escola, bem como faxineira da escola eram tratados com respeito. na minha escola tinha até dentista. tinha também quadra de esporte , fanfarra e instrutores de educação física. portanto, se na minha época, estudando em escola pública, bem como todos os meus outros irmãos, completei meus estudos, só posso ser favorável ao estudo público independente do poder aquisitivo da família. acho que a população deveria valorizar mais o ensino público, exigindo dos governantes um melhor salário e condições para os educadores. porque a escola particular é melhor do que a escola pública ? porque paga melhor seus educadores. então, vamos exigir dos governantes que tomem atitude.
só assim, teremos um país culturalmente igualitário independente do acesso monetário.
esporte, lazer, cultura podem perfeitamente serem enquadrados como materia como era antigamente.
menos mensalão e corrupção , mais salário.
é isto
2006-09-02 03:29:46
·
answer #1
·
answered by robteiro 5
·
0⤊
0⤋
O problema não é o acesso aos "eventos culturais" e sim a questão: "porque eu deveria ver/participar disto? É uma questão de educação e hábito porque as pessoas não acham uma relação entre esses eventos e sua vida, acham que dali não levarão nada de últil para o seu dia-a-dia, daí o desinteresse.
2006-09-02 10:54:26
·
answer #2
·
answered by Alexandre Garcia 1
·
0⤊
0⤋
Vc acha que a cultura no Brasil é de acesso a todos?
Sim, jurídicamente, legalmente todos tem acesso aos meios de formação, educação e cultura.
ou apenas quem tem um melhor poder aquisitivo tem acesso?
O acesso às melhores universidades são através de exames vestibulares altamente concorridos. Só os melhores candidatos conseguem vagas e quem são os melhores candidatos senão os filhos dos ricos que tiveram uma alimentação ideal desde que nasceram, formaram um sistema nervoso central, cérebro, muito mais eficiente que os candidatos pobres que foram mau alimentados desde a infância e portanto possuem Q.I quociente de inteligência muito superior aos pobres desnutridos. Os filhos de ricos também sofreram menos traumas psicológicos que os filhos dos pobres durante a infância e adolescência. Além disso esses filhos de ricos fizeram o 1º e o 2º graus escolares em escolas particulares muito mais sofisticadas e com ensino muito mais aprimorado que o ensino público gratuíto.
Fora isso existe ainda algumas falcatruas nos vestibulares que frequentemente são fraudados por um outro tipo de Q.I. o Quem Indica, ou seja, conhecidos influentes na universidade, indicam esse ou aquele seu protegido para passar na frente de outros às vezes até com notas melhores. Esses fenômenos sociais são comuns de se notar e não existe nada de extraordinário neles, a sociedade funciona assim mesmo.
Atualmente foram estabelecidas cotas de vagas nas universidades para candidatos negros e indígenas, mas isso é uma aberração evidente, visto que no Brasil 99% da população são mestiços ou sejam não apresentam nenhuma raça pura definida porque a maioria são mestiços entre diversas raças de negros, diversas raças de brancos e diversas raças de amarelos. Cotas raciais nas universidades é a mais completa bobagem e isso ao meu ver vai durar um tempo mas depois com o esclarecimento desses conceitos irreais sobre as raças, as cotas vão desaparecer, tão rápido quanto surgiram. Basicamente existem 27 raças humanas e não há motivos para previlegiar umas em detrimento de outras, observe:
RAÇAS CAUCASIANAS DOS BRANCOS
( São 7 raças de brancos)
1. Alpino 2. Europeu do noroeste 3. Europeu do nordeste 4.Mediterrâneo 5. Etiópico 6. Árabe Semita 7. Hindu
RAÇAS MONGOLOIDES DOS AMARELOS
(São 11 raças de amarelos)
8. Polinésio e Micronésio 9. Aino 10. Asiático do sudeste 11. Mongol 12. Turco-tártaro 13. Patagão fueguino 14. Índio da América Central e do Sul 15. Índio Norte-Americano 16.Lapão 17. Ugro 18. Esquimó
RAÇAS NEGRÓIDES DOS NEGROS
(São 9 raças de negros)
19. Drávida 20. Australiano 21.Negro do Nilo 22. Melanésio e Papua 23. Negrito 24. Banto 25. Negro 26. Bosquímano 27. Negrilho .
Ou sejam, existem 27 raças puras de Homo sapiens os humanos, mas no Brasil a maioria não pertencem a nenhuma destas raças, a maioria são de mestiços e mestiços não têm raça definida.
O ideal é o fim das cotas para negros e indígenas e deixar que a competição pelas vagas se dêem unica e exclusivamente pelas notas alcançadas nos exames vestibulares, para todos, independente de serem mestiços ou de serem de alguma raça pura, o que é raro de encontrar aqui no Brasil o país com o maior índice de miscigenação entre raças no mundo, a população mais mestiça do mundo está aqui no Brasil.
2006-09-02 10:48:21
·
answer #3
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
0⤊
0⤋
Oi ,
Acho que a cultura é acessível porem são poucas as pessoas que utilizam o que tem.
Curitiba/PR é uma cidade modelo neste sentido mas muito pouca gente frequenta...então infelizmente é preguiça do povo e muito fácil dizer que não é feito nada para a população carente.
Quem tem vontade tem tudo!
2006-09-02 10:38:54
·
answer #4
·
answered by aguiaragostinho 2
·
0⤊
0⤋
Se vc tá dizendo, deve ser mesmo! Eu acho que a decisão de se instruir em qualquer coisa é muito pessoal, íntimo. A "massa" não está acostumada a tomar decisões por sua própria vontade. Eles são manipulados, por TV (como disse aí), igrejas, a turma do futebol, família, etc...
2006-09-02 10:31:14
·
answer #5
·
answered by frankestein 6
·
0⤊
0⤋
Apenas que não assiste TV aberta tem acesso à cultura. Pessoas com menor nível cultural passam o tempo todo na frente da tv assistindo novela, programa de fofoca e outras baboseiras. Estas mesmas pessoas acham que teatro, palestras e outras atrações são "besteira".
2006-09-02 10:25:01
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Teve um periodo que muito se realizaram mais hoje esta dificil daté para os de padraõa médio anterior
2006-09-02 10:24:51
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
infelizmente a cultura é pra quem tem informação que ela existe ,ou seja , a cultura das tvs é muito escrota e é isso que é passado para maior parte do nosso país a cultura pura e verdadeira só pra quem tem como saber delas não tem como uma pessoa do interior do brasil saber de cultura naum pq ela naum queira mais pq não vai ate ela acesso saca o pior e quem tem todas as informações nos das capitais e naum as usamos a cultura e a coisa mais rica que alguem pode ter infelizmente em nosso pais isso e deixado de lado ninguem valoriza que pena
2006-09-02 10:24:26
·
answer #8
·
answered by danielle f 1
·
0⤊
0⤋
A população não "educada" culturamente.
Se vc diz que vai ao teatro, as pessoas te olham com cara de desdém. Acho que é descrédito da própria população.
Infelizmente as pessoas não sabem aproveitar as coisas boas que a vida oferece, preferem ficar em cs vendo T.V (aquele monstro de um olho só) e reclamando da vida, que não se tem nada melhor para fazer...
Muitas das vezes a culpa é da própria TV que não incentiva o lazer para os que assitem, dominam o telespectador com um grade horária que não tem nada de bom para oferecer culturalmente para eles. E o pior: a população aceita!!!
2006-09-02 10:23:23
·
answer #9
·
answered by Simplesmente EU 4
·
0⤊
0⤋