Não é religião.E como é secreta,,não vou fazer análise dela.
Vou deixar outros colarem do que não sabem..grau 33.
2006-09-03 07:51:18
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Que eu saiba Massonaria não é religião. É uma sociedade secreta. Teve início com o compartilhemento de técnicas de construção de cúpulas - daí o nome franc masson ou construtor liberal em francês.
Ao longo da idade média ganhou adeptos, e muito poder na Europa.
É isso que eu sei.
2006-09-01 02:40:13
·
answer #3
·
answered by pfordahi 2
·
0⤊
0⤋
A Maçonaria é, em termos gerais, uma associação de homens livres e de bons costumes cultivando entre si o princípio da fraternidade.
Reconhecem-se entre si por sinais, toques e palavras que mantêm restritos. Todavia são conhecidos e publicados os segredos da interpretação dos símbolos. Os Maçons reunem-se em Loja e cada Loja Maçônica elege de entre os membros o seu Venerável Mestre.
A Maçonaria Simbólica compreende três graus; Aprendiz, Companheiro e Mestre. É uma organização discreta e define-se como filosófica, filantrópica e educativa progressista. Pelos seus rituais se praticarem em segredo, transmitindo-os apenas aos seus membros iniciados, a maçonaria é alvo de alguma curiosidade e controvérsia.
A Maçonaria utiliza o sistema de graus para transmitir os seus ensinamentos , cujo acesso é obtido por meio de uma Iniciação (Ritual de aceitação) a cada grau e os segredos são transmitidos através de gestos e símbolos.
O nome Maçonaria provem do francês maçonnerie ou do inglês masonry que significa construção. Esta construção é feita pelo maçom em suas lodges (Loja).
Defende-se também que a palavra é mais antiga e tem origem na expressão copta Phree Messen, cujo significado é "filhos da luz".
Na Idade Média havia dois tipos de pedreiros; o rough mason (pedreiro bruto) que trabalhava com a pedra sem extrair-lhe forma ou polimento e o free mason (pedreiro livre) que detinha o segredo de polir a pedra bruta.
A maçonaria teve influência decisiva em grandes acontecimentos mundiais, tais como a Revolução Francesa, a Independência dos Estados Unidos e a Independência do Brasil. Tem sido relevante, desde a Revolução Francesa a influência da Maçonaria no plano político e militar na Europa e na América.
Os ritos são métodos baseados em rituais ou procedimentos ritualísticos que são utilizados para transmitir ensinamentos e organizar as cerimónias maçónicas. Actualmente, a Maçonaria brasileira possui seis principais ritos: o Rito Escocês Antigo e Aceito (R.'.E.'.A.'.A.'.), o Rito de York (ou de Emulação), o de Schröder, o Francês (ou Rito Moderno), o de São João, o Rito Brasileiro e o Adonhiramita. O Rito Escocês Antigo e Aceito é o mais utilizado no Brasil, principalmente pelas GG.'. LL.'.. No mundo existem mais de 200 ritos sendo praticados actualmente, porém os mais utilizados são o de YORK, R.E.A.A., o Adonhiramita e o de Schröder. Ainda há uma outra classe de Ritos maçônicos menos comuns que se destacam por uma abordagem mais esotérica e espiritualista esses são os Ritos de Misraim e Memphis, geralmente reunidos em Ritos denominados de Memphis-Misraim ou Misraim-Memphis.
Lista de maçons ilustres
Dom Pedro I - Primeiro Imperador do Brasil, decretou a Independência
Duque de Caxias - Comandante do exército
Deodoro da Fonseca - Proclamador da República e primeiro presidente do Brasil
Fernando Teixeira - Fundador da Grande Loja Regular de Portugal GLRP
Giuseppe Garibaldi - Revolucionario Italiano
Gen.Bento Gonçalves - General Brasileiro - Revolucionario Farroupilha
Harry Houdini - Mágico Ilusionista Americano - Inventor do "Escapismo"
J. W. Goethe - Escritor Alemão
José de San Martín - General Argentino
José Bonifácio - Cientista e Político Brasileiro
Ludwig Van Beethoven - Compositor Alemão
Napoleão Bonaparte - General e Imperador Francês
Rui Barbosa - Jurista, Jornalista e Político Brasileiro
Simon Bolívar - General Venezuelano
Voltaire - Filósofo Francês
Wolfgang Amadeus Mozart - Compositor austríaco.
George Washington - Primeiro presidente dos Estados Unidos.
2006-09-01 02:37:19
·
answer #4
·
answered by Carlos Ventura 4
·
0⤊
0⤋