Porque são remunerados pelo trabalho que fazem e as mulheres, (" do lar") não. Então, a maioria pensa que sustentava a esposa porque queria, por amor ou favor, e ela cuidava dele, dos filhos e da casa, por amor ou obrigação, aí quando o amor acaba, ele pensa que pode deixa-la sem nada e ela que vá arrumar um trabalho remunerado. Como se num país de centenas de desempregados fosse fácil conseguir um trabalho remunerado que lhe dê condições de se auto sustentar com dignidade, sem experiência, sem as qualificações que o mercado de trabalho exige e sem lugar para deixar os filhos, se são pequenos. Porque as vagas em creches publicas são muito raras, dado o crescente numero de mulheres que precisam trabalhar pra manter "o lar", mesmo as casadas.
Por tudo isso a justiça tenta, ser menos injusta com a mulher que foi historicamente prejudicada, tanto com o casamento, como com a separação. Assim, reconhece legalmente o direito desta de receber pensão alimentícia, quando não tem como se manter. E, como os filhos tbem eram "esquecidos" pelos pais, a lei defende os seus direitos, obrigando esses pais a pagar uma pensão. E a pena para quem não paga é a prisão, tanto a dificuldade de se faze-la cumprir.
No entanto, como atualmente muitas mulheres já têm um trabalho remunerado, ainda que menor do que dos homens em geral, além do seu costumeiro de "Dona de casa" (qdo separa deixa de ser "Dona", vira "folgada"), e muitos homens estão em condições de desemprego, a justiça tenta ser imparcial e dá a estes o direito de, no caso de separação, receberem pensão alimentícia de suas ex esposas. O que é bastante polêmico, considerada as condições de inferioridade que as mulheres, em geral, são submetidas em nossa sociedade. Ainda que lutem por condições de igualdade, a grande maioria está longe de conseguir. Mas, tbém a justiça, é composta por uma maioria de homens.
Felizmente existem homens , como o Alex, que não precisam de uma lei que os obrigue pois, seu valores humanos e sua integridade os conscientiza de seus deveres para com a mulher que compartilhou seu tempo (que poderia ser de trabalho remunerado) e vida com ele, bem como com os filhos que precisam de sua proteção.
O rancor, as mágoas de um final de casamento não podem ser maiores que a honestidade, a honra que nos faz seres humanos. Não importa se somos homens ou mulheres, apesar das dores da separação e da vontade,(tbém própria de nós), de vingança, precisamos controla-la em favor da decência.
Desculpe se me alonguei Lili, mas fico muito frustrada ao ler uma maioria de respostas, onde a falta de conhecimento e de princípios humanos impera. Tomara que vc consiga lidar com a sua questão de maneira mais digna. Boa sorte!
2006-09-03 03:48:01
·
answer #1
·
answered by esperança 3
·
0⤊
0⤋
Porque eles querem o dinheiro só pra eles e para outras.
2006-09-02 10:00:53
·
answer #2
·
answered by fabiana s 1
·
1⤊
0⤋
Olá...
Porque a parte mais sensível dos homens é o bolso. Toque em qualquer coisa dele, mas nunca no bolso, principalmente quando se trata de dar a ex dinheiro. Eles acham isso um absurdo, acham que a partir do momento que estão separados, não tem mais obrigação nenhuma com a ex. Não querem dar pensão, não querem dividir os bens e muitas vezes não querem nem dar a pensão para o filho. Acham que estão livres até do dever de pai.
O que eles esquecem é que na maioria dos casos, a ex esteve do lado dele durante algum tempo, e nesse tempo o ajudou a construir o patrimônio que o ex casal adquiriu e que até por justiça ela merece ter uma parte neles.
Muitos maridos justificam essa atitude, dizendo que a ex não trabalhava fora, portanto, tudo foi adquirido única e exclusivamente com o salário dele e que é injustiça agora, depois de separados terem que dar pensão ou dividir bens, mas o que eles esquecem(e isso o juiz frisa bem quando o ex dá essa desculpa), é que apesar da ex não colocar dinheiro dentro de casa, ela contribuiu sim para a construção do patrimônio, contribuiu, quando lavava, passava, cozinhava, faxinava, tomava conta dos filhos, ia ao supermercado..., porque enquanto ela fazia tudo isso economizava o dinheiro dele, era dinheiro que não era gasto com empregados para fazer essas tarefas.
Eu nunca tinha visto por esse lado, mas o dia que escutei o juiz dizendo isso, entendi o valor e as responsabilidades que uma esposa tem dentro de casa, mas infelizmente isso não é levado em consideração pela maioria dos homens que acham que só há a contribuição se houver dinheiro envolvido.
Um abraço
2006-09-02 10:00:24
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
nem todos, afinal tenho um filho, sou separado, e sei q ele tambem depende de mim.
2006-09-02 09:31:48
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Querida nem todos pesam assim, se o filho é teu vc tem o dever de ajudar ele a final ele não pediu para vim no mundo. O que questionamos é que a justiça é cega porque só o homem tem que arcar com todas as despesas afinal ele não fez o filho sozinho. E como eu disse,nem todas as mulheres são assim.
2006-09-02 09:17:40
·
answer #5
·
answered by souza698 2
·
1⤊
0⤋
Casamento é compartilhamento. A mulher também deve trabalhar. Por isto ficam sangados, eles querem o dinheiro só prá si, pois precisam sustentar outra família!.Entendeu! é um círculo vicioso! Sai uma mulher dependente e eles arrajam outra, igualmente dependente... Mas menina, trabalhar é muito bem e faz um bem excelente, para o nosso ego, para o nosso bolso e para paquerarmos outros homens também.Pense nisto e vá a luta.Felicidades!
2006-09-02 08:57:00
·
answer #6
·
answered by Mcean N 3
·
1⤊
0⤋
A Constituição Federal diz que os homens e as mulheres são iguais perante a lei. Logo, a pensão não deveria ser concedida senão, para os filhos menores, quando necessitados. A obrigação de sustentar é de responsabilidade dos pais, em igualdade de condição.
2006-09-06 12:08:11
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olha querida a pensão nem sempre é a melhor solução, tem mulhere4s que fazem um estardalhaço pela pensam e quando recebem o salario do cara é tão pouco que a pensão não dá nem para compra um sorvete, o certo era você ter evitado o filho mas como não teve jeito lute pela criação dele mostre que você pode sustenta-lo sem precisar de homem, pois se o pai se nega a sua reponsabilidade ele não é digno.
2006-09-06 09:58:39
·
answer #8
·
answered by MC Marc Bard 4
·
0⤊
0⤋
Porque a maioria das mulheres falam em benefício próprio e na verdade a pensão não é para mulher e sim para o filho, homem nem um aceita dar pensão para a ex-mulher o problema esta na forma de falar e também na forma ameaçadora que a mulher faz para falar em pensão, nós homens apenas nos defendemos.
2006-09-06 08:29:07
·
answer #9
·
answered by sergio 2
·
0⤊
0⤋
As coisas mudaram. Agora eles estão exigindo pensão. E acho que estão certos, já que lutamos tanto pela igualdade.
2006-09-05 21:51:12
·
answer #10
·
answered by Guri 6
·
0⤊
0⤋
Porque não reconhecem o direito, pensam de ser esfrutados... e muitos são realmente... mas a maioria pretende que a mulher trabalhe fora, cuide da casa, alimente os filhos e ainda por cima agradeça...... O homem não foi educado para compreender o funcionamento de uma casa, gastos, o trabalho que é etc... talvez acreditem que caia do céu!
2006-09-05 05:37:26
·
answer #11
·
answered by morena1980 3
·
0⤊
0⤋