English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

de q adianta alguns segundos de algum candidato falando coisas q provavelmente ñ vão fazer ?

2006-09-01 11:23:37 · 28 respostas · perguntado por Nathy Assis 1 em Governo e Política Política

28 respostas

A farsa do horário político

Campanha eleitoral é um debate público e democrático mediante o qual pretende-se conhecer os candidatos colocados pelos partidos à apreciação popular com vistas à ocupação de cargos na administração pública. Poderia ser de outra forma o desenvolvimento das campanhas, mas, por enquanto a democracia aponta esta que aí está como a melhor para que o povo se engaje no processo, faça sua escolha e a sacramente por meio do voto secreto. Discordo, em parte, do processo e por isso não assisto aos programas do chamado horário gratuito imposto pelo TRE. E por manifestar esta opinião com terceiros, ouvi críticas. Fui recriminado sob o argumento de que o programa me colocaria informado quanto às qualidades de cada candidato e assim poderia escolher em quem deveria votar e coisa e tal.

Discordo radicalmente da opinião e digo mais. É o meio mais fácil de induzir, para não dizer enganar, a maioria do eleitorado. Tanto é verdade que os candidatos com pouca cotação no início da campanha aguardam ansiosamente o horário gratuito na televisão. É na mamata concedida pelo TRE que alguns deles tiram o pé do atoleiro, graças aos recursos que a própria televisão oferece e ao seu poder de sedução associada à mesma capacidade do candidato. Para se conhecer um pouco do candidato, o programa gratuito é o meio menos adequado. E a lógica desta afirmação está no fato de que ninguém, que pretenda conquistar a simpatia do público, vai à televisão expor seus próprios defeitos. É parte da natureza humana querer mostrar-se como o bom, sem defeitos e dotado de capacidade, mesmo que seu íntimo não creia muito. Uma bela fachada nem sempre quer dizer que há edificação atrás de si! Esta é a verdade sobre o programa gratuito do TRE. O candidato mostra a fachada que quer notada e assimilada pelo eleitorado, como sendo sua verdadeira identidade. O ser humano tem dificuldade de falar, honestamente, de si próprio e não seria na propaganda, muito necessária, de seu nome que faria isso. Ele sempre mascara a verdade. Ironicamente, quem fala de nós, com honestidade, são os nossos amigos, porque eles, sim, conhecem nossos defeitos. E, quando verdadeiros amigos, dizem, na nossa cara, o nosso lado escuro. Ao contrário do que parece, os que só nos elogiam nem sempre são amigos. São puxa-sacos! Como no programa do TRE o candidato fala de si suas próprias "virtudes", aumentando os defeitos do adversário; os que dele falam, no mesmo espaço, quase sempre têm algum interesse em sua vitória; e seus verdadeiros amigos, se convidados a dar depoimento, ficariam constrangidos em dizer a verdade sobre o "produto" na vitrina, pouco ou nada se aproveita da TV para que se possa avaliar de fato o candidato. Por enquanto as melhores fontes são informações e opiniões de pessoas isentas de quaisquer ligações com o candidato; e em programas jornalísticos da televisão – poucos e em horários incompatíveis com os do telespectador - em artigos e depoimentos veiculados por jornais e revistas (que a maioria não lê).

No lugar dessa farsa do horário político, o melhor seria que representantes de setores da sociedade debatessem em torno das informações e opiniões tidas sobre o candidato, sem qualquer ingerência deste e sob a observação de representantes partidários. Caberia a estes últimos, em horário à parte, o esclarecimento de dúvidas, a correção de erros e defesa do candidato. Como a esta sugestão, dificilmente, teríamos a aprovação dos principais interessados, quem quiser perder tempo e, eventualmente, enganado, que a continue a assistir à xaropada. Quanto a mim, os cinqüenta minutos do TRE dedico-os ao descanso do televisor, enquanto me ocupo com coisa mais útil!

2006-09-01 11:29:22 · answer #1 · answered by ? 2 · 0 0

(Principalmente para o RAFA): Fala sério! Concordo que devemos pesquisar, observar o que têm feito nossos famigerados políticos, mas devemos ter o cuidado de conhecer essas fontes e perceber até que ponto informações são verdadeiras e quais são distorcidas ou manipuladas. Hoje não defendo presidente algum, mas penso que em algumas circunstãncias o Lula tem seu mérito. Vejo a questão da corrupção no seu governo com um pé atrás, pois,até onde devemos acreditar em todos os fatos? Provavelmente a corrupção existe,assim, como em todos os outros existiu, a pergunta é, quem traz à tona tais acontecimentos? Passa-me pela cabeça a facilidade com que as coisas aconteceram? A quem interessa a imagem do Lula afetada?Será que os mesmos que os colocaram lá não colaboram com sua derrocada?Por que os que o acusam e que tiveram no poder outrora ,não se preocuparam antes com a corrupção? Não nos iludamos totalmente acreditando que nós (o povo) elegemos LULINHA PAZ E AMOR, ou que o Impeachment de Collor foi participação dos simpáticos personagens Caras Pintadas ou ainda, que a Revolução (?) de 64 foi popular... Sabemos que em nosso sistema de governo o Presidente não decide nada sozinho, mas em nossa ignorância culpamos aquele em que depositamos nossa esperança de mundo melhor com a idèia errônea de que chefe é chefe. O Lula tentou mexer com o PODER de alguns e tornou-se Persona non grata para aqueles que temem perdê-LO. Ele erra também, até mais do que acerta (vide suas políticas públicas de assistencialismo, suas coligações duvidosas, coisas de política partidária), mas nosso erro está em não lapidar nossos votos para quem legisla (deputados e senadores) em qualquer das esferas: municipal,estadual ou federal , está em darmos ouvidos a fontes duvidosas que muitas vezes são pagas pra difamar. Acredito em resultados, e talvez aí definhamos diante da realidade... sendo professora, talvez votaria no Cristovam Buarque, mas aí olho o passado e vejo um Ex-governador que não contribuiu pra mudanças em Brasília, um Ministro da Educação assistencialista (Bolsa-Escola) , um político afável talvez, mas sem muita força; Quanto ao Alckimin (Vade Retro, bairrista descarado!) tenho minhas dúvidas que tenha sido bom até mesmos para os paulistas, quem dirá para a segurança do país, principalmente para o Nordeste (se pudéssemos colocar o país sob uma ótica maniqueísta, para ele o eixo Sul-Sudeste seria o Bem e Norte-Nordeste seria o Mal); os outros candidatos são terrivelmente sem expressão (que me perdoe Heloisa Helena), ou seja, talvez mais um mandato para o Lula venha materializar nossas dúvidas ou não. Mas como vamos saber? Enfim, O Horário Político não nos serve de muita coisa (a não ser divertir-nos) se não tivermos um olhar crítico para a informação que absorvemos.

PS. Até concordaria com voto nulo. Mas tente convencer uma maioria analfabeta, manipulada por políticos que alimentam a indústria do voto (dos miseráveis)?, e mais, numa nova eleição a quem recorreríamos mesmo se não há eliminação do candidato(ao contrário do que afirma)? Voto nulo nesse caso só beneficiaria alguns, provavelmente aqueles a quem detestaríamos votar(os corruptos).

2006-09-01 20:58:25 · answer #2 · answered by rossanadebora 3 · 1 0

para encher o saco.

2006-09-01 19:29:35 · answer #3 · answered by linharense 4 · 0 0

Pra mostrar quem são os próximos ladrões que vamos bancar.....

2006-09-01 19:14:08 · answer #4 · answered by Elaine 2 · 0 0

Serve pra gente dar risada...rsrsrs
Tem kd candidato maluco....... um q faz campanha em cima do avestruz, e o clodovil é o melhor.....no fim da sua propaganda ele diz "palavra de homem"....hahahahaha
ninguem merece!!!!!

2006-09-01 18:57:03 · answer #5 · answered by Naná 2 · 0 0

Assista somente o horário do PT q certamente vc aproveitará muito.

2006-09-01 18:52:10 · answer #6 · answered by Araguaia 6 · 0 0

Nossa, o horario politico é deveras importante!!
Vou citar apenas alguns benefícios:
- Laxante;
- Aumento do indice de natalidade;
- Economia de energia (quem deixa a TV ligada numa hora dessas??)
- Aumento do indice de cultura (talvez alguns leiam um livro) e portanto;
- Aumento das vendas em livrarias!
- Aquecimento do mercado de locadoras de filmes;
- Melhoras da comunicação familiar! Provavelmente as pessoas passaram a comer na mesa e nao mais na frente da TV!
- Distração humorística (afinal Zorra Total não esta com nada. Isso sem falar nos outros programas talvez mais tragicos). Não tem o que pague ver o cara de pau do Valdemar Costa Neto dizer que quer uma segunda chance para se redimir do "pequeno" deslize que cometeu!!! E ver o Lulla dizer novamente que "não sabia de nada" (não exatamente de forma explicita) é demais de comico!!! E Homer Simpson, uma pé**** da política nacional! Fora ainda ver todo o bando de canalhas saindo para candidatos novamente: Mercadante, Angela Guadagnin (nem sei como é o nome daquela coisa asquerosa!), Palocci, Pitta, Maluf ... enfim, só pode ser piada!!!

Agora, a série de entrevistas do Jornal da "Bobo" é o melhor!!! Quem não viu ... não perca!!! Trágico!!!

2006-09-01 18:51:17 · answer #7 · answered by GutoCPL 1 · 0 0

Puro blá blá blá...

Serve pra ensinar voce a mentir, quando chega mais tarde no trabalho, quando voce quebra alguma coisa em casa e bota culpa no seu irmao e ai vai

Resumindo um TELECURSO 2000 sobre aula de mentiras

2006-09-01 18:42:56 · answer #8 · answered by Gustavo 6 · 0 0

Creio que seja para APORRINHAR a nossa paciência, pois é a única utilidade que tem.

2006-09-01 18:41:02 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Para ajudar na escolha do seu proximo deputado. isto deve tratado com seriedade. é um dever de cidadão escolher qual melhor candato se encaixa em suas propostas e ajudar na contrução de um pais melhor, e tambem verificar candidatos que já sofreram cacação entre outras novamente na tv, na maior " cara de pau" e dar uma respostas nas urnas a esses corruptos.

2006-09-01 18:40:43 · answer #10 · answered by ERON G 2 · 0 0

" Para os candidatos mostrarem as suas propostas de governo". Agora eu não perco o meu tempo, toda eleição são as mesmas promessas que raramente são cumpridas. Um abraço.

2006-09-01 18:37:45 · answer #11 · answered by CK 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers