Eles pegaram a herança de pensamento do Neo-Platonismo, que ensinava que o corpo e a matéria são ruins, e que atrapalham o verdadeiro conhecimento, que vem do pensamento. Por isso castigavam o corpo.
Nota: Platão mesmo nunca disse isso, tá; ele disse apenas que vc não PRECISA do corpo pra se chegar às idéias.
Nota2: Humm, dá pra sentir de onde a Igreja tirou uma de suas idéis principais, né.. hehe
2006-09-01 06:48:21
·
answer #1
·
answered by Manic Nirvana 6
·
0⤊
0⤋
Em seu conjunto, o estoicismo pode-se dividir em três períodos: um período antigo ou ético, um período médio ou eclético, um período recente ou religioso. Os dois últimos, bastante divergentes do estoicismo clássico.
O fundador da antiga escola estóica é Zenão de Citium (334-262 a.C., mais ou menos). Seu pai, mercador, leva para ele, de Atenas, uns tratados socráticos, que lhe despertam o entusiasmo para com os estudos filosóficos. Aos vinte e dois anos vai para Atenas; aí - perdidos seus bens - dedica-se à filosofia, freqüentando por algum tempo várias escolas e mestres, entre os quais o cínico Crates. Finalmente, pelo ano 300, funda a sua escola, que se chamou estóica, do lugar onde ele costumava ensinar: pórtico em grego, stoá. Iniciou, juntamente com a atividade didática, a de escritor. Em seus escritos já se encontram a clássica divisão estóica da filosofia em lógica, física e ética, a primazia da ética e a união de filosofia e vida.
A escola estóica média ou eclética, surge pela influência de outras escolas e para responder às objeções dessas escolas. Podem-se, pois, agrupar na escola estóica nova ou religiosa os que entendiam absolutamente a filosofia, o estoicismo, não como ciência, metafísica, mas como uma missão e uma prática religiosa, sacerdotal.
2006-09-01 13:48:09
·
answer #2
·
answered by Fernando 5
·
0⤊
0⤋
Buscavam a perfeição... e perceberam o quão distante ela está de nós. É um longo caminho a percorrer.
2006-09-01 13:47:08
·
answer #3
·
answered by Geek 5
·
0⤊
0⤋