Chernobyl - 20 anos Depois
O acidente nuclear de Chernobyl, usina enérgética localizada em Kiev, na Ucrânia, completa 20 anos no dia 26 de abril, e ainda afeta milhares de pessoas. Para a organização não governamental Greenpeace, a estimativa é de que o número de mortos por câncer causado pelo acidente de Chernobyl pode chegar a quase 100 mil pessoas nos próximos anos.
O Acidente
Registrado como o pior acidente industrial e ambiental da história. A explosão que ocorreu na unidade quatro de Chernobyl na manhã do dia 26 de abril de 1986 espalhou nuvens radiativas por um raio de entre 7 e 9 quilômetros na atmosfera. "O fogo que se seguiu à explosão, abastecido por 1.700 toneladas de grafite, durou oito dias e foi o principal responsável pela gravidade do desastre de Chernobyl".
O Brasil também teve seu acidente
Brasil - Goiânia 1987
O 2º maior acidente radioativo do mundo foi em Goiânia em 1987, com Césio-137. Era 13 de setembro de 1987. Um aparelho de radioterapia contendo césio-137 encontrava-se abandonado foi levado e vendido ao dono de um ferro-velho. Desmontado expos ao ambiente 19,26 g de cloreto de césio-137 (CsCl), pó branco semelhante ao sal de cozinha, no entanto, brilha no escuro com uma coloração azulada.
Para saber mais http://br.geocities.com/sousaraujo/textos/chernobyl.htm
2006-09-01 23:33:18
·
answer #3
·
answered by comandante 7
·
0⤊
0⤋
Acidente nuclear é um dos piores acidentes que pode existir.Um dos maiores já registrados foi a explosão da Usina de Chernobyl na Ucrânia que causou segundo a ONU 9.000 vÃtimas,e segundo relatório do Greenpeace divulgado em Abril de 2006 93.000
Em 1994, Ucrânia aceitava um plano internacional para fechar Chernobyl O vulto da usina de Chernobyl domina o horizonte de Pripiat, onde não restou um habitante. Lá, energia nuclear é sinônimo de morte. Depois da explosão do reator número 4, na madrugada fatÃdica de 26 de abril de 1986, a radiação varreu tudo. A cidade foi abandonada e o acidente inutilizou uma área equivalente a um Portugal e meio, 140.000 quilômetros quadrados. Por centenas de anos.
A Europa despertou como se estivesse em um pesadelo. Itália, Alemanha, Suécia, Finlândia, SuÃça, Holanda e Espanha deram marcha a ré nos programas nucleares e fecharam usinas. Para eles, o risco de um acidente igual era insuportável. Mas há usinas precárias nos antigos paÃses socialistas que ainda ameaçam toda a vizinhança européia.
Entre 15 mil e 30 mil pessoas morreram desde então por razões associadas ao acidente. A ONU estima que cerca de seis milhões de pessoas ainda vivam em áreas contaminadas.
Em 04 de outubro de 1994 o governo da Ucrânia aceitou um plano internacional para fechar a usina de Chernobyl. E, em 15 de dezembro de 2000, engenheiros da usina nuclear de Chernobyl apertaram o botão que desligou os três outros reatores - que continuaram a ser usados depois do acidente - fechando oficialmente as instalações que se converteram, em 1986, no sÃmbolo dos perigos da energia atômica
Em 26 de abril de 2002, exatamente 16 anos após a tragédia, o chefe da Comissão de Segurança Radioativa do governo ucraniano, Dmytro Hrodzynskyy, alertou que os nÃveis de radiação em Chernobyl continuavam aumentando. Segundo o mesmo cientista, o restante do combustÃvel que existe dentro do reator nuclear que causou o acidente - hoje protegido por um sarcófago de concreto - está esquentando. A incidência de câncer de tiróide em crianças é atualmente mil vezes mais alta do que a que existia antes do acidente de 1986. E, em outra advertência, o cientista disse que vazamentos no sarcófago de concreto que envolve ruÃnas do reator e toneladas de combustÃvel radioativo podem agravar a situação.
O acidente nuclear de Chernobil ocorreu dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobil (originalmente chamada Vladimir Lenin) na Ucrânia (então parte da União Soviética). à considerado o pior acidente nuclear da história da energia nuclear, produzindo uma nuvem de radioactividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido.
Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia (Belarus) e Rússia foram muito contaminadas, resultando na evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas. Cerca de 60% de radioatividade caiu em terra em Bielorrússia (Belarus).
O acidente fez crescer preocupações sobre a segurança da indústria nuclear soviética, diminuindo sua expansão por muitos anos, e forçando o governo soviético a ser menos secreto. Os agora separados paÃses de Rússia, Ucrânia e Bielorrússia (Belarus) têm suportado um contÃnuo e substancial custo de descontaminação e cuidados de saúde devidos ao acidente de Chernobil. à difÃcil dizer com precisão o número de mortos causados pelos eventos de Chernobil, devido à s mortes esperadas por câncer, que ainda não ocorreram e são difÃceis de atribuir especificamente ao acidente. Um relatório da ONU de 2005 atribuiu 56 mortes até aquela data – 47 trabalhadores acidentados e 9 crianças com câncer de tireóide – e estimou que cerca de 4000 pessoas morrerão de doenças relacionadas ao acidente. O Greenpeace, entre outros, contesta as conclusões do estudo.
O governo soviético procurou esconder o ocorrido da comunidade mundial, até que a radiação em altos nÃveis foi detectada em outros paÃses. Segue um trecho do pronunciamento do lÃder da União Soviética, na época do acidente, Mikhail Gorbachev, quando o governo admitiu a ocorrência:
"Boa tarde, meus camaradas. Todos vocês sabem que houve um inacreditável erro – o acidente na usina nuclear de Chernobyl. Ele afetou duramente o povo soviético, e chocou a comunidade internacional. Pela primeira vez, nós confrontamos a força real da energia nuclear, fora de controle"
2006-09-01 13:49:11
·
answer #10
·
answered by Alex_semp 4
·
0⤊
0⤋