Pergunta boa. Por 3 motivos:
1 - O oxigênio ligado nos H da água é relativamente estável (numero de oxidação = menos 2), não tem como oxidar o carbono;
2 - A água esfria o corpo em combustão, diminuindo a energia necessária para o início da reação de combustão;
3 - A água propriamente ou o seu vapor isola o corpo em combustão do oxigênio, quer diretamente, quer diminuindo a pressão parcial de O2.
2006-09-01 09:59:44
·
answer #1
·
answered by chefeclin 7
·
0⤊
2⤋
Primeiro, o fogo é uma qualidade de energia liberada quando uma substância reage com oxigênio, mas para tanto, é necessário que o produto formado seja mais estável que os reagentes que os antecederam.
Segundo, parte do fogo é energia necessária para que o processo de queima continue ocorrendo, assim a água que toca a superfície que queima, afasta o fogo, que por sua vez cessa a queima.
Terceiro, na queima de substâncias que contenham carbono, este elemento apresenta se num estado de oxidação inferior a +4, não tendo sua estabilidade máxima. o mesmo ocorre com o gás oxigênio do ar, estado de oxidação zero, diferente de -2, seu mais estável.
O átomo de oxigênio da água já se encontra no estado de oxidação -2, por isso não pode alcançar outro estado de oxidação.
A liberação de hidrogênio pode ocorrer das seguintes maneiras:
O hidrogênio da água é liberado normalmente, na forma de cátion H+ ( autoionização da água ), mas em pequeníssimas proporções, e a liberação de hidrogênio na forma de gás pode ocorrer também, num proceso não espontâneo, como quando passamos uma corrente elétrica ( eletrólise ) de grande voltagem pela água.
2006-09-01 18:07:46
·
answer #2
·
answered by netinhodaquimica 1
·
1⤊
1⤋
O fogo não "queima" a água porque as ligações químicas da molécula de H2O são fortíssimas e não se rompem nem com o calor intenso. Por isso, o fogo não consome o Oxigênio da água. Por sinal, a ação de romper a molécula de água chama-se eletrólise, exige uma corrente elétrica muito intensa, e só e feita em laboratórios.
Como os Bombeiros explicam, a água apaga o fogo por resfriamento, removendo uma das condições para que o fogo exista (calor, oxigênio e substância combustível). OK?
2006-09-01 17:05:27
·
answer #3
·
answered by crtsilva 3
·
1⤊
1⤋
Na verdade, a água tem duas partes de Hidrogênio (H2O, certo?). E o fogo não consome Oxigênio. O fogo é um fenômeno de oxidação rápida de uma substância. Essa substância é que "queima" e é chamada combustível. O Oxigênio é necessário na reação de oxidação e ocupa o papel de comburente. Casualmente, a água é formada por dois elementos químicos que quando formam substâncias puras são, respectivamente, combustível (H2) e comburente (O2). Mas os elementos combinados não mantêm necessariamente o mesmo comportamento que teriam quando em substâncias puras. A água apaga o fogo simplesmente porque isola o combustível (digamos, um pedaço de madeira) do comburente (o Oxigênio presente do ar).
2006-09-01 17:04:05
·
answer #4
·
answered by Edson Lehr 2
·
1⤊
1⤋
Pois quando ocorre uma reação química é alterada a natureza da matéria(deixa de ser inflemável ou comburente e passa a apagar o fogo)
2 H2(g) + O2(g) -------> 2 H20(l)
2006-09-02 17:55:11
·
answer #5
·
answered by Xará 2
·
0⤊
1⤋
O Oxigênio O2 é comburente, ou seja, ele se reduz para que outro elemento químico se oxide.
No caso da água H2O, existe o Oxigênio, no entanto, ele está combinado na molécula formando outra substância química.
O que a combustão necessita é do comburente, no caso o Oxigênio "elementar", ou seja, só ele.
Para separar o Oxigênio do Hidrogênio na Água são necessários diferentes processos químicos, como por exemplo, uma eletrólise.
2006-09-02 10:27:16
·
answer #6
·
answered by Ricardinho 3
·
0⤊
1⤋
Cara, não confunda a obra de arte do mestre picasso com a pica de aço do mestre de obra!
o oxigênio que é consumido na combustão é o O2 (gás, presente no ar atmosférico). A água é H2O. São duas substâncias completamente diferentes, e a disponibilidade de oxigênio nas duas substancias são diferentes! Não dá pra comparar!
Espero ter ajudado!
2006-09-01 20:21:31
·
answer #7
·
answered by viniquimica 4
·
1⤊
2⤋
Se a temperatura do incêndio for muito alta (superior a 1500ºC), o oxigênio presente na água vai ajudar a aumentar o fogo. Caso a temperatura do incêndio seja menor, a água vai simplesmente retirar o calor do fogo e, como o calor vem do fogo, isso faz o fogo diminuir.
2006-09-01 17:44:24
·
answer #8
·
answered by Illusional Self 6
·
0⤊
1⤋
A água já é queimada. Quando queimamos o hidrigênio ( e consumimos o oxigênio ) a "fumaça" é o vapor d'água.
Ocorre muita liberação de energia nesta queima, para separar o O do H é necessário colocar esta energia de volta.
Uma molécula só libera o oxigênio se ele se ligar a outra molécula liberando mais energia, que a primeira molécula consumiu. Mas para liberar o oxigênio da água é necessário altíssimas energias.
2006-09-01 17:08:47
·
answer #9
·
answered by clayton1975mg 2
·
0⤊
1⤋
opa...a agua nao é H2O ??
enato a agua tem duas partes de hidrogenio e uma parte de oxigenio...
Creio que o proprio hidrogenio realiza o "apagão" do fogo ..rsss
Como o extintor que é utilizado o gas carbonico CO2 analisando deste ponto de vista, o oxigenio leva duas partes, no entanto, ao inves de alimentar o fogo, apaga !
Abracos
Mário
2006-09-01 17:00:44
·
answer #10
·
answered by Mário 5
·
0⤊
1⤋