English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 respostas

Antes da escrita é feita pelo desenho: inicia-se com 1) garatuja: a criança tem coordenação para pegar no lápis e rabiscar, começa o processo de abstração, se aquele rabisco representar alguma coisa para ela ou o simples vencer de um desafio motor. Só perguntando para saber e escrevendo embaixo, com data. Procedendo da mesma forma na continuidade que traz resultados. Por ex, ela faz um rabisco e diz essa sou eu. Mais um tempo ele faz dois rabiscos e diz que é ela e a mãe. Depois vai para o 2) pré esquema: ela tenta a representação gráfica dela mesma ou dos entes queridos e o faz de maneira bem simplificada, às vezes cabeça e pernas, tipo "aranha'. Depois vai para o 3) esquema, onde a pessoa tem cabeça tronco e membros. Por último vai para o 4) realismo, aí faz cabelos, pés, mãos, roupa e até ambiente.
Quando começa a ser alfabetizada a avaliação também começa com 1) garatuja, rabisca e diz que escreveu alguma coisa. Depois passa para 2) pré silabica, ou seja percebe que a palavra tem sons e começa a distingui-los, mesmo que escreva letras do seu nome que é o que geralmente aprendeu, sabe que a um som corresponde uma escrita, às vezes até usa número junto. Depois vem a fase 3) silábica, em que ela distingue as entonações silábicas, que podem ser com valor ou sem valor, ex. eu desenho uma bola e peço que ela escreva, ela escreve pe, ou seja há duas sílabas na palavra e ela expressa uma correspondência de uma letra para cada sílaba, sem valor ou seja não correspondem ao som emitido; outro escreve ooa, pois para ele ficou distinto o som de dois o e um a; outro escreve oa. Todos são silábicos com valor, pois o som corresponde às letras. Por último vem o nível 4) silábico-alfabético, aí a criança escreve boa, ola, pola, bola.
Essa é a avaliação formal, na informal avalia-se socialização, verbalização: dificuldade ou facilidade de se expressar (encaminhando as que precisam para fonoaudióloga), autonomia própria para a idade, grau de abstração, assimilação e acomodação (Piaget).
Muito importante conversar com os pais da criança sobre as suas peculiaridades e aconselhá-los na maneira de agir para valorizarem a criança e evitarem super proteção.

2006-09-01 15:12:32 · answer #1 · answered by santista 6 · 0 0

Na educação infantil, se avalia uma cirança através do comportamento dela, desempenho dela individual e em grupo no dia a dia.

Comparar como ela era e como está ficando.

2006-09-02 11:37:58 · answer #2 · answered by aeiou 7 · 0 0

http://www.ufac.br/forum/ipb/index.php?showtopic=145

não sei se te ajuda

2006-09-01 10:45:50 · answer #3 · answered by regina o 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers