English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Diga: o que há de melhor e de pior nesta profissão em critérios como: educação dos alunos, sistema administrativo (governo, secretarias, municípios e salário) e matérias na faculdade. Professores de Português/Letras, Français, História e Sociologia.

2006-09-01 10:42:56 · 3 respostas · perguntado por Multumesc 1 em Educação e Referência Nível Superior

3 respostas

Não sou professora das matérias que você listou, mas acho que a pergunta é de senso comum.
PIOR:
1) Pouco reconhecimento como profissional essencial, e em consequência disso, baixa remuneração relativa.

2) Carga horária elevada de trabalho: o trabalhador médio trabalha 40 horas semanais; o professor, para ter um salário médio (2.500 reais) tem que trabalhar em torno de 60 horas semanais EM SALA DE AULA, fora o trabalho em casa (planejar aulas, corrigir trabalhos e provas, etc.)

3) para se atualizar, utiliza-se de seus horários livres (tem de fazer pós graduações nos finais de semana porque não é liberado do trabalho para estudar);

MELHOR:

1) Não se é professor por profissão, mas por VOCAÇÃO. Portanto, digam o que disserem, pra você é o melhor trabalho do mundo porque você faz o que gosta;

2) Você tem direito a duas férias por ano: uma de 15 dias, e outra de 45 dias. Nenhuma outra categoria tem isso.

3) seu horário de trabalho é flexível; Você pode trabalhar mais ou menos de acordo com suas necessidades pessoais;

4) Você emenda todos os feriados. Que categoria tem esse privilégio?

5) Você sabe que PODE FAZER DIFERENÇA com sua profissão, se você quiser ser um bom professor.

6) Leva ao crescimento pessoal e emocional em pouco tempo.

IMPORTANTE!!!

Os alunos tem chegado ao ensino fundamental "fracos" de conteúdo. pode ser extremamente frustrante você dar aula para uma turma que não entende sua linguagem, por falta de embasamento. Isso ocorre muito nas escolas públicas.

Trabalhar no sistema público oferece condições de trabalho relativamente precárias, e salários baixos. Mas dá estabilidade e liberdade para você fazer experiências didático-pedagógicas, que estimulam muito como profissional.

Geralmente, trabalhamos no sistema público e privado concomitantemente. Só que no privado é um saco: cheios de regras, relatórios, reuniões....mas pagam melhor (geralmente).

Fuja das escolas picaretas (que não assinam a carteira de trabalho).Só te exploram e te dão dor-de-cabeça. E são as que mais exigem.
Se precisar de mais informações, é só entrar em contato.
Beijos.
Lú.

2006-09-03 06:05:52 · answer #1 · answered by SeRel 4 · 1 0

Eu fui professora de línguas durante toda a minha vida - Português e Francês.Foi esta a profissão que eu escolhi. Prós e contras? A favor, eu diria que é a melhor profissão para quem quer ser profissional e mãe ao mesmo tempo. Proporciona flexibilidade para jogar com a carga horária e férias de verão e alguns dias no inverno. Contra : a remuneração não condiz com o nível do professor. A rebeldia dos alunos??? Talvez dependa da capacidade do professor de manter os alunos interessados.Para exercer o magistério é preciso vocação - aquela inclinação natural - e saber que a única riqueza que acumulamos é o prazer de ensinar, de passar adiante a nossa sabedoria.

2006-09-03 14:09:03 · answer #2 · answered by m_m_s 6 · 0 0

pior: condições de trabalho, salário, disciplina dos alunos, levar trabalho para casa...

melhor: vc aprende muito... sobre a vida

para seguir a profissão vc deve estar comprometido com o próximo e estar disposro a lutar muito por uma vida melhor...

2006-09-02 07:37:07 · answer #3 · answered by vitorinuno 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers