English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Primeiramente, eu quero dizer que não sou crente, nem evangélica, católica, espírita, etc. Acredito em Deus e isso já está bom pra mim. Mas sempre tive curiosidade para entender o mecanismo (se é que posso chamar assim) que move as pessoas que se dizem ateus e atéias.

O que te fez tomar essa decisão? Foi algo recente ou já nasceu assim?

Não estou julgando ninguém nem estou falando com preconceitos. Só queria entender mais sobre esse assunto de alguém que é especialista nele, entendem? O que faz uma pessoa não acreditar em NADA? E como é viver assim, sem um "ponto de partida" ou um "ponto de parada" por assim dizer.

O que vocês acham que acontece com a gente quando morremos?

Por favor, não precisam citar Jesus pois como já disse eu não sou crente ou evangélica nem estou defendendo nenhum tipo de fanatismo religioso. Só estou curiosa pra saber o que passa pela cabeça de vocês. Por que são tão diferentes e em que se basearam para tomar essa decisão? Bjus!

2006-09-01 09:31:06 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

11 respostas

A investigação das possibilidades da existencia de um ser criador pela filosofia é inegável. Tem-se ainda que imaginar que esse ser é independente de sua criação, totalmente livre para se mover por toda a eternidade e criar quando bem lhe aprouver, sem ser a criação parte da materia prima de si mesmo, o que seria uma idéa panteísta.
A idéia de que uma flor ou uma pedra é parte de Deus, não necessitaria de comprovação caso as flores ou pedras tivessem o poder de criar outras coisas. Como nada criam, tal idéia é um absurdo, ficando peremptoriamente provado que não são partes de Deus e sim, da sua criação.
"Poder pensar sempre tudo o que ele quer e operar sempre tudo o que ele quer" e continua....."No universo não ha somente uma ordem, mas tudo parece tender para um fim........Sou pois forçado a confessar que há um Ser que existe necessariamente por si mesmo desde sempre e que está na origem de todos os outros seres" Voltaire.
O problema parece não estar na possibilidade imperiosa da existência de Deus, mas na forma como lhe dão impensadamente atributos diversos, sem ao menos qualquer investigação filosófica. É nesta hora que apaga-se aluz e sem lanterna ou bengala, segue o cego seu caminho de fé, permeando um terreno intangível, para um fim absurdamente incognoscível e, obviamente, inatingível. A fé, torna-se um afronte à razão na sua busca impensada por soluções impossíveis e afirmações inconcebíveis.
Tais afirmações impensadas sobre Deus é que estão no cerne da formação do pensamento ateista. A bíblia é repleta de afirmações sem qualquer embasamento prático e carente de investigação filosófica. Usando-me do filósofo Li Yutang, o sermão da montanha é, de longe o maior amontoado de palavras já proferidas, sem qualquer utilidade prática para esta curta vida!! Leia-o agora e comprove a sua "falta de praticidade".
Para os que tem dúvida sobre a possibilidade da existência de Deus, eu recomendaria o livro "O filósofo ignorante" de Voltaire.
Acredite que o filósofo o levará pelas mãos até quase tocar o Criador, mas faltar-lhes-ão o tato para Sentí-Lo e o filósofo o informará que não é possivel seguir avante de onde estão.
Perdoe-me intrometer-me em sua pergunta pois hoje não sou ateu, mas já fui e o fui justamente pelas respostas imbecís que me eram dadas pela fé.
Sendo este um assunto mui palpitante, participei com minhas parcas ponderações. Você me atraiu com sua irresistível pergunta!

2006-09-01 10:24:02 · answer #1 · answered by Safenado e a magia da astrologia 7 · 2 0

Eu não me considero ateu, acredito em Deus, só não consigo acreditar nas religiões criadas pelo homem. O ser humano em toda a sua história, tenta manipular e enganar o outros para seu própio beneficio. como vou acreditar em um bando de pastores que não fazem nada na vida e andam de carro zero, como vou acreditar na igreja que no passado mandou matar milhares de mulheres só por que achavam que eram bruxas??? Quem garante que a bíblia não foi alterada para o beneficio da igreja???
Eu sei que Deus existe e confio nele, o que o homem escreve é impossível de acreditar.

2006-09-03 23:34:19 · answer #2 · answered by Roger 3 · 1 0

Desculpe se não vou responder à sua pergunta, mas é que a sua pergunta me fez lembrar de um amigo que era ateu e que cometeu suicídio.
As pessoas quando ouvem falar de um suicida, logo se perguntam: por que ele/ela fez isso?
Acho que a pergunta devia ser outra: por que ele/ela não faria isso?
Sério, alguém que não crê em nada, nem em Deus, nem em vida depois da morte, caso se depare com alguma situação desesperadora, tenderá a acabar com tudo pra se livrar da dor, do medo e do sofrimento, afinal, não há nada depois do último suspiro.
Creio que todos precisam acreditar em alguma coisa para se preencher, ninguém pode ser um recipiente vazio, senão... não há nada pra te dar base pra suportar as dores da vida.
Tenho a mesma dúvida que você quanto ao que leva uma pessoa a se dizer ateu/atéia. Já pensei muito nisso e a única coisa que me pareceu explicar é o fato de que quanto mais culto alguém é, mais materialista esse alguém fica. Sei lá... acho que é por aí...
Fique em paz.

2006-09-01 09:54:47 · answer #3 · answered by Mauricio 4 · 1 0

Isso é o que sempre me pergunto!
Eu não sou ateu, mas conheço várias pessoas que são e a justificativa deles, em geral é a de questionar sobre provas da existência de um Deus.
Outra coisa que falam muito é "Como podem ocorrer tantas tragédias no mundo? Deus não impede por que? Deus não está vendo isso?"
Pra mim, o simples fato de existirmos, nos leva a crer que formos criados por uma força superior, mas eles só creriam se vissem pessoalmente e não conseguem explicar me a criação do mundo.
Engraçado é que eles questionam Deus e não questionam o Diabo. Eles não admitem que possam existir forças negativas também. Eles nunca pensam que as tragédias do mundo, são culpa do Diabo, mas põe a culpa em Deus. Alegam que Deus não os protege, mas e a pouca fé deles? Sim, pouca fé, porque se tivessem fé total, não questionariam Deus.
Eles queriam que o planeta Terra fosse o paraíso, como as próprias pessoas fizeram o inferno, então eles simplismente taxam: Deus não existe e ponto final.

2006-09-01 18:58:50 · answer #4 · answered by ===== Miguel R ===== 3 · 0 0

Sacerdotiza - não se toma decisão de crer ou não crer, ou se É ou não. Quando morremos voltamos à tabela periódica. Não sou ateu, porém acredito que Deus Não interfere em nada por aqui, aqui estamos por nossa canta e risco. Abraços

2006-09-01 09:56:19 · answer #5 · answered by munchausen 7 · 0 0

Será que as pessoas que se dizem atéias não são é à toa?

2006-09-01 09:45:42 · answer #6 · answered by juba leão 2 · 0 0

Nao sou ateu, muito menos religioso, só reflito sobre o real interesse das coisas

Estude filosofia.... ela abre a mente.... note que existem várias religioes em difernentes culturas... fomos criados a acreditar no deus e em jesus que a igreja prega....

eu acho isso legal, pois nos ajuda a manter a sociedade em paz


nao estou dizendo que nao acredito em Deus, mas faço um outro questionamento.: O que é Deus??? será que é igual as igrejas dizem? será que é uma persona? uma força? será que é algo pensante? sera que é somente energia??? Matéria??? espirito??? nao acha muito orgulho do ser humano achar que seu espirito é eterno?

O homem pode muito bem ter inventado a religião para controlar a própria humanidade, ou até mesmo "se enganar", isto mesmo... "se engnar"....

tente se desligar de sua cultura, e pensar com a razão, a mente aberta... a filosofia ajuda... vc verá que tem sentido o que digo!

2006-09-01 09:38:25 · answer #7 · answered by Ted_GBI 3 · 0 0

Desculpe, sou católica, mas pretendo entrar na Religião Wiccana...
A Wicca é uma Religião que busca inspiração em uma crença muito primitiva, que acredita na Deusa como a grande Criadora de tudo, uma religião essencialmente Pagã no que se refere ao culto aos Antigos Deuses e que NÃO TEM NADA A VER, NADA A VER MESMO, com Magia Cabalística, Goetia, Magia do Caos, Thelema, Anjos e Deus visto por um enfoque cristão.
Siga seu coração amiga, não se enporte com as críticas!!!
Bjs!!! Vc é +QD+!

2006-09-01 09:50:30 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

simplesmente não me convence que existe um Deus que faz milagres que criou o mundo e é justo!! Isso é uma maneira de iludir e alienar as pessoas, tudo isso é uma força da natureza. Pessoas que dizem que se curam por "milagre" desse Deus simplesmente se concentram nisso e o psicológico que é muito importante cura a pessoa!! Se vc tem uma doença grave e sem cura aproveite o máximo!! Como acreditar em um Deus que deixa crianças morrerem de fome todos os dias? Onde existem doenças incuráveis? Onde justo os fiéis a Deus são castigados e oprimidos? Onde tantas desgraças acontecem? Sei que nem tudo é culpa de Deus mas se ele é tão justo como dizem, por que deixa tudo isso acontecer com inocentes?

2006-09-01 09:48:28 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

Nãoposso responder sobre este assunto,porque não sou ateu.

2006-09-01 09:53:05 · answer #10 · answered by miranda 2 · 0 2

fedest.com, questions and answers