English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se o sol está sempre pegando fogo, porque não se termina?
Vai terminar? Quando?

2006-09-01 09:51:14 · 41 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Ciências da Terra

41 respostas

Como foi dito acima, o Sol usa como combustível o Hidrogênio, fundindo as moléculas desse elemento em Hélio. Não é uma "queima" como quando queimamos carvão ou madeira, portanto o Sol não "pega fogo", ao menos não fogo como conhecemos aqui na Terra. Quando o Hidrogênio acabar ele passará por mudanças, passando a consumir o Hélio. Sua cor irá mudar do branco-amarelado de hoje para um tom mais próximo do vermelho e menos luminoso. Estima-se que o Sol tenha Hidrogênio para mais 5 bilhões de anos e então ele passaria ao consumo de Hélio.

Essa nova fase, onde o Sol seria um tipo de estrela chamado Gigante Vermelha, duraria cerca de 2 bilhões de anos. O Sol aumentaria muito de tamanho e seria mais frio do que é hoje. Após o fim do Hélio o Sol começaria a pulsar e emitiria para o espaço cerca de 1/4 de sua massa total em explosões estelares que devem formar uma linda nebulosa planetária. Após isso o Sol encolheria, tornando-se uma Anã Branca de brilho intenso e muito forte. Depois disso o Sol irá apagar e colapsar sobre sua própria massa.

Ninguém verá isso, pois daqui a 4 bilhões de anos, quando o Sol aproximar-se do final do Hidrogênio ele crescerá para algo perto de 100 vezes o tamanho atual e emitirá 1000 vezes mais luz. A temperatura na Terra subirá para valores próximos aos de Mercúrio hoje, exterminando qualquer forma de vida que ainda habite este planeta durante estes eventos.

2006-09-01 10:32:31 · answer #1 · answered by Falcon_Dark 1 · 2 1

Pois é, se o Sol estivesse pegando fogo, será que ele já não teria apagado? Se não apagou, o que isto significa?

Significa que o Sol não está pegando fogo. A energia do Sol não é retirada de uma reação química, como a combustão, mas de uma reação nuclear, muito mais energética que qualquer energia química: o Sol é um monstruoso gerador de fusão nuclear, ele está fundindo átomos de hidrogênio e formando átomos de hélio.

Mas mesmo esta energia um dia vai acabar. Mas só daqui a 5 bilhões de anos.

2006-09-01 17:12:48 · answer #2 · answered by Sr Americo 7 · 3 0

A maioria das estrelas da Via-Láctea, e quem sabe, de todas as galáxias - forma um par, ou um sistema triplo ou múltiplo.
O Sol parece ser uma exceção: trata-se de uma estrela solitária, a mais próxima de nós. Não tem uma posição privilegiada na Via-Láctea mas sua importância é crucial para todas as formas de vida da Terra.
Tudo no universo obedece a um ciclo de nascimento e morte, e o Sol não é diferente disto. Um dia ele morrerá, e nenhum de nós estará aqui para assistir, nem mesmo a espécie humana.

Esta imensa usina termonuclear está na metade da sua existência útil, ou seja, ainda lhe restam outros 4,6 bilhões de anos de existência útil.

O Sol vem queimando ao longo dos seus 4,6 bilhões de aninhos seu combustível, ou seja, transformando hidrogênio em hélio.
A cada segundo, 4 milhões de toneladas de hidrogênio são transformadas em hélio. Residindo aí o mistério da sua longevidade.

A localidade do Sol em relação ao centro galático é de 33 mil anos-luz de distância, ou seja, 2/3 do raio galático. Ele está bem longe do centro da Via-Láctea que possui aproximadamente 200 bilhões de estrelas.
Assim como a terra leva 365 dias para dar uma volta em torno do Sol, o Sol leva 225 milhões de anos aproximadamente para dar uma única volta ao redor do núcleo da Via-Láctea.

O raio do Sol é de 700.000 Km, significando um tamanho de 109 vezes maior que a Terra. A massa solar é de 330 mil vezes a da Terra, ou 1000 vezes a do planeta Júpiter, o maior do sistema solar.

No interior do Sol caberiam mais de 1 milhão de Terras. O Sol não é sólido, portanto, não é homogêneo.
A força da gravidade solar é 28 vezes maior do que a da Terra.
O giro do Sol sobre seu próprio eixo é muito devagar e varia de acordo com as latitudes, nos pólos é de 34 dias e no equador é de 25 dias.
Uma pessoa que pesa 65 Kg na Terra, pesaria 1,5 t no Sol.
A temperatura superficial do Sol atinge 6.000º C. Calcula-se que a temperatura central alcance 15 milhões de graus.
A estrelas são muito quentes em razão das reações de fusão nuclear que ocorre o tempo todo. Nessas reações, os elementos leves (hidrogênio e hélio) se fundem para produzir elementos mais pesados (oxigênio, carbono, silício, etc).
A soma total de energia produzida por bilhões de reações de fusão é que dá origem ao calor e consequentemente brilho das estrelas.
A cada 11 anos ocorre a inversão da polaridade, mas, isso ainda é um mistério para a ciência.
Com a morte do Sol ela deverá se transformar em uma anã-branca (estrela de diamante), isto porque ele é uma estrela de 5ª grandeza, não tendo, portanto, massa suficiente para se transformar em um buraco negro (estrela de 1ª grandeza).

Para se ter uma idéia, uma estrela de 1ª grandeza compreende toda a extençao do sistema solar.


adoro astronomia.
é isso aí...

2006-09-01 14:11:02 · answer #3 · answered by Marcos 4 · 3 0

Toda fonte de energia tem um 'prazo de validade'.
A diferença é que o sol tem bilhões de anos, enquanto uma lâmpada fluorescente tem meses.

Com o passar de mais um ou dois milhões de anos, as reações no sol passarão a ser mais demoradas, e ele passará a produzir menos calor, até o ponto em que terá de consumir a si próprio, tornando-se uma estrela anã.

2006-09-02 07:05:59 · answer #4 · answered by tsalviatti 4 · 2 0

sim vai terminar .Quando todos o atomos de Hélio se fundirem.só não sei quando será

2006-09-02 03:39:46 · answer #5 · answered by Jean 1 · 2 0

A Energia do Sol é finito só q vc ñ estará nesse mundo qdo ela acabar...existem muitas estrelas q já morreram...algumas ficam inteiras outras explodem lançados milhares de asteróides ao espaço o homem do futuro vai ter q se adequar as circunstâncias.
Muitas Guerras irão acontecer inclusive a da água, as Grandes Potências já votam seus olhos p/ o BR, como saída estratégicas, com o Kremelim se aproximando cada vez + do nosso País, a China idem....pois aqui tem Água, Petróleo, Biodísel, Produção Energética, Campos Agricultáveis e saída estratégica para a Fome....só ainda ñ sei p q somos um País Pobre de Recursos Humanos qualificados.....

2006-09-02 01:02:21 · answer #6 · answered by adriano g 6 · 2 0

Isso será daqui a alguns bilhões de anos, mas vai acontecer. O Sol produz energia através da fusão de moléculas de Hidrogênio, produzindo energia (luz e calor) e moléculas de Hélio. Quando o Hidrogênio do Sol acabar, ele começará a fundir moléculas de Hélio, gerando substâncias mais pesadas e uma quantidade maior de energia,deixará assim o planeta Terra impossibilitado de ter seres humanos.

2006-09-01 17:25:24 · answer #7 · answered by suelane g 4 · 2 0

O sol eh uma estrela que libera energia. Essa energia eh proveniente de explosoes internas. A energia liberada pelo sol, em forma de calor, terminara um dia, talvez em milhoes de anos, nao sabemos, mas o que podemos ter certeza,eh que como um fogueira se nao acrescentarmos lenha uma hora se apaga, eu penso que um dia a enrgia do sol tambem ira terminar, desde que nao sabemos se existe alguma adicao de algum material para que esse continue liberando energia.

2006-09-01 15:27:52 · answer #8 · answered by ToN88 2 · 2 0

É, mas um dia vai terminar. Mas isso é assunto pra daqui a 4, 5 bilhões de anos.

2006-09-03 09:50:53 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 0

As especialistas esperam, que, no minimo, a energia do sol dure mais 10 milhões de anos na mesma forma.

2006-09-03 04:04:08 · answer #10 · answered by Serginho 2 · 1 0

Mas quem é que te informou que a energia do sol não acaba, se é assim que pensas vives numa ilusão. A energia do sol parece nao acabar mas um dia ha de acabar, não vai ser amanha nem daki a cem anos mas vai acabar

2006-09-03 00:17:29 · answer #11 · answered by K⭩a E 2 · 1 0

fedest.com, questions and answers