É apenas uma prova de que o preconceito contra judeus vem há séculos antes mesmo de Hitler ( Talvez implantado pela igreja católica na época da inquisição). O termo realmente induz a pensar algo negativo contra os judeus, da mesma forma que as lendas de que judeus bebiam sangue de criança em sua (deles) páscoa. O interessante é que segundo os 10 mandamentos, o judeu é proibido de consumir sangue de qualquer espécie!
Se tal termo tivesse relação ao tratamento com os animais, o sujeito que afirmaria isto estaria demonstrando grande ignorância no assunto pois:
Mesmo em relação aos sacrifícios ( que foi abolido desde a destruição do Templo) o animal teria que ser abatido com uma faca bem afiada sem nenhuma falha na lâmina, de modo a cortar a jugular em um único golpe. Caso este único corte não atingisse a jugular, o animal deveria ser abatido para acabar com seu sofrimento, porém não deveria ser usado pro ritual e nem pra consumo.
O abate pra consumo seguia e segue a mesma regra até hoje.Cientificamente ,esta é uma das formas menos dolorosas pois a partir do rompimento da jugular, o animal não sente mais dor!
Pelo Talmud (leis orais) , O dono de um animal ou mesmo um fazendeiro, não deve comer antes de alimentar seus animais. Isto se refere tanto aos animais no curral quanto ao gatinho ou peixinho na sala!
Pela Torah( pentateuco, as leis escritas)) O judeu seria obrigado a retirar o peso de algum animal de carga caso fosse notado que este não a suportava. Mesmo que o animal não fosse seu, ele deveria ajudar a descarrega-lo e caso o dono não quisesse ajudar, ele deveria descarregá-lo sozinho pois seria para alívio do animal!
Nunca ouvi um judeu usar a tal frase " não maltrate o animal, não seja cristão" pois se isto se refere à inquisição, eles estariam se colocando na posição de animais
Procure uma rinha de galo rinha de cães , farra do boi e pergunte pela religião dos participantes. Possivelmente você ão encontrará judeu!
Por fim, a frase tem cunho anti-semita pois a palavra "judiar" em si é anti-semita porém muitas pessoas que a usam não possuem esta intenção. A usam por vício de linguagem e ignorância, apenas!
2006-08-31 23:21:43
·
answer #1
·
answered by wolf_ir 5
·
4⤊
0⤋
"não faças mal aos animais, não sejas judeu !"
isso eh preconceito.
2006-09-01 05:23:59
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
4⤊
0⤋
nuno, p mim vc e um antesemita e nao deves participar do grupo, e quem e vc p agredir ao povo judeu, estude mais a estoria deste povo sofredor, e ai poderas falar alguma coisa.
2006-09-01 06:47:02
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
É perigoso ficar repetindo isto, heim!
Como também palavra judiar para indicar maltratar !
2006-09-01 05:25:26
·
answer #4
·
answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7
·
2⤊
0⤋
Não.
Você é uma defensora dos animais.
2006-09-01 06:17:38
·
answer #5
·
answered by grazicossates 2
·
0⤊
0⤋
Penso que sim, porque esta a dizer claramente que os judeus é que tratam mal os animais.
2006-09-01 06:35:02
·
answer #6
·
answered by Janine 1
·
1⤊
2⤋
Sim isso eh anti semitismo. Mas os judeus tambem tinham a frase deles ao contrario: Nao faca mal aos animais, nao sejas cristao....Eles se referiam a inquisicao.
2006-09-01 05:52:40
·
answer #7
·
answered by ♫♪Fencer♫♪ 4Him 7
·
0⤊
2⤋