Meu amigo ! Se curso universitário fosse tão importante assim o Brasil já seria a primeira potência mundial. Até onde eu sei todos os nossos presidentes tinham curso universitário e a maioria avassaladora dos nossos parlamentares ídem.
O Sílvio Santos entende de eletrônica ?
Voce dirige ? Se sim, entende de mecânica ?
Um presidente Preside, não executa.
O mecânico conserta o carro mas quem determina para onde o carro vai é o motorista.
Quem te ensinou a falar, antes de ir para a escola ? Ninguém, voce aprendeu sozinho. Quem te ensinou a andar ? Por aí vai.
Cabe ainda acrescentar que no mundo de hoje na maioria dos cursos universitários muito do que voce aprende no primeiro ano já ficou obsoleto quando voce termina o curso. Portanto alguém leigo que se mantém atualizado, com o passar do tempo sabe muito mais que um graduado que se acomodou.
O mais importante num político é a sua sensibilidade, sua idoneidade e sua boa intenção. Se ele não tiver isso, torço para que seja incompetente pois, nesse caso, quanto maior for sua competência maior será o desastre para a nação. Competente é o que sabe fazer algo bem feito, inclusive as coisas ruins, não é necessariamente um cara bom. Eu adoraria que as saúvas, os cupins, os ratos, etc .... não fossem competentes nem trabalhadores. Penso o mesmo da maioria dos políticos.
2006-08-31 14:17:51
·
answer #1
·
answered by sidney 4
·
0⤊
0⤋
Curso universitário para políticos... hummmm...sei não mas, se todo político tivesse mais estudo seria mais justo.
Explico: toda pessoa que se propõe a participar de um concurso para um cargo publico, precisa comprovar escolaridade não e mesmo? Então, por que os "políticos" não?????
2006-08-31 14:54:00
·
answer #2
·
answered by ruth l 1
·
0⤊
0⤋
Quando se fala de governo devemos analisar a base do sistema político em que vivemos, qual seja, uma democracia. Simplificando, no Brasil temos 3 poderes, sendo que dois deles possuem cargos com caraterística de elegibilidade, quais sejam, o Executivo e o Legislativo. Diferentemente dos EUA, só pra citar um exemplo, não há aqui eleições para cargos no Judiciário. Então, nós temos o poder de através do voto constituir periodicamente os poderes responsáveis pela administração do Estado e pela criação de leis. Na minha opinião para cargos Executivos não deveria existir esse "curso universitário", pois o Presidente, os Governadores e os Prefeitos são bem acessorados quando desejam que seja assim. O governo deles passa a ser mais de prioridades do que de mera administração, ou seja, basta eles determinarem algo que será feito por uma pessoa com conhecimento na área - Ministros, Secretários etc. Agora para cargos no Legislativo sim, deveria haver um preparo para o bom desempenho do cargo. Como pode um deputado, Estadual ou Federal, legislar sem ao menos conhecer o básico sobre leis? No caso do Senado o problema é menos pior, mas também é desolador. O Brasil está como está muito mais por culpa do Legislativo do que por culpa do Executivo, até porque é na Câmara onde se concentra os maiores desperdícios de dinheiro público e a maior parte da corrupção na esfera federal. Bom, está é minha opinião...
2006-08-31 14:08:39
·
answer #3
·
answered by Paulo Alves 5
·
0⤊
0⤋
Eu acho que toda a pessoa que se candidatasse a um cargo político deveria ter no mínimo um curso superior e falar no mínimo dois idiomas e ser feita avaliação dos seus bens e de sua conduta.ai sim o povo saberia em quem estaria votando.
2006-08-31 14:05:26
·
answer #4
·
answered by Juh 3
·
0⤊
0⤋
Certo, a sua afirmação é certa. Muitos fugiram da escola quando crianças e não retornaram depois de adultos. Com o meu voto, nenhum deles irá se eleger. Acho importante um melhor nível para a classe política. Dá a impressão de esnobismo, mas não é. Hoje, a quantidade de estudantes de cursos superiores e profissionais é bem grande. Logo ser um no meio de quatro milhões ou de 150 milhões é a mesma coisa. No tempo do império e da república em sua proclamação, só votavam os senhores, o que significa que também só eles poderiam ser eleitos. Não havia essas coisas, a discussão era mais política que negociatas ou quem leva o quê.
2006-08-31 14:05:22
·
answer #5
·
answered by Poeta N 3
·
0⤊
0⤋
Back.. olhe só.
Só quem já tentou ( inutilmente ) vários concursos públicos, passou com boa nota, e não foi chamado pode te responder isso.
Em vagas que exigem curso técnico, o cabra estuda muito.. um monte de coisas específicas da área, que se desse mole, ele nem saberia que existem! Isso pra provar a capacidade do candidato
Em vagas que exigem curso superior, além de tudo tem que saber muito, provar que sabe e dar todos os exemplos possíveis disso. Fora as matérias, que agora são mais cascudas ainda... Isso pra provar a capacidade do candidato
Agora pro cara ser ELEITO, as qualificações são mínimas.. nem precisa ter tido alguma experiencia na vida pública, conta apenas alguma coisa que ele tenha feito na privada ( em duplo sentido mesmo). Isso pra provar a INCAPACIDADE de seus eleitores....
Sou a favor do político profissional mesmo, de carreira, que tenha tido experiencias bem sucedidas em outros cargos abaixo daquele que ele quer ocupar. E que principalmente tenha curso superior sim, de preferencia sociologia, economia, ou alguma outra relativa a esse campo. Já existe curso de extensão de marketing político, de tão lucrativo que é o negócio, porque não haver um de administração pública?
2006-08-31 14:03:20
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Deveria ter uma lei que exigisse que o político tivesse curso superior independente do curso, mas o que podemos fazer é na hora de votar procurar comparar os candidatos. Por favor um presidente não saber usar sua língua pátria é muita vergonha.
2006-08-31 13:57:22
·
answer #7
·
answered by Tatá 3
·
0⤊
0⤋
Deveria ser uma obrigatoriedade..
2006-08-31 13:55:06
·
answer #8
·
answered by Jeff 3
·
0⤊
0⤋
com certeza!!!!!!!
e de preferencia de no menos 5 anos...
com aulas de ingles e outras linguas
2006-08-31 13:53:57
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sim.
Alguns países de 1º mundo tem algo similar, mas no Brasil , apesar de política ser profissão ( bem remunerada) não há nenhum curso profissionalizante.
2006-08-31 13:53:47
·
answer #10
·
answered by Fodunciu 6
·
0⤊
0⤋