English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Esse assunto vem criando polêmica no Brasil. Para alguns, um erro histórico não se corrige com uma política paternalista, assistencialista e populista. Para outros, os negros têm todo direito de ingressarem nas universidades através de cotas, pois os mesmos tem poucas oportunidades na nossa sociedade. E você? É a favor ou contra?

2006-09-01 02:57:21 · 20 respostas · perguntado por drica 2 em Educação e Referência Nível Superior

20 respostas

Sou a favor sim.
O ideal seria se realmente nós tivéssemos uma educação pública de qualidade em período integral com professores bem remunerados e que não faltassem do jeito que eles faltam( todo dia sempre falta um professor, só que na escola particular, eles não faltam); E melhor ainda seria se nós não tivéssemos que disputar vaga pra entrar na universidade - assim que nós terminássemos o 2º grau, automaticamente seríamos integrados há uma faculdade - deveria haver vaga para todos.
Só que essa não é a nossa realidade e nós não podemos ficar esperando o dia que isso irá acontacer, portanto é necessário sim que haja quotas para negros e quotas para estudantes que concluíram todo o ensino médio em escolas públicas, mas as quotas para negros em especial, até o dia em que tiver acontecido a revolução da educação nesse país mencionada acima, aí então não haverá mais a necessidade de quotas.
Só pra constar: eu sou branca.

2006-09-01 03:27:55 · answer #1 · answered by CaAaAa 5 · 0 0

Completamente contra. Isto é de alguma forma um tipo de preconceito, algo que "sublinarmente" julga o negro incapaz de competir por uma vaga. Se a intenção é boa? Pode até ser, mas é infeliz. Se realmente querem ajudar os menos favorecidos da sociedade (negros, brancosíndiososasiáticosos...) que elevem o nível das escolas públicas, criem mais cursos preparatórios gratuitos, invistam na educação, façam valer o imposto que nós pagamos.

2016-12-14 16:02:03 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

não

2006-09-01 07:00:38 · answer #3 · answered by Daniel10 2 · 0 0

Sou contra qualquer cota para as universidades. O conceito brasileiro de "universidade" é totalmente degradado. Para se ter um nível de qualidade superior, a entrada nas universidades públicas deveria ser através da seleção dos melhores canditatos (independente da raça, posição social, sexo, etc.) em termos de conhecimentos, habilidades básicas, vocação e potencial. Inclusive, deveria haver um limite mínimo de qualidade, abaixo do qual o candidato não pode entrar, mesmo que haja vagas. É claro que o sistema de avaliação teria que ser melhorado MUITO! Deveriam entrar nas universidades somente a nata dos estudantes, que contratariam a nata dos professores, que ganhariam a nata dos salários e condições de ensino e de pesquisa. Isto seria viável pois o número de universitários diminuiria consideravelmente, assim como o número de estudantes que abandonariam as universidades, com conseqüente aumento no número de profissionais capacitados. Antes que me tachem de discriminadora, a minha idéia é de que, ao mesmo tempo se abrissem escolas técnicas, artisticas, etc. de segundo e de terceiro gráu, de excelente nível (a exemplo do SESC, SENAC, SESI, Fundação Bradesco, etc.). E assim por diante. E que, ao mesmo tempo, se valorizasse a profissão de técnico. O que desanima é ver tantos jovens querendo entrar em universidades péssimas, em cursos para os quais não têm nenhuma vocação e nem pretendem seguir, só querem o diploma de "doutor". Nos desanima ver tantos "doutores" em empreguinhos que odeiam, ganhando uma mixaria, os milhares de portadores de diploma universitário se inscrevendo em concursos que exigem somente o 2o. ou o 1o. gráu (e não passar) quando poderiam, sem ter se sacrificado tanto e gastado tantos recursos de família, próprios e do país, ter entrado num curso "técnico agrícola", por exemplo, e estar trabalhando (e ganhando bem) no que adora ao invés de estar com seu diploma de "pedagogia" (por exemplo, sem desmerecer!!!) na gaveta, se inscrevendo em inúmeros concursos (sem passar em nenhum) e trabalhando de "frentista de posto de gasolina" (sem desmerecer também!). Desculpem o desabafo, mas obrigada pela oportunidade de desabafar!

2006-09-01 05:02:38 · answer #4 · answered by Vovó (Grandma) 7 · 0 0

sou, porque para mim não existe pretos e nem brancos. somos todos iguais.

2006-09-01 03:42:50 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Sou a favor de cotas para quem merece . Quem estudou a vida inteira em escolas públicas e enfrentou greve e falta de recursos por todos os anos também deveria ser beneficiado. Acho que isso só gera mais discriminação. Imagine como esses alunos são vistos dentro das universidades pelos colegas.Aqui no DF por exemplo tem a UNB que é uma universidade renomada pública mas se vc perguntar quem estuda lá, verá que são pouquíssimos alunos que vieram de escolas públicas porque o nível das provas são muito elevados e como há greve na maior parte do ano para os alunos do nível médio público, quem tem oportunidade maior claro, são os alunos de escolas particulares sou seja, classe média alta.

2006-09-01 03:16:27 · answer #6 · answered by Cristal 2 · 0 0

Contra.
Olha, assim como todo mundo, eles é q tem q se exforçarem para entrarem em uma universidade.
Não existem cotas para brancos...
Os primeiros preconceituosos da sociedade são eles mesmos.
Cotas para eles vai desmostrar que eles naum tem capacidade nenhuma para conquistar uma vaga pelos trabts normais.
A cor da pele naum significa incapacidade.
Se há preconceito contra eles, isto significa ignorância do outro.
Há à necessidade desta história terminar...

Os "Negros" tem q conquistar seu espaço naum por leis e sim por suas apitidões...

2006-09-01 03:10:48 · answer #7 · answered by sombria19 2 · 0 0

Acho que aí é que se caracteriza a discriminação. O que se tem que fazer e com eficácia mesmo, ambos os governos, é melhorar o ensino público, para que todos tenha igualdade de condições em chegar a uma Faculdade. O ensino público é péssimo, somente quem tem poder aquisitivo, ou seja, classe alta, tem condições frequentar um ensino particular.

2006-09-01 03:05:26 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Totalmente contra. Afinal não são gastos milhões em campanhas contra o racismo e discriminação??? Por que então nessas cotas eles estão sendo diferenciados? Somos todos iguais, ñ somos?
(",)

2006-09-01 03:05:10 · answer #9 · answered by Brisa 3 · 0 0

Absolutamente contra! Quer dar mais chacer para o negro (que na verdade deveria ser para o pobre)? Então dê uma educação fudamental e média decentes para eles e assim teram chances iguais a qualquer um de ingressar numa universidade....

2006-09-01 03:03:49 · answer #10 · answered by Pedro P. Madeira 4 · 0 0

naum pq os negros naum são diferente de ninguem, isso e um forma de descriminação.

2006-09-01 03:02:27 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers