O que é e como surgiu a Maçonaria?
A Ordem dos Maçons Livres e Aceitos é uma sociedade secreta, mas aberta a homens de todas as religiões - só não são aceitos ateus e mulheres.
Para fazer parte dela, o indivíduo deve crer em Deus e ter uma conduta ética e honesta. Não pode contar o que ocorre nas reuniões e nem se identificar como Maçons para outras pessoas.
O nome Maçon vem do Francês que significa pedreiro. A organização surgiu na idade média, época de grandes construções em pedra - como castelos e catedrais - , a partir de uma espécie de embrião dos sindicatos: as chamadas corporações de ofício. Nelas se reuniam os trabalhadores medievais como alfaiates, sapateiros e ferreiros que guardavam suas técnicas a sete chaves.
Os pedreiros em especial, viajavam muito.
Por isso tinham uma certa liberdade ao contrário dos servos, que deviam satisfação ao senhor feudal caso quizessem deixar suas terras.
Daí vem o nome original - Maçonaria Livre ou Frieemasonry em Inglês. Após o final da idade média a Maçonaria passou a admitir outros membros além de pedreiros.
Transformou-se assim em uma fraternidade dedicada a liberdade de pensamento e expressão religiosa ou política, e contra qualquer tipo de absolutismo. Tanto que a organização teve forte influência nos bastidores da revolução francesa e da independência dos Estados Unidos. Aqui no Brasil participou decisivamente da abolição da escravatura, da independência e da proclamação da república.
O símbolo da Maçonaria remete aos instrumentos dos trabalhadores que, na idade média, de construção em pedra.
O compasso >>> desenha círculos perfeitos, representa a busca da perfeição pelo homem.
A letra G >>> no centro de tudo, vem de God (Deus). Para os Maçons, é ele o arquiteto do universo.
O esquadro >>> forma ângulos retos, lembra que o homem deve levar uma vida igualmente reta: ética e honesta.
Influência oculta >>> o Brasão Maçon no dinheiro mais poderoso do planeta.
Uma variante da mesma simbologia aparece no verso da nota de um dólar. Nela o esquadro e o compasso se resumem no triângulo que encabeça a pirâmide e representa a Santíssima Trindade. O olho em seu interior tem o mesmo significado da letra G: é Deus Onisciênte, que tudo sabe e tudo vê. A explicação: Tres dos primeiros presidentes dos Estados Unidos e principais articuladores da independência do País, - George Washington, Thomas Jefferson e Benjamim Franklin - eram Maçons.
Maçons ilustres Voltaire, J.W.Gothe, Ludwig Van Bethoven, Wolfgang Amadeus Mozart, Napoleão Bonaparte, José de San Martín, Simón Bolívar, José Bonifácio, Dom Pedro I, Duque de Caxias, Deodoro da Fonseca e Rui Barbosa.
2006-09-01 05:53:31
·
answer #1
·
answered by 约瑟夫先生 4
·
0⤊
0⤋
Vem do francês, e significa "pedreiro".
sobre a maçonaria, procure no wikipedia, ou yahoo!, google, tem vários sites interessantes sobre o assunto.
2006-09-01 05:40:09
·
answer #3
·
answered by behemoth666 2
·
0⤊
0⤋
Ser Maçom é ser amante da Sabedoria, da Virtude, da Justiça, da Humanidade.
Ser Maçom é ser amigo dos pobres, dos desgraçados que sofrem, que choram, que têm fome, dos que clamam pelo Direito, pela Justiça e os utilizam como única norma de conduta o bem de todos e seu engrandecimento e o progresso.
Ser Maçom é querer a harmonia das famílias, a concórdia dos povos, a paz do gênero humano.
Ser Maçom é derramar por toda a parte os divinos esplendores da instrução; educar para o bem, a inteligência; conceber os mais belos ideais do Direito, da Moralidade, da Honra e praticá-los.
Ser Maçom é levar para o terreno prático, aquele formosíssimo preceito de todos os lugares e todos os séculos, que diz com infinita ternura aos homens de todas as raças, desde o alto de uma cruz e como os braços abertos ao mundo: “amai-vos uns aos outros, formais uma só família, sêde irmãos.”
Ser Maçom é pregar a tolerância; praticar a caridade sem distinção de raças, crenças ou opiniões, é lutar contra a hipocrisia e o fanatismo.
Ser Maçom é viver para a realização da Paz Universal, tendo pelos vivos o mesmo respeito que dedicamos aos nossos mortos.
Se o senhor não reúne estas condições, afaste-se da Maçonaria!
Como ser maçom?
Dentre as pessoas que honram este página com a sua visita, muitos fazem esta pergunta.
Tenha sempre em mente que será necessário o exercício de atividades periódicas (semanais, quinzenais ou mensais) enquanto for maçom, numa Loja Regular. Só a participação prática pode levar à plenitude dos direitos maçônicos. A teoria pode coadjuvar bastante, mas será sempre somente isso: teoria.
Isto posto, e apenas para prestar um serviço básico aos visitantes, esclareço que já houve um tempo em que os brasileiros eram convidados a ingressar para a maçonaria. Hoje em dia o postulante deve demonstrar o seu interesse para que seu nome seja submetido à apreciação dos membros de uma determinada Loja e o convite efetivamente se vertebre.
Em síntese:
1) Busque conhecer os maçons da sua cidade, do bairro em que você mora. Quando for maçom, vale a redundância, você terá de exercer atividades práticas periódicas, voltadas a seu aprimoramento pessoal, familiar e do meio social em que vive. Por isto a recomendação de procurar a Loja mais próxima, que os maçons de seu bairro frequentam.
2) Em conversa informal com um maçom amigo no bairro em que mora, dê a entender o seu interesse pela maçonaria e ouça com atenção o que ele disser.
3) Aguarde uns dois meses e vá novamente conversar com aquele amigo sobre o mesmo assunto. Se tiver liberdade, pergunte se ele conversou com outros maçons sobre o seu interesse e como foi a receptividade.
4) Estando tudo em ordem, você será convidado a apresentar à Loja alguns documentos fundamentais (RG, CIC, comprovante de residência, etc.) e aguardar novo contato, quando seu ingresso poderá ser franqueado.
Note bem: somente desta maneira se ingressa regularmente na maçonaria. Nos dias de hoje é possível ingressar de maneira irregular ou espúria, mas foge ao escopo desta explanação, pois é indesejável e traz mais aborrecimentos do que vantagens. Procure os maçons de sua cidade que eles o instruirão pessoalmente sobre estes detalhes. Não se encontrará na Internet mais do que apoio a algumas dúvidas teóricas. O que passar disso, necessariamente está fora do encaminhamento ortodoxo tradicional, constituindo, portanto, proposta espúria.
2006-09-01 05:37:34
·
answer #4
·
answered by Samantha 2
·
0⤊
0⤋