Bom, a aquisição do processo de construção da escrita é algo que começa desde o pré-escolar... antes mesmo de nos alfabetizarmos já iniciamos esse processo nos apropriando de pré-requisitos básicos que nos permitam ir evoluindo conforme o avanço na escolaridade. O problema é que nossa língua possui algumas irregularidades linguísticas que nos casos específicos de ortografia, favorecem a ocorrência de erros. Como alguns colegas já falaram, o hábito de leitura favorece a apropriação cosciente de regras da escrita e nos permite a generalização destas regras para a nossa utilização espontânea e funcional... Porém, em alguns casos, algumas questões de base que não foram 'bem resolvidas' nos períodos de aquisição podem ser responsáveis pela 'fossiilização' de erros na escrita... qualquer pessoa, se passasse por uma avaliação do seu padrão de escrita, descobriria regras básicas que são responsáveis por uma infinidade de erros... e uma das recomendações para a sua superação não só é a própria leitura como o uso da escrita propriamente dita..
2006-09-01 14:06:51
·
answer #1
·
answered by Caty 2
·
0⤊
0⤋
Nada que uma boa leitura não resolva. As pessoas estão muito ligadas a resumir palavras. Apesar de não gostarem, sempre deve-se ler. Vale ate rotulo de cerveja!
2006-09-01 11:17:54
·
answer #2
·
answered by amanda 2
·
2⤊
0⤋
alexhoo, não sou grande conhecedor do idioma, mas concordo com você. Infelizmente, em nosso País, não há o saudável hábito da leitura. Em quantos lares brasileiros não há sequer um livro?! Hoje, o IBGE diz que os analfabetos são em torno de 7%, mas o semi-analfabetos são mais 14% e aqueles que apenas cursaram até a 6ª série, mais 34%. Como pedir, que o restante da sociedade, mais preocupada em criar linguagens para internet ou em atividades outras, leiam diariamente, ao menos, duas páginas de um livro qualquer? Um presidente que afirma que ler é chato e que será, infelizmente, reeleito em 1º turno, que investe em cursos universitários de qualidade mais que duvidosa enquanto que o ensino fundamental mal se sustenta, é fator que desanima. Como esperar que os jovens se preocupem em ler e escrever com acerto mínimo? Voce está coberto de razão, mas a transformação que urge ser feita é tão profunda que não vislumbro como e onde começar. Informe onde voce começará a luta para que eu me engaje nela.
2006-09-01 11:06:21
·
answer #3
·
answered by joviniano s 3
·
2⤊
0⤋
primeiro, aprender a ler (a internet, definitivamente, "naum eh um boum lugar"); tentar entender o que está lendo; fugir da internet...
2006-09-01 11:02:17
·
answer #4
·
answered by NEGOGUILA 2
·
2⤊
0⤋
Pois é, gente boa! Já viu como a galera escreve muito mal, por exemplo, aqui!? A saída é, primeiro, perceber que a gente tem dificuldade de se expressar, de escrever. Segundo, procurar vencer os desafios lendo muito, prestando atenção nos diversos tipos de textos (redação, contos, artigos de jornais, revistas, livros, termos técnicos...). Terceiro, praticar! Aqui é um bom lugar para isso!!! Apesar, da nossa Lingua Portuguesa ser complicada não justifica escrever mal, não acha?
2006-09-01 11:20:41
·
answer #5
·
answered by Gino R 2
·
1⤊
0⤋
A primeira coisa a fazer é ler. Se quiser escrever bem, leia muito. Não há saída. Tem que ler.
Depois, escreva. E tenha um dicionário perto. Também um manual de gramática - um manual de redação de algum jornal ajuda, pois costuma ter bons toques.
Escreva todo dia, sobre qualquer coisa. Isso vai fazer com que você tenha intimidade com a sua escrita, com a forma de se expressar através de um texto. Isso também vai ajudar você a se expressar melhor, pois escrever ajuda a organizar o pensamento do seu jeito.
Mas, lembre-se: a língua portuguesa não é fácil. Tem muitas regras difíceis de captar rápido. Por isso o manual de gramática ou de redação é útil. O manual do Estadão, por exemplo, é bom, dá bons toques de coisas que todo mundo tem dúvida, como o uso da crase, o uso do porque, por que, por quê e do porquê etc.
2006-09-01 11:09:35
·
answer #6
·
answered by Luiz Geremias 3
·
1⤊
0⤋
Sua indagação seria melhor dita se fosse: "...como escrevem mal...". O ato da leitura não é muito divulgado, se fosse, quem lê quer aprender mais, se aprendem mais querem estudar mais, se criarem o gosto pela leitura, vão saber escrever melhor e ficarem cada vez mais críticos e é justamente isso que "os políticos" não querem que você seja!!!! é melhor governar um país burro, pois poderá ser roubado e fácil de ser enganado, por isso que eles não investem em educação, com educação você cobraria saúde e ciência e tecnologia e....entende? Poucos tem o gosto pela leitura porque é uma iniciativa quase que solitária!
2006-09-01 11:08:49
·
answer #7
·
answered by analista_informatica 2
·
1⤊
0⤋
Com certeza a pessoa que escreve mal, também lê mal. Por isso a melhor coisa a se fazer é ler bastante! Pratique muita leitura.
2006-09-01 11:05:13
·
answer #8
·
answered by Andrade 1
·
1⤊
0⤋
Devemos treinar a leitura e a escrita e fazer um curso de gramática.
2006-09-05 07:53:58
·
answer #9
·
answered by GIRA_TRICOLOUCO 7
·
0⤊
0⤋
se voce estiver analizando pelo digitado a quias vezes e erro eu mesma as vezes erro por falta de atençao por fazer misilania de ss,z,ç.c nao e p-or falta de estudo graças a DEUS isso eu tenho ma nao gosto do portugues naoda nacionalidade sim da escrita para que s entre vogal ter som de zse ele existe porque nao usar ç qdo osom e de ç e por ai vai se e verbo usa uma letra bse nao e usa se outra no fim os adolecentes criaram um vocabulario de abreviaçoes que as vezes nem se entede nada e outra cousa que a pessoa escreve absurdo sem perceber quem tem unha comprida as vezes tem certeza que apertou atecla de baixo qdo vai lera unha esbarrou na de cima sai palavras que nem existe epor ai ilustre professor
2006-09-03 08:50:40
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O problema da deseducação no uso da língua ou qualquer outra disciplina escolar é extremamente preocupante no Brasil. Basta ver os resultados do ENEM. Isso é devido ao afrouxamento da relação aluno professor. Afrouxamento patrocinado por alguns pseudopedagogos que se vangloriam em tornar o professor em uma baba qualificada, para tomar conta de crianças e adolescentes indisciplinados, filhos de pais incompetentes para a função da educação de seus próprios filhos.
Os resultados do incentivo a indisciplina vemos todos os dias: uso crescente de drogas e criminalidade como nunca se viu antes.
Não adianta. A seleção feita pelas empresas é implacável.
Alunos indisciplinados, que não correspondem às exigências do mercado terão sérias dificuldades nos processos de seleção.
A inteligência emocional é cada vez mais valorizada. Quem não respeita hierarquia pelo excesso de liberdade, apresenta baixa auto-estima e desequilíbrio emocional.
Só há dois caminhos:
1º) Se conscientizar e mudar tal situação reavendo a autoridade (falei autoridade, não autoritarismo) do professor, enquanto orientador. Transformar a escola num ambiente para formar cidadãos responsáveis, capazes de conviver num ambiente sadio, criativo e produtivo.
2º) Deixar tudo como está (tapar o sol com uma peneira sem fundo) e pagar para ver!
2006-09-02 16:25:50
·
answer #11
·
answered by Abacate 7
·
0⤊
0⤋